Baías e Baronis – FC Porto 4 vs 0 Belenenses

imgS620I162555T20151004204303

A tradição é bonita e manteve-se hoje à noite no Dragão. A equipa do Belenenses juntou-se perto do círculo do meio-campo e desfraldou uma bandeira do FC Porto, procedendo a oscilá-la debaixo de um vento forte, mostrando toda a agradável “prisão” a velhos hábitos que serão recompensados, na segunda volta, com a coroa de flores no monumento a Pepe. Muito bem. E a vitória foi mais que justa e só pecou porque ao intervalo poderíamos já estar com dois ou três golos marcados mas alguma atrapalhação e uma boa dose de azar fizeram com que adiássemos o que parecia inevitável. Ainda temi, mas Brahimi e amigos tiraram-me as dúvidas. Ora sigam as notas:

(+) Brahimi. O melhor jogo do ano para o argelino, impossível de controlar pelos defesas de Belém que ainda devem andar atrás dos rins que deixaram na relva do Dragão. Não gosto da excessiva dependência na inspiração de Yacine mas a verdade é que consegue desequilibrar como poucos e foi exactamente essa capacidade de furar por múltiplos adversários que fez a diferença hoje. E marcou um golo de cabeça, em voo. É verdade, estive lá e vi.

(+) Marcano. Marcou um golo que fez por merecer depois de uma excelente exibição onde pareceu mais estável em relação ao que tinha vindo a mostrar nos últimos jogos. Rijo nos confrontos aéreos, firme e seguro nos despiques rasteiros, foi uma parede que ninguém conseguiu ultrapassar. Espero que continue a boa forma nos próximos jogos.

(+) A estabilidade mental que temi pudesse cair. Sim, sou um pessimista do caraças e quando chegou o intervalo e o resultado ainda estava a zeros, uma boa parte de mim começou a temer que assim se mantivesse até ao final. Estávamos a ser demasiado trapalhões, com excessivas perdas de bola na zona ofensiva, alguma lentidão no início da construção que depois contra-balançava com o remate contra a enésima perna branca que se esticava na área adversária…tudo isto poderia ter contribuído para o abanão do costume, especialmente quando vi Danilo a entrar para o lugar de Maicon no início da segunda parte. Já estava a ver três defesas, um meio-campo com gente a mais e um ataque ineficaz, remates a rodos para fora e Ventura eleito homem do jogo, do ano e candidato a Nobel das luvas mágicas. Felizmente a equipa entrou muito bem na segunda parte e o golo acalmou os meus ânimos. Ainda bem.

(-) A inelasticidade do meio-campo. Ruben pautava bem o jogo, com alguns passes falhados a mais do que era costume, mas Imbula parecia estático, menos solto, menos prático do que tinha feito contra o Chelsea e André pouco influente no jogo. Havia demasiado espaço entre os sectores e a persistência no envio das bolas para os extremos, com pouco ou algum apoio em permanência dos laterais, que me aborrecia porque me parecia jogo de equipa pequena, que depende da inspiração dos talentosos para se escudar da falta dela no centro do terreno. E o centro não esteve bem durante largos minutos, até que finalmente, quando houve um pouco mais de espaço para se poderem mexer (o Belenenses estourou fisica e moralmente depois do primeiro golo), lá se recompuseram e a bola rolou com mais liberdade.

(-) Bolas paradas defensivas Se eu tenho medo dos cruzamentos e cantos marcados para a área pela parte do Belenenses, o que raio vou eu fazer quando apanhamos Chelseas ou Bayernes?! Há sempre uma falha que deixa um adversário chegar primeiro à bola, saltar mais alto ou antecipar-se na zona defensiva. É inano e enerva-me imenso.


Pára outra vez esta treta para que as selecções brinquem ao futebol. Sempre dá para descansar e para ver se o Maicon recupera…

12 comentários

  1. o porto jogou bem. com algumas falhas e alguns jogadores cansados mas jogou bem o tempo todo. Pela primeira vez a equipa abriu e encostou os alas as linhas para romper este tipo de defesas, era uma questao de tempo. Sergio Oliveira pode perfeitamente jogar nestes jogos. Realmente nao precisamos de 2 def centrais contra estas equipas basta afinar o sistema. Corona remata sempre com criterio, brahimi esteve imparavel porque quis, osvaldo é um sr ponta de lança. jogamos bem.

  2. Gostei de ver o Porto jogar ontem mas parece-me que complicamos mais do que se devia quando o que se espera de futebol ate ao primeiro golo e simplicidade de movimentos e entrega. Ate a 2a parte nao houve simplicidade, houve ansiedade e nervosismos por culpa propia. A entrega tambem me pareceu ausente, um pouco por culpa da cabeca de alguns jogadores do Porto julgarem que vencer o Belenenses ia acontecer inevitavelmente fosse qual fosse a sua entrega em campo. Em termos de exibicoes individuais nao gostei de Corona (trapalhao e convencido e o que acho do futebol deste gajo, espero estar enganado), nao compreendi a substituicao de Aboubakar (nao e assim que o jogador vai crescer em confianca e continuar a marcar golos), gostei da humildade e do futebol em campo do Tello (mudou completamente a inercia atacante do Porto e os seus dribles e arranques criaram imediatamente desequilibrios la na frente), e Layun para mim ja tinha aquecido o banco (foi uma pena o Cissohko!!, ter enterrado a grande no Maritimo e nao falar espanhol caso contrario ja teria tido uma nova oportunidade para destronar Layun que e perdulario, demasiado preso a ideia de nao falhar o que o coloca sempre mais perto de fazer asneira). Achei bem o golo do Dani Osvaldo mas nao me convenceu que tenha vontade de jogar futebol, parece-me um gajo de ferias a curtir um pais diferente e que de quando em vez precisa de trabalhar para continuar a ganhar o salario e prolongar as ditas ferias.

  3. Jorge
    Tudo dito,Porto e alfacinhas, a jogar sem lampinhoes em dia de eleições com alguns golos,mas deixando questões…..
    Fu Fui Fui me aquele até logo

    1. Nao sejam injustos com o Maicon, por favor. Quantos golos marcou nos ultimos jogos. E golos importantes. E quem melhor naquela defesa que ele. O Marcano? Nao e timoneiro. O Indi? Nao sabe bem o que la anda a fazer. O Danilo Pereira? nao e central.

  4. Às vezes espanto-me como é possível ouvir assobios no Dragão em jogos como os de ontem.

    Depois leio os comentários como estes e lembro-me porquê.

    Estamos cheios de Managers por todo o lado.

    Fantástico.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    P.S.: Já agora, nesta jornada, Barça, Chelsea, Atlético – que se poupou frente ao benfica – Real e City perderam pontos. Por exemplo. Mas o que é que isso interessa, verdade? A única coisa que interessa é ópera, sempre.

  5. Vitória vitória. acabou-se a história…. Venham de lá os próximos jogos do Porto, e que ninguém se lesione na seleção..

    Um abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.