Baías e Baronis – União Leiria 2 vs 5 FC Porto

foto retirada de MaisFutebol

O jogo teve um bocado de tudo: bons golos, excelentes jogadas, escuridão imprevista, pontapé para a frente, corridas loucas, remates no ar, falhas defensivas, distrações aéreas, concentração guardarredística e alguma emoção. Serviu acima de tudo para provar que a equipa está em construção mas que já temos hipótese de alterar algumas peças do onze-base e não sofrer (muito) com isso. É evidente que houve falhas defensivas e continuamos a cometer os mesmos erros que me lembro de ver desde 2004, porque esse foi o último ano que me lembro que a primeira coisa que uma equipa faz quando está a trocar a bola na zona defensiva é garantir que a pressão do adversário não vai incomodar porque a velocidade de execução é mais alta que a do adversário. E esse foi dos poucos pontos menos bons do jogo. Ora neste caso interessa-me mais falar da boa resposta dada pelos jogadores, acima de tudo do meio-campo para a frente. Ah, e o Kleber marcou, finalmente, e logo dois golos à ponta-de-lança. Vamos a notas:

 

(+) James Quem reler os B&Bs do início da temporada passada pode perceber melhor a evolução do puto desde essa altura. James, acabado de chegar do campeonato argentino, era um jovem com medo da relva, da bola e ainda mais dos adversários, que se encolhia ao contacto e que passava curto e sem grande chama. A meio da época começou a crescer, a habituar-se a um futebol mais rápido, com mais pressão e maior intensidade e foi evoluindo até chegar ao Mundial de Sub-20 e brilhar pela sua selecção. Hoje mostrou que está melhor, mais rápido, mais inteligente e muito mais jogador. Para além dos dois golos que marcou, quais deles o melhor, a imagem do passe longo de Álvaro que o levou a sprintar até à linha para ainda conseguir cruzar para Kleber e ganhar um canto foi a que me ficou na retina. É este o James que vamos ter em 2011/2012? Quem dera que sim.

(+) Kleber Dois golos e mais uma ou duas excelentes oportunidades falhadas por pouco. Não muda desde que começou a jogar de azul-e-branco e mostra esforço durante todo o jogo, que hoje foi finalmente recompensado. É isto que precisa de fazer, ser moderadamente eficaz em todos os jogos, porque um ponta-de-lança nunca marca em todas as oportunidades que tem, mas precisa de tentar sempre e com a moral em alta os golos acabam por ser naturais. É jeitoso e apesar de ainda não ter mostrado aquele instinto que Falcao tem e que nos enfeitiçou, espero que seja o início de uma longa lista de números com uma bola de futebol em clipart no topo da tabela.

(+) Helton Mais uma vez sem defesas muito vistosas mas sempre eficientes. Quando os jogadores do FC Porto pareciam querer relaxar e esperar já pelo jogo de sexta-feira contra o Setúbal, foi Helton que agarrou quase todos os cruzamentos que foram constantemente bombeados por Shaffer ou Ivo Pinto (jeitoso a atacar, o puto, só é pena não saber defender em condições) e limpou montes de jogadas de perigo para a nossa baliza.

(+) Defour Chegaram meia-dúzia de toques na bola para perceber o estilo. Joga simples, prático, sem inventar passes à Belluschi que tanto podem correr muito bem ou muito mal, mas sempre com a noção do espaço que ocupa e do timing certo para subir no terreno em apoio ao ataque. Gostei de ver aquela que vai ser a alternativa a João Moutinho durante a temporada.

(+) Fernando Rápido e grosso: não sabe fazer mais que aquilo que fez hoje, como já mostrou há muito tempo. Mas se o fizer com a eficácia que mostrou hoje na Marinha Grande, quando Moutinho e Belluschi consistentemente falhavam no apoio físico ao Sr.Reges, já vai chegando.

 

(-) Fucile Não gostei da regressão ao Fucile que está distraído e constantemente a olhar para a frente sem perceber se tem um adversário nas costas. Tem a atenuante de não ter tido quase nenhum apoio de Hulk durante todo o jogo, mas tem de entender que não pode falhar um passe parvo no meio-campo quando tem a rectaguarda desprotegida. Sapunaru é menos explosivo mas é mais certo, e custa-me muito dizer isso.

(-) Maicon Continua a queimar oportunidades para ser titular absoluto. Com Otamendi fora, podia ter brilhado e acabou por fazer mais um jogo fraco, com falhas absurdas na defesa (aquele segundo golo do Leiria é ridículo, porque numa equipa como a nossa que defende cantos à zona, Maicon não pode estar passivo, expectante, parado enquanto o jogador adversário ataca a bola com todas as facilidades possíveis. Otamendi é titularíssimo na equipa.

