Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 1 Borussia Dortmund

321518_galeria_fc_porto_x_borussia_dortmund_europa_league_2015_16_1_16_final_2_mao_j8.jpg

“And when they seek to oppress you
And when they try to destroy you,
Rise and Rise again and again
Like The Phoenix from the ashes
Until the Lambs have become Lions
and the Rule of Darkness is no more“

Maitreya The Friend of All Souls
The Holy Book of Destiny

Amigos, estamos nas trevas. Notas abaixo:

(+) Danilo. Não desistiu. Chateou-se quando não lhe passavam a bola enquanto tentava furar a fortíssima estutura do meio-campo alemão, com aquelas montanhas amarelas a obstruirem-lhe o caminho. A incapacidade dos colegas em posicionarem-se à sua frente (e ao seu lado, e atrás dele…) tornava-o cada vez mais frustrado, arrancando até onde podia antes de conseguir enviar a bola para um colega estragar o que fazia de bom. Foi dos que menos mereceu a derrota.

(+) Marcano. Nunca se deixou ficar no confronto directo com os avançados do Dortmund e procurou sempre antecipar-se pelo chão, pelo ar, a meia-altura, inconformado com o que parecia ser uma verdade tão dogmática como evidente: eles eram melhores. Mas Ivan não quis saber e nunca se atemorizou com as investidas dos fulanos de amarelo, ao contrário do colega à sua esquerda.

(-) Peseiro. Perdi um bocadinho de respeito por ti hoje, Zé. Compreendo que os teus rapazes não consigam lutar com um saco de algodão doce sem que os fios de açúcar dêem a sensação que têm cinturão negro nas artes do esbofeteanço sucessivo, mas a forma como escolheste o onze não bate certo com o que vieste a dizer durante a semana. Não podes andar a dizer que queres vencer o jogo e espetar com o Varela no ataque e o Layún no centro da defesa. Não quero saber se tens medo de estrear o Verdasca ou de fazer cair para lá o Danilo, mas as tuas escolhas fizeram com que os jogadores entrassem em campo sem pensar em vingar-se da derrota da primeira mão, mas a racionalizar o que seria uma tarefa mais complicada que empurrar um Pedro Guerra coberto de vaselina desde a Covilhã até à Torre. E essa racionalização lixou-os e lixou o resto dos adeptos todos, que mal viram o onze perceberam que não iam ver mais uma noite épica do FC Porto na Europa. Faltou tudo à equipa hoje e tu sabias disso, talvez por isso tenhas optado por colocar esta competição de lado. E o público percebeu isso, eu percebi isso, toda a gente ia percebendo isso à medida que o tempo ia avançando, percebíamos que os alemães estavam vários graus de magnitude acima de nós em força, fibra, organização e determinação. Mas fica a questão: será que os teus jogadores perceberam isso? A resposta tem de ser dada no Domingo, caso contrário desperdiçaste uma boa oportunidade de mostrares aos adeptos que estamos vivos depois de estarmos no limbo tantas vezes antes e depois da tua chegada. Hoje, Zé, hoje foi uma bela merda.

(-) Angel perante Aubameyang. Numa simples frase: deixar-me-ia mais descansado ver o Briguel de cadeira de rodas como titular no FC Porto em vez do Angel.


Três competições com “Liga” no nome já lá vão. A terceira está amarrada com arames mais fracos que uma anémona pisada por um rinoceronte. A época está triste e eu triste com ela.

17 comentários

  1. Epá, as anêmonas são tramadas! Uma vez conheci uma anémona. Belo rabo. Espera, se calhar era Aurélia…agora já não sei. Mas era tramada.
    Que posta fantástica. Roído de inveja, porra.
    Abraco

  2. O nosso melhor jogador é o Danilo! Ponto final parágrafo. Depois gostaria só de mencionar o trabalho e voluntarismo do Suk…julgo que ganhou o lugar ao pouco confiante Aboubakar.
    Quanto ao resto, via bem pela conversa do Peseiro q aquilo era bluff…Este Porto está preso por arames.
    Depois os cromos q vão para o estádio e estão sempre a assobiar, IRRITAM-ME…é uma das razões q n me leva a ir ver os jogos
    Caminhamos a passos largos para uma “sportinguização pós Paulo Bento” e “benfiquização de inicio de século”. Já somos um “cemitério de treinadores” e isto deve-se em grande parte a esta falange cada vez maior e impaciente, que leva a assobios constantes, apupos e revoluções facebookianas.
    Isto sim, também faz partes das trevas e para isso, esta enorme divisão que se está a criar é um factor determinante.
    Saudações a todos e bons dias virão!

