Baías e Baronis – Gil Vicente 0 vs 3 FC Porto

0 (1)

Um jogo normal. Tinha saudades de poder dizer isto porque os últimos meses tinham sido tudo menos normais. Derrotas caseiras na Champions contra equipas de valia inferior, derrotas longe de casa com equipas de valia MUITO inferior, empates humilhantes e exibições paupérrimas. E ontem foi normal. Apenas mais um jogo de uma equipa grande contra um adversário do escalão abaixo, numa competição a eliminar apesar de ainda faltar um jogo e em que era expectável, em condições normais, que a vitória fosse natural. E foi. E tinha saudades disto, francamente. Vamos a notas:

(+) O envolvimento ofensivo da equipa. É das mudanças mais notadas (e acrescentaria notáveis) na equipa desde a chegada de Peseiro. A quantidade de jogadores que aparece em zona de finalização é suficiente para levar os adeptos a ficarem entusiasmados com qualquer lance de ataque depois do futebol enfadonho de Lopetegui. Há muitas oportunidades para lances individuais, de entendimento e triangulação com apoio central, avanço dos laterais e passes de ruptura pelo meio. O futebol assim acaba por ser mais interessante e acutilante…mas tem o seu ponto perigosamente negativo (ver abaixo). Ontem não houve negativos, ainda bem.

(+) Danilo. Parece mais seguro no duplo pivot do que Ruben, que jogando com um companheiro lateral não consegue fazer a bola rodar como já mostrou que sabe fazer. Danilo recuperou muitas bolas na zona defensiva mas foram as subidas com bola controlada e passe certeiro que o destacaram durante o jogo, ajudando a manter o jogo controlado e o resto do meio-campo e ataque bem subidos. Bom jogo.

(+) Varela. De vez em quando surpreendes-me, Silvestre. Não fosse a tua aparente incapacidade de controlar uma bola de primeiro sem que pareça que estás a jogar com uma bola de ténis num campo de cimento e até era menino para apostar em ter-te no onze mais vezes. Dinâmico pelo centro e muito útil nas combinações com Layún, Varela foi um dos jogadores mais em foco (I shit thee not) durante o jogo, criando oportunidades e entrosando-se bem no jogo ofensivo da equipa. Parecia…motivado. É isso, motivado! O Euro está à porta e pode ser que tenhamos o melhor Varela até ao fim do campeonato. Pelo menos que me obrigue a fazer um acto de contrição quando disse que não tinha lugar no FC Porto. Anda, contradiz-me!

(+) Layún. Mais um valor seguro que é titular em qualquer equipa do nosso campeonato e só peca por ser macio a defender. Sobe com força, com vontade e com a visão de produzir lances perigosos de uma forma consistente, não apenas como faz o seu agora concorrente directo (falo do Angel, não me referia ao Indi), que se limita a subir e a cruzar para o outro flanco. Literalmente. Layún é o meu novo Fucile. Quando cá chegou em 2006, entenda-se.

(-) As transições defensivas Aqui é que a Carolina rabiosca a cauda. Tanta gente na frente não é sinónimo de eficácia e quando se perde uma bola em zona de recuperação defensiva, é o cabo dos trabalhos para recuar em condições. Não me entendam mal, não é impossível que aconteça, mas é inviável e muito complicado conseguir equilibrar um ataque com muita gente com uma solidez defensiva adequada. Não é problema único e decorre da mentalidade do treinador, mas quando via o Avto a romper pelo flanco ou o Vitor Gonçalves pelo centro, bem apoiados pelo Vagner em velocidade…houve alguns arrepios de cagaço, não duvido. E vai demorar até que os jogadores consigam esse equilíbrio, não tenho dúvidas. Raios, o Peseiro anda nisto há umas décadas e as equipas dele ainda não conseguiram…

(-) Ruben no duplo pivot O nosso menino fica preso sem a liberdade (perdoem-me a redundância) de movimentos que vem de um controlo maior da zona central e isso não o favorece. Falha mais passes e acima de tudo tenta fazê-los de uma zona mais adiantada para a frente de ataque, algo que não está a conseguir calibrar em condições. A presença física de Danilo também serve como ponto de comparação infeliz, porque Ruben perde em grande para Danilo nesse campo e perderá sempre. A rever.


Ora a não ser que aconteça alguma catástrofe no jogo da segunda mão, estamos de viagem marcada para o Jamor. E até pode ser que consigamos ganhar alguma coisa este ano! A somar ao campeonato, claro… (fingers crossed!)

3 comentários

  1. É pah a fama da transição defensiva não vai largar o Peseiro está visto! Ontem vi muitas mais falhas no processo defensivo por falhas individuais e situações Lopeteguianas do que na transição defensiva! Mas é sabido que dessa cruz o homem nunca mais se vai livrar…
    Falta claramente trabalho na transição e sobretudo na transição, mas não me parece que seja um problema por ter muita gente na frente!

    Marega vai jogar no Porto até ao final da época… depois será emprestado durante anos. Dificuldades tremendas na receção e na decisão, claramente sem qualidade para uma equipa de top.

  2. Sem dúvida ontem viu-se o Porto a jogar à bola. Tinha a minha ideia de que o Varela não tirava o lugar a qualquer apanha bolas, mas ontem surpreendeu-me. Fico à espera de o ver jogar com um adversário que tenha jogadores mais rápidos.
    Falta pouco tempo para o jogo na Luz. Espero que o Peseiro arranje forma de corrigir o posicionamento dos jogadores quando perde a bola no ataque. Ontem foi contra o Gil, mas contra o Benfica podemos ter situações de maior cagaço.

  3. Boas,

    Uma coisa que salta à vista no estilo de jogo com o peseiro, é o número de mecos no ataque e a vontade em a bola chegar efectivamente lá à frente. O Varela tem ajudado porque o rapaz centra inúmeras vezes e tenta, por norma, avançar no terreno. Sobre o processo de transição, não estava À espera que já funcionasse, mas nota-se que há trabalho/propostas nesse sentido.
    Negativamente é o nosso sector defensivo, não me está a convencer e a culpa não é só dos centrais… parece que falta coordenação entre eles.
    Gostei do Marega. Não é um cristiano ronaldo, não o será mas é rápido q.b para agarrar o lugar e enconstar o brahimi ( dream on, i know :)

    Se tivesse de melhorar algo neste momento era o entrosamento dos centrais com o médio defensivo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.