(-) Falta de agressividade no meio-campo Fernando foi o único rapaz que conseguiu impôr o físico no centro do terreno e somou a isso algumas excelentes intercepções que cortaram lances perigosos do Leiria. Moutinho está em baixo de forma e demora muito tempo a executar, enquanto que Belluschi continua a alternar entre o óptimo e o sofrível. É preciso mais consistência, maior velocidade de execução e melhor coordenação motora para enfrentar equipas de outro nível como vai já acontecer na próxima terça-feira. Pode ser que ainda faltem pernas, mas essa desculpa tem um prazo de validade cada vez mais curto.

 

Cinco batatas lá dentro e a noção que a equipa está a começar a mostrar algum futebol mesmo com todas as condicionantes que apresentou hoje na Marinha Grande. Com Sapunaru, Otamendi e Guarín de volta, as opções alargam-se e se o jogo de hoje é alguma prova da eficácia ou não das deambulações no mercado, os sinais são positivos. Nem sempre é preciso ter um homem de área que faça coisas do outro mundo: é preciso gente à volta dele, ou imediatamente atrás e ao lado, que lhe coloquem a bola direitinha para que um rapaz esforçado como Kleber consiga marcar. Hoje, Belluschi e Álvaro mostraram que os melhores pontas-de-lança são aqueles que empurram a bola para a baliza depois de uma jogada de equipa. Kleber e os adeptos agradecem.

37 comentários

  1. Boas ,

    como antevia a entrada do Palito e do James fizeram toda a diferença. Não estivemos completamente por cima, tivemos alguns períodos que nos deixamos dominar e talvez adormecer, mas o resultado é inequívoco. Para as más línguas dos pasquins o Kleber já deu um cheirinho … para quem gosta de futebol James demonstrou que é um predestinado.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/2011/09/u-leiria-fc-porto-2-5-cronica.html

  2. Concordo com a tua análise mas juntava nos Baronis o Varela… para mim estão encontrados os dois ódiozitos de estimação no plantel:
    – Maicon (que é repetente, não conseguia entender aquele alternação com o Otamendi na época passada)
    – Varela – muito trapalhão (mesmo no golo que marcou acho q dominou mal a bola e dp foi um remate de recurso), completamente fora de forma (que já vem desde a lesão da época passada, nunca mais recuperou) e praticamente todas as bolas que lhe chegam aos pés são perdidas, ou passa mal, ou não passa pelo adversário…
    Uma diferença ABISMAL no rendimento entre o Varela e o James, se não acorda nunca mais recupera o lufar e ainda perde o lugar na seleção!

  3. Ja estava a espera das criticas ao Maicon, mal vi que o golo foi marcado pelo tipo que apareceu na zona dele.
    Discordo da tua opiniao, acho que ele ataca a bola como pode mas nao esta a jogar contra um boneco. A bola e tensa e bem colocada numa zona em que o jogador leiriense a pode jogar mas fora do alcance do Maicon. As outras equipas de vez em quando tambem tiram lances que nao dao hipoteses ha defesa.
    Quanto ao resto acho que o Maicon fez um jogo de muito bom nivel e continuo a achar que e um defesa de muito boa qualidade e que ainda tem muito para crescer. Infelizmente e outro patinho feio que apesar de ser escolhido por varios treinadores continua a nao agradar aos adeptos portistas.

    1. mas não achas que ele é lento demais no approach? compreendo que numa defesa à zona ele não possa andar atrás do oponente, mas tem de chegar primeiro à bola. e não chega a altura, porque o outro tipo também a tem…
      tem muito para evoluir, mas continua com os mesmos erros há três anos. só melhorou na simplificação das bolas defensivas que podem criar perigo, mas continua a fazer muita parvoíce…

      1. Um bom passe e feito de forma a dar vantagem ao avancado sobre o defesa. Sendo assim o defesa parte em desvantagem e por vezes simplesmente nao ha muito a fazer.
        Vendo o lance, nao me parece que o Maicon tenha sido lento a reagir ou pouco agressivo.
        Simplesmente o passe e tenso e bem feito o que da uma grande vantagem ao avancado.

  4. Há um pormaior no post que não me pode passar ao lado, além de não colocar Belluschi como Baía, ainda arranjar maneira de o criticar? ;P jesus christ

    Foi simplesmente a par de James o melhor em campo, pelo bis o Kleber forma o trio, o trio maravilha deste jogo.

