What a difference four days make

sporting-camisola1

O futebol e a forma como ele mexe cá dentro não deixa de me fascinar. Há algo de profundo que choca com o mais insípido do meu ser e caminha focando-se nas mais internas sensações que pautam o dia-a-dia e o bem estar que tantas outras coisas conspiram para tornar insípido. E de vez em quando traz lá do fundo uma contradição moral que vejo como inexplicável, como impossível de compreender e de analisar debaixo de uma luz de auto-conhecimento que vai bem para lá do empirismo corrente. Às vezes, quando acho que me conheço, apanho uma destas.

Hoje apoiei o Sporting contra o Wolfsburg. Sem clubites, sem pensamentos estratégicos, sem querer o bem para que o meu bem fosse superior ao bem deles. Apoiei-os mesmo enquanto proferia algumas frases desconexas, desejando lesões, suspensões eternas, pernas e corações partidos. Dei comigo a querer que Tanaka enfiasse aquela bola para lá de Benaglio, que a cabeçada do Tobias não tivesse batido no erguido joelho do teutónico, que Carrillo parasse de inclinar a pança para trás e atirasse com a bola para o fundo da rede. Torci por aqueles fulanos de camisola mesclada de vários tons de verde e não me orgulho nem me enojo, mas num acto ecuménico de paz futebolística, tive pena que fossem eliminados e nos deixassem como única equipa a defender as cores nacionais numa Europa que parece tão dividida como nos idos dos 30s, com menos armas e mais retórica.

E daqui a três dias, quatro se contarmos com o que ontem se passou, vou estar a insultá-los. Vou purgar os sentimentos fracos de ontem, jorrar impropérios em massa, puxar do meu melhor vernáculo para ofender todos os que passarem por mim, do Cedric ao Adrien, do Nani ao Patrício. Vou criticá-los, apoiando o meu clube e denegrindo o deles, como se fossem a personificação esverdeada de Satanás. Porque é isso que vão ser no próximo Domingo, pelo menos a meus olhos, aos olhos do rapaz que voltou a ser miúdo durante duas horas, sem ódios, sem reservas, sem facciosismos, sem contradições, sem medo, sem sujidades. No Domingo, os putos que ontem apoiei serão inimigos de sempre, fiéis detentores de um ceptro do Mal, desonradas putéfias que passarão por baixo das minhas botas, vindo da lama e para lá caminhando em fila e passo acelerado.

Não sei se é isto o futebol que quero. Sei que é assim que o vivo. E já nem sei se o percebo.

10 comentários

  1. Meu caro homónimo,

    Não consigo acompanhar, este ano, a tua compaixão. Eu, que tenho um pai zbordenguista e até o levei comigo ao Dragão no infame jogo da Taça, o vi festejas na cadeira ao lado da minha, não posso desta vez leva-lo comigo. Já o levei comigo no FC Porto – zbordem da festa do nosso título com Vítor Pereira, e aí era bem diferente. Foram – e são – adversários dignos de respeito, mas aquele presidente e aquela tropa fandanga nojenta de Cutty Sarks e afins mete-me nojo. É necessário dar-lhes uma lição no domingo . Estão com o peito cheio, tem de sair de lá vergados. E não, para quem diz que “pratica de longe o melhor futebol de Portugal”, não posso torcer por eles. E também não posso torcer por alguém que diz que “pior só se sair [do Dragão] morto”.

    Quando tiverem a humildade de saberem o lugar deles, voltarei a torcer por eles. Enquanto o campeonato deles for ganhar ao FC Porto, enquanto se unirem aos diabos contra a “gentinha do Norte”, não contem comigo.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    1. é só uma questão de te abstraires dessa malta toda. são nomes a puxar ao holofote. care what for what they say, dude.

      um abraço e Domingo lá estaremos todos juntos para lhes limpar o sebo!
      Jorge

  2. Como me revejo nas tuas palavras Jorge. Realmente ontem desejei, como desejo sempre aliás que qq clube português siga em frente nas competições europeias. Cá dentro nutro um “ódio” enorme por um certo clube que equipa de vermelho e branco, mas lá fora torço por eles. Assim como ontem vi-me a largar impropérios para com o Diego Benaglio por não deixar passar uma única bola para a baliza, assim como para o desacerto de Tanaka e Carrillo. Enfim, foi uma infelicidade. Agora domingo serão nossos inimigos e o que desejo é que paguem com juros a eliminação da Taça.

  3. Por culpa do António Oliveira era do Sporting que eu gostava quando comecei a ligar à bola (sempre preferi carros e nunca fui muito dado ao desporto rei como jogador). Felizmente, por ter tido um avô portista acabei por entregar o meu coração ao Dragão e hoje em dia em relação ao Sporting sinto apenas pena.

    Pena que nunca souberam bem o que são ou que querem ser. Têm a mania que são bons quando são apenas medianos. Ganharam os campeonatos que ganharam porque nós usámos duas AK47 para dar tiros nos nossos próprios pés. E porque tiveram o Jardel e o João “melancia” Vieira Pinto.

    Na Europa não me aquecem nem arrefecem, e para ser sincero só queria que ganhassem para continuarem em provam mais um bocadinho a acumular pontos para o ranking e desgaste no cabedal.

    Contra nós então dão-me muita raiva porque apesar de sermos muito melhores que eles ano sim, ano sim, eles continuam a ter o condão de nos enevar e causar estragos. Como aquele Krpan ou o Niculae. Gajos chatos como a porra!

    Gosto mais deles qunado nos mandam maçãs podres, mustangs ou futres. Ai sim são os máiores.

  4. Também estava torcer pelo sporting e até insultei o tanaka como insulto o jackson ‘CHUTA CARAi*, lerdo do catano’… Mas houve lá uns momentos ‘wtf’… então os comentadores aos 55/60 já estavam a dizer que os jogadores do sporting estavam cansados ? Não percebo e faz-me confusão. é porque de repente tem um calendário ‘apertado’ com um jogo passados 4 dias ? É pq estava a chover e na alemanha chove mais e estavam melhores preparados ?É pq os jogadores do wolfsburg fazem 2 jogos por mês ? Não percebo.

  5. Bem compreendo essas emoções. A minha familia é maioritáriamente sportinguista e não fora o meu avô portista, provavelmente seria mais um verdinho deprimido. Obrigado Avô, foi o legado que me deixaste.

    Já fui assim, querendo ver o SCP ganhar lá fora. Mas isso era no tempo pré-Bruno de Carvalho.
    Dizem alguns amigos que eu só “apoiava” o SCP porque este não fazia cócegas ao FCPorto. Mentira. Apoiava mesmo quando o sacaninha do P.Bento nos limpava as taças todas e lutava taco a taco até ao fim do campeonato..

    Hoje em dia não. Não lhes desejo tão mal quanto ao benfica (era dificil…), mas ainda assim estou muito longe de os apoiar, seja na Europa ou cá dentro. E tudo por causa daquele incendiário do presidente, que ao contrário do que eu previa inicialmente, está mais perto de causar danos do que oferecer alegrias à minha familia sportinguista.

    Daniel
    Caparica

  6. O meu unico herdeiro (não de fortunas nem… dividas) é lagarto!!!!
    Tal como o Jorge o meu sentimento ontem foi axiomáticamente igual… amaldiçoei o Benaglio mas ao mesmo tempo louvei-o…
    O futebol já não é ópio… é religião!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.