Baías e Baronis – Rio Ave 0 vs 1 FC Porto

20141230 - RIO AVE FC - FC PORTO

Quase a ritmo de amigável, não fosse a agressividade do meio-campo do Rio Ave e o permanente cascanço nas pernas dos nossos rapazes, mas um jogo que teve pouco de agradável e onde o resultado é o suficiente para sairmos dos Arcos com três pontinhos num dos jogos mais complicados da fase de grupos da Taça da Liga. Alguns bons apontamentos, um meio-campo sôfrego e preso em zona de construção, salvou-se Adrián López que fez o melhor jogo até agora pelo FC Porto, Aboubakar pela luta, Ángel pela simplicidade e Marcano pela inteligência na compensação das muitas falhas defensivas da equipa como um todo. A notas, que se faz tarde:

(+) Adrián López. Esteve bem, finalmente. Um pouco mais lutador do que tinha vindo a mostrar, tratou de levantar a cabeça e tentar combinar com Quaresma e Aboubakar numa linha ofensiva que trabalhou e que nem sempre foi feliz mas que conseguiu mostrar alguns bons pormenores. Uma diagonal muito bem feita acabou com um remate ao poste, depois de dois golos falhados perto da baliza. Neste momento, para recuperação da moral do jogador, até nem foi mau de todo.

(+) Marcano. Reyes, que acabou o jogo como capitão, teve várias falhas na marcação e acima de tudo na intervenção perante os fortes (fisicamente, apenas) avançados do Rio Ave, quase todas elas cobertas por Marcano, que se mostrou sempre firme e seguro na zona recuada, tanto a “cobrir” o mexicano como a dobrar José Angél na linha esquerda. Menos bem no passe longo, foi prático e simples quando era necessário não inventar. E não inventou.

(+) José Ángel. Uma espécie de Emídio Rafael com sotaque castelhano. Joga simples, sobe muito pela ala mas treme no momento de fazer alguma coisa de concreto com a bola. Ainda assim mostrou que está pronto para ser chamado à titularidade, o que com Alex Sandro em modo “montanha-russa” a nível exibicional, pode (e talvez deva) acontecer mais vezes. Rijo a defender, tem de melhorar na decisão dos lances em que é pressionado na defesa recuada. Uma exibição em geral positiva.

(+) Os adeptos do FC Porto em Vila do Conde. Já trabalhei ali perto e sei o frio que pode estar numa noite de Inverno como esta, onde felizmente o vento não apareceu em grande. E centenas de adeptos estavam ali, estóicos, a queimar as rabanadas e a aletria toda a cantar e a incentivar a equipa. Grandes, é o que vocês são!

(-) Evandro. Perdeu pontos, na minha opinião, porque continua a mostrar-se muito nervoso com a bola na sua posse, transmitindo aos colegas que não sabe muito bem o que fazer com ela. Herrera, com todos os seus defeitos, é titular de caras perante o brasileiro.

(-) Casemiro. Sim, rapaz, tu interceptas muitas bolas, mas fazes muitas faltas desnecessárias. E não, meu querido, tu não sabes passar a bola ao longe como achas que sabes, acredita em mim que já cá ando há mais tempo do que tu: se pensas que é uma boa ideia passar a bola pelo ar por cima do defesa, certifica-te que a bola passa PELO AR POR CIMA DO DEFESA. Food for thought.


Pouco mais há a dizer sobre o jogo. Teoricamente seria o segundo jogo mais complicado logo após a partida na Pedreira, por isso esta vitória acaba por “encostar” uma das formações que podiam lutar por um eventual segundo lugar caso houvesse algum acidente de percurso. Enfim, nunca se sabe…

10 comentários

  1. Jorge, discordo em parte.

    Primeiro, dizer que metade da equipa ainda estava bêbada. Quintero pelo que consta gosta de beber o seu copo. Já Casemiro estava seguramente bêbado. Isto porque, se ele não tem muita qualidade, na minha opinião, ontem demonstrou completamente estar ainda a mamar chope em Copacabana…

    Segundo, depois das férias, nunca seria de pedir muito a esta equipa… Ganhou-se, menos mal.

    Terceiro, acho injusto o Baroni ao Evandro e não ao Quintero. Evandro não falhou um passe, que me lembre. Gostava de ver a percentagem de acerto (existe em algum lado?). Devolveu sempre bem… Já Quintero, esteve várias vezes no mundo da lua… A Evandro, poder-se-á apontar que não teve agressividade posicional sem bola (talvez por falta de ritmo e excesso de chope), mas não que deu mau seguimento aos lances. Procurou sempre dar uma linha de passe…

    Quarto, concordo com o Baía ao Adrián. Foi o melhor da frente, claramente. Criou vários lances e só lhe falta mesmo confiança. Ontem até ganhou 1×1 várias vezes, que é o que Lopetegui pede aos seus extremos. De resto, joga sempre com inteligência. O mesmo não se pode dizer de outros. Os adeptos cobram muito, sobretudo pelo preço, e esse é o seu maior problema. Devem estar esquecidos do Danilo, só pode…

    Bom ano.

    1. quanto ao Quintero, eu já espero que ele falhe muitos passes. é a sina de um 10 que só quer ser 10, o rácio vai ser quase sempre negativo, com a diferença que os passes que de facto acabam por ser bem colocados são meios-golos. quanto às bebedeiras…estes até chegarem aos calcanhares do Benni ainda têm muita vinhaça para enfrascar ;)

      bom ano para ti também!

  2. Antes de mais, um bom ano a todos….

    Quanto ao jogo, pareceu-me joguinho de pré-epoca, devagar devagarinho, mas a malta também deve estar com pouco ritmo, portanto esta taça da liga serve para isto mesmo, dar ritmo à malta e para nós vermos aqueles que raramente jogam, na esperança que descobrir-mos ali um craque a nível mundial em potência eheheh….

    Venha o Gil Vicente e que ganhemos com autoridade….

    Um abraço.

    1. homem, não sei o que se passa com o teu pc, mas aqui o site abre bem. que tu saibas, mais alguém tem esses problemas?

      abraços,
      Jorge

      1. Eu tenho o avast e ele diz que o teu site, o bibó porto e o fcp para sempre tem trojans e bloqueia-os. Se calhar é false flag. Houve gente a queixar-se ao Bibó Porto. Mas eu vou ver uma forma de contornar isso.

        Abraço

  3. Boas, foi um jogo tão sofrível que até já me tinha esquecido de vir mandar uma posta :)

    E não é que o Adrian até jogou bem ? OMG!
    Falta ai um baía ao Ricardo, pareceu-me que jogou muito bem se bem que tenha falhado umas quantas vezes no corte na defesa, achei que jogou bem!

    De resto, sem história…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.