    Belluschi fez um jogão, além de que provou que é o titular neste FC Porto, já o devia ter sido no Mónaco..

    ———

    James também era merecedor de uma acérrima descrença por aqui em tempos, sempre disse que aquele pé esquerdo era um diamante brutal, este jogador nunca enganou.
    Mesmo bem antes de aterrar no Dragão!
    Que jogão!

    Olhe-se para o B.I. do moço e para o seu percurso já categórico…

    ——-

    Varela deve ter ficado com o cacifo do Mariano, ou o raio que o parta.

    Que raio se passará com ele?

    Irreconhecível, de há muito tempo para cá, assim é a última opção para o lugar.

    A estatística dele de hoje só engana quem não o viu.

    Assim não dá Varela!

    O James já lá vai e o Iturbe e o Cebola estão aí para o que der e vier.

    Não foi por falta de tempo e de avisos, muito menos de oportunidades!

    ———————
    Passem pela fábrica…

    Abraço!

    1. O Belluschi é isto que vimos hoje mas nem sempre é consistente durante o jogo. Na segunda parte falhou passes a mais que só não deram contra-ataques perigosos porque o Leiria não tem arte para isso, senão ainda estávamos aqui a lamentar mais um golo sofrido.

      Já o James…basta leres o que escrevi sobre ele para perceberes que lhe dei o tempo suficiente para crescer. Agora estamos a ter frutos!

      Abraço,
      Jorge

      1. Acho que estás a ser injusto para com o Belluschi!

        Lamentar golos sofridos, ainda estou a ressacar um golo oferecido de bandeja por Guarín, com nível de Distritais…numa final europeia!!!

        O James nunca enganou, tiveste foi sempre grande desconfiança do que ali vinha, ele quando chegou mostrou desde cedo o que valia aquele pé esquerdo.

        Abraço!

        1. ah mas isso não é só com o James, eu desconfio de todos que cá chegam, já devias ter percebido isso! só depois de os ver a jogar algumas vezes é que começo a formar opinião sobre o gajo, positiva ou negativa.
          posso estar a ser injusto para com o rapaz, mas não acho que tenha sido um jogo brilhante. vamos ver na sexta se volta a calçar…

          abraço!

          1. eu sei ;)

            mas acho que não devemos elogiar ou criticar muito antes de vermos o que eles valem. ídolos com pés de barro já tivemos tantos e em contrapartida apareceram vários que não parecendo foram vitais…
            vê lá a dicotomia “Derlei/Fabiano”…

    2. Não compreendo o Fernando nos Baías, o homem tem a seu favor o facto de estar pesado pela falta de minutos nas pernas, mas foram dele algumas perdas de bola um pouco…à lá Fernando. Já o outro, o argentino de sobrenome Belluschi foi o oposto. Para além de ser um puro artista e maestro, a bola com ele em campo sai redonda como não sai como mais nenhum outro jogador no plantel. O homem defende, ataca, recupera bolas, assiste, aparece no centro, nas alas, desce para receber e distribuir jogo. Para além disso, o Moutinho joga bem melhor com ele a seu lado, como ontem ficou provado. Mas pronto, temos maneiras diferentes de avaliar o jogo…

      Continuação de bom trabalho e saudações portistas!!

      1. saúdo a divergência de opiniões, sem qualquer problema!
        gostei de ver Fernando a jogar ao nível que nos habituou e notou-se a diferença. Belluschi…gostei, “ma non troppo”.

        um abraço,
        Jorge

  5. Boas Jorge,

    Boa analise. Como já tinha dito, com o James a história é outra… está a ficar um senhor jogador! O Varela já não tem hipótese, embora ontem o banco lhe tenha feito bem.

    O Maicon continua o mesmo. Lento, falha nas marcações e pé furado. Não tem classe nem categoria para este Porto. Prefiro ver alguém da formação ou mesmo o caceteiro do Magalho a jogar. Já não há paciência!

    Não concordo com o Baia ao Fernando. Continua desatendo, no lance do segundo golo podia ter dado uma ajudinha e estava de estaca na área. Não gostei.