  3. Completamente despropositada esta critica ao Treinador… ele faz o que pode com o plantel limitado que tem!
    Se não colocou o Verdasca não foi por medo (porque senão também não tinha utilizado o Chidozie na Luz), mas provavelmente porque entende que ele está verde e não lhe dava as garantias necessárias. E achar que recuar o Danilo para central era uma boa solução só me dá para sorrir… só mesmo se não quiséssemos tocar na bola! A opção por Varela é discutível, mas com um Corona e um Brahimi em baixo de forma, não me choca.
    Enfim… não foi claramente pelo treinador que perdemos!

  4. bem, hoje não concordo muito com os Baias & Baronis… para já aflige-me ver a unanimidade na bluegosfera em relação ao Danilo — se o problema principal desta equipa é que está leeeenta a pensar qualquer jogada, defensiva- como ofensivamente, ele multiplica-se quando a bola entra em Danilo. fora o seu físico (e o estilo de corrida, que lembra o saudoso Fernando) o tipo não oferece nada a equipa, do meu ponto de vista. antes jogue a central. era a única alteração que preferia ter visto do Peseiro, de resto não podia fazer muito mais hoje. para quê colocar Brahimi e Herrera de início, quando estes estão já meio rebentados por esta altura da época? a propósito: onde é que se esfumou “o melhor plantel de sempre” que o Lope alegadamente tinha a disposição? não me vão dizer que já não lá está pelo Imbula (um tipo pelos vistos muito fino para jogar num clube como o nosso) e o Ósvaldo terem ido embora!

    e sim, ver o Ángel e o Marega jogar (ainda por cima um jogo internacional) com a nossa camisola é no mínimo assistir a um acto surrealista…

  5. Jorge,
    O Dortmund pôs em evidência as fragilidades do nosso Porto actual.
    Os alemães têm uma equipa de grande classe. Ainda assim, ontem, talvez o empate fosse o resultado justo. Mas nós não nos contentamos com empates…
    Um Baía para a relação entre equipa e adeptos…do Dortmund. Não sei se viste o final, deve ter sido mesmo à frente do teu lugar no estádio.
    Abraço

    1. foi, mas saí do estádio depois de aplaudir a nossa equipa pelo esforço. há muita sintonia entre aqueles adeptos e os jogadores, uns puxam pelos outros…basta ver como foi a luta no ano passado…

  6. Só uma referência ao preço escandaloso dos bilhetes desta época para as competições europeias. Uma vergonha. Um pai com dois putos todos sócios gastou uma pipa de massa para ver os grandes espetaculos desta epoca.

    1. agreed. e eu que ofereci o bilhete ao meu pai também entrei pela madeira. mas enfim, já tinham percebido que era só um jogo, foi crank up the volume até rebentar…

  7. Concordo com praticamente tudo, só duas notas à análise.
    Parece—me justificada a aposta de Danilo no meio mesmo que isso implicasse Layun a central.
    Danilo é o principal culpado do golo do Porto, a pressão foi muito mal feita, logo desde de Marega, e Danilo devia ter ficado em contenção para a equipa se organizar e foi pressionar quase ao último terço do campo, criou demasiado espaço para o Dortmund decidir e foi fatal.

    Disse na altura que o Porto devia deixar o orgulho de lado e voltar a integrar Maicon na equipa, era essencial para a equipa e primeiro deviam estar os interesses desportivos do clube. Jogamos dois jogos com um quarteto defensivo ridículo, e o menos culpado é o Peseiro.

    Digo isto à anos o 11 que os treinadores montam deixam antever o que se quer do jogo e os jogadores tal como os adeptos tentam perceber essa mensagem, nós ficamos logo com a sensação que o treinador não acreditava numa reviravolta e acho que os jogadores também não.

    As bolas que o Dortmund perdeu em zona de construção e com pressão foram muitas se tivéssemos mais critério (Ruben Neves, principalmente) e mais qualidade ofensiva podíamos ter entrado na eliminatória.

    Ridículo o golo do Dortmund ser validado, via—se em direito que estava fora de jogo, erro incrível do fiscal.

    Marega fez dois jogos no Porto contra o Dortmund… afinal podia ter chegado à champions!!!

  8. Jorge,olá.
    Ponto prévio não sei quais as três ligas se refere,porque na minha visão são quatro ligas,três borda fora e uma suspensa.
    Quanto o seu(previlegio)vai de a maneira que qualquer grão de fumo,atempadamente produzidos pelo círculo de sinfonias de megafones,e mais relevante para os media que o FCP em si.
    E sobre futebol em si,Eu nem me opino de entremeadas,porque onde não há coerência talvez falte decência só dizer que o clube vai no caminho que escolheu com o avale da crítica,adeptos e preveligiados.
    Fuizzzzinho e até mais ouver …..,vai lá vai lá vai lá aquele abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.