    Quer-me parecer que com o Beluschi a dinamica de meio campo é outra. Tudo bem q ele falha uns passes, mas atacamos mais. Continuamos a ter desatenções que em jogos importantes podem fazer mossa. Aqueles primeiros 25m foram sofríveis sem necessidade nenhuma.

    abraço,
    João

    1. Mas eu gostei do Fernando, pá. Simples, sóbrio, sem inventar aquelas parvoíces do início de época. O Maicon é sempre a mesma treta, falha vezes demais em situações perigosas…

  6. Quero só dizer que depois de olhar para aquele estádio, com quase nenhum público, e com um apagao de 10 minutos, nao admira que os melhores jogadores se queiram ir embora. Senti-me triste. É olhar para aquilo e depois ir ver um Stoke City – Manchester Utd. Nada a ver.

    1. Como disse na análise no meu blogue…

      “num terreno sem quaisquer condições para receber um jogo de uma competição que se denomina por Profissional e de elite europeia.
      Relva num estado lastimoso, bancadas sem condições, imprensa tapada por postes, iluminação a ir ao tecto…
      Depois lembramo-nos que estamos a falar de um clube que nem adeptos tem, que nem a própria cidade quer o clube lá, enquanto anda um estádio de centenas de milhões de euros e 30 mil assentos a servir para o coito de andorinhas…”

        1. :)

          mas isto num país a sério e com gente responsável era impensável.

          Como é que é possível ser tudo branqueado, tratam-nos a todos abaixo de burros, há máfias que são compostas por verdadeiros meninos de coro à beira da nossa classe política que vai à missa e tem aspecto de tótós de Cascais.

          Quem dera a tanto clube, viável, por essa Europa fora ter tido oportunidade para construir um estado com tamanho orçamento.

          O Leiria nem tem razão de existir, aquilo é NADA!

          uma espécie de Campomaiorense ou Naval 1º de Maio, ou mesmo abaixo disso, …

          1. há anos que tento perceber como é que eles se mantém com uma equipa na primeira liga quando têm assistências da ordem dos distritais. ainda outro dia falava com um amigo de Arouca que costuma ir lá ver os jogos da equipa local…e levam bem mais gente que o Leiria. é absurdo.

  7. Bom dia,

    Excelente vitória do nosso Porto. Grande exibição de James. Ontem tivemos um meio campo que funcionou e James trouxe velocidade ao ataque.

    O triângulo de meio campo constituído por Fernando, Moutinho e Belluschi deu frutos. Com Fernando na equipa podemos libertar Moutinho para o transporte e construção de jogo, e corrigir um facto que tem condicionado o rendimento de Kléber, que é a falta de um homem nas suas costas a apoiar e a aproveitar os espaços por ele criados. Belluschi a jogar nas costas de Kléber, aproveita os espaços criados por Kléber, e daí resultam lances de perigo.

    Grande jogo também de Belluschi e Kléber bem melhor, com um jogador no apoio. Fernando ganhou novamente o lugar.

    O relvado estava uma vergonha.

    Fantástico o apoio dos nossos adeptos à equipa.

    Abraço

    Paulo

    Blogue Pronuncia do Dragão

    P.S

    Última Hora:
    Pedro Caixinha, afirmou que para além dos jogadores o SL Bosta emprestou também o electricista responsável pelo apagão!

  8. Não concordo com os Baronis, apenas daria um à atitude pouco agressiva:

    – Fucile fez um bom jogo – quem andou quase uma hora aos papéis foi o Palito – a falhar passes, a atrasar, a falhar cortes, e encolhido – se formos justos, e não politicamente correctos, merecia um Baroni por essa hora – depois empolgou-se e apareceu a fazer o que sabe…
    (Além de que está tudo bem: um jogador joga três jogos na esquerda e depois volta à direita, e leva um Baroni!…)

    Bellushi mudou o jogo do Porto, tornou-o mais imprevisivel, mais quezilento (no bom sentido), mais imaginativo; roubou bolas, nunca desistiu; fez passes fantásticos a rasgar tudo…

    Maicon, sim, coitado, parece que tem uma malapata: o primeiro golo foi dele e não do jogador do Leiria;e, o segundo foi por falta de rapidez dele…

    Varela – é pá, não sejam chatos…o homem falhou os primeiros passes, mesmo ridículos, mas depois foi ajudar lá atrás, e não mais errou até ao golo…

    Num jogo em que marcámos 5, vocês preocupam-se com os dois que sofremos!… Ora…

    1. tem de ser sempre assim, os golos marcados são bons e são fruto de entrosamento de equipa e talento individual.
      há que corrigir sempre as falhas, por muito que possam ser pequenos azares!

  9. Creio ser no mínimo um pouco exagerado atribuir-se uma baía ao Defour, pelo pouco que se viu dele. Por outro lado não vi uma exibição tão negra por parte do Fucile, e se ele todos os jogos tiver que fazer o papel dele e o de Hulk defensivamente, creio que virão muitos Baronis no futuro.

    No entanto continuo a não ver destaques negativos ao Varela, que se arrasta em campo, e ontem mesmo, o pouco que jogou e apesar do golo, foi mau de mais…

  10. A ausência de alguns internacionais não impediu que os Campeões nacionais escalonassem um onze forte, competente e eficaz. O plantel dispõe de óptimas soluções. Álvaro Pereira reapareceu a titular, tal como Fernando, Belluschi e James Rodríguez. E até Hulk, que jogara no dia anterior pelo Brasil, foi também titular.

    O treinador do União de Leiria, apresentou um esquema de futebol no campo todo, com especial atrevimento ofensivo, como eu gostava aliás, que todas as equipas assumissem.

    Resultado, uma goleada. Nem foi necessário ao FC Porto apresentar um futebol de grande gabarito. Limitou-se a marcar um ritmo intermitente, ora acelerando espalhando o pânico ou marcando golos, ora acalmando o jogo permitindo-se a devaneios que lhe haviam de custar dois golos muito consentidos.

    James Rodríguez foi a estrela mais cintilante da constelação azul e branca onde brilhou também Belluschi. O colombiano mostrou-se muito inspirado e com pontaria afinada. Jogou, fez jogar, marcou e assistiu para golo. Já o argentino emprestou criatividade, foi importante na pressão alta, conseguindo ganhar dessa forma o lance que haveria de resultar no primeiro golo de Kléber. E por falar em golos, todos eles foram conseguidos de bola corrida, quiçá para calar determinadas vozes que empolavam o facto de o FC Porto só ter marcado, até hoje, de bola parada! CINCO num só jogo, isto talvez vos remeta para um determinado jogo da época passada.

    Referência muito especial para a disponibilidade de Hulk, que apesar de desgastado mostrou-se sempre dinâmico, empreendedor e perigoso. Saiu logo a seguir ao «apagão» de que o Estádio Municipal da Marinha Grande foi acometido, queixando-se de um toque no joelho. Destaque também para os dois golos de Kléber, importantes sobretudo para a moralização e aumento da confiança de que o atleta vinha necessitando.

    Um abraço

  11. Ontem foi um daqueles jogos que podia dar para tudo… e deu.

    Nos primeiros 10 minutos olhei para a coisa e pensei: “Ena, vamos ganhar isto na boa!”. Aos 20 minutos pensava… “queres ver que este trabalazanas que ainda não ganharam nespras vão dar águas pelas barbas”…

    Depois chegou o James e demonstrou que a equipa do FC Porto não é o Hulk… é um colectivo que está a entrar na rotina de vencer. Deu o exemplo para Kleber (Aleluia Rapaz… estava difícil).

    Na segunda parte deu para faltar a luz, num estádio que nada traz de melhor ao futebol português, que mesmo sendo minúsculo ainda não é da dimensão do clube que diz que aí joga em casa. Clubes como o Leiria já não tem enquadramento no futebol profissional, tal é a pouca massa de adeptos que movimentam. Mas isso é conversa para outros artigos…

    Deu ainda para ver mais de James e Kleber. Menos de Varela (apesar do golo) e a saída do Hulk (que quero acreditar que seja uma coisita ligeira).

    Nota especial para o Fernando e para o Palito. Se ficaram, então fáxavôr de se comportarem á altura. Ontem vimos um Fernando mais á Porto e um Palito a dar o litro. Assim gosto…

    Resultado final a expressar mais do que o jogo foi… com momentos de aflição e golos sofridos de forma infantil (principalmente o segundo). Ganhámos e temos que aprender com os erros.

    Estamos em primeiro e sexta-feira á mais…

      1. e não esquecer “ganharam nespras” e “sexta-feira à mais”…
        ??

        – desculpe Revolta, também faço erros com frequência; isto não é fazer troça, é apenas brincadeira…

        1. eu sou assim… se os políticos podem assassinar o Português com um acordo parvo, eu também posso…

          e já agora… nespra devia ser escrito assim… se é para comer letras que não se vocalizam… na minha terra diz-se “nêspra”.

          Jorge, Trabalazana é a definição técnica de “Tropeço” nas minhas bandas…

          1. eu sei! só que já não lia/ouvia a palavra há muitos anos e por isso achei engraçado, não por estar mal escrita até porque não está! :)

            abraço,
            Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.