Defender o que nos defende

FC-Porto-v-Chelsea-FC-UEFA-Champions-League

Ponto prévio: o homem não precisa de defesa. É um nome tão comum para o mundo do futebol como Ronaldo ou Messi e ninguém ousaria contestar a sua eterna presença na baliza do Real durante tantos anos até Mourinho chegar e optar pela política de terra queimada (com muito sal despejado nos escombros) que tem sido a sua imagem de marca nos últimos anos, com resultados a condizer. E desde a sua chegada no ano passado, Casillas tem sido criticado, alvejado, vilificado, pisado, cuspido e geralmente bode-expiatoriado por todos os quadrantes da nossa sociedade da bola, sejam portistas ou gente de fé alheia. E se me permitem, vou dizer umas palavrinhas sobre isto. Cá vai.

Casillas não é e nunca foi o melhor guarda-redes do Mundo. Está, diria, no top 10, há muitos anos. E não me vou esquecer que é limitado nalguns pontos e excelente noutros, como muitos outros experientes porteros da sua geração, porque nem todos podem ser Buffons e também preferimos que haja melhor que um Wosniak a guardar as nossas redes. Ao mesmo tempo não o endeuso. Não acho que por se chamar Iker Casillas, um nome que me habituei a ver e ouvir há tantos anos, tenha qualquer tipo de tratamento especial em relação ao que faz no relvado. É um bom guarda-redes, não genial. Salvou o Real Madrid ano após ano de humilhações épicas, numa equipa que normalmente ataca tanto que não se preocupa em defender. Porque sabem que está lá aquele puto, o capitão, o Iker. Esse mesmo.

Casillas está exposto ao ridículo não pelo que faz mas pelo que não faz. Porque todos parecem querer que Casillas seja sobrenatural e não falhe, que seja um Titã nas redes ou que exiba a elasticidade de um N’Kono, o poder aéreo de um Schmeichel e a capacidade goleadora de Rogério Ceni. Querem Pfaff, Arconada e Bats. Querem Zoff, Maier e Banks. Querem Yaschin. Querem tudo. Porque um guarda-redes, a entidade mais exposta à falha em todas as que vestem a camisola e entram em campo, nunca pode falhar caso contrário não serve para defender as nossas redes e se esse guarda-redes tiver nome então oh meu Deus que a Acrópole foi destruída e o nome que usavam para bater no peito com aquele poucochinho mais de força acaba por ser enviado directamente para o recto do universo. A pressão é absurda e só alguém com muita experiência como Casillas pode aturar esse tipo de piadas, comentários e jocosidades parolas por pessoas anónimas e comentadores públicos. Sim, o homem falha. Como Helton falhou várias vezes, ou Baía, ou Mlynarczyk ou Zé Beto ou Américo ou Barrigana. Como todos os guarda-redes falham e são mais visados quanto mais nome têm ou (oh martírio) quanto mais ganham.

Casillas tem falhas como qualquer outro. Mas é mais penalizado do que qualquer outro quando as comete e não devia. Um preço de uma fama ganha à custa de um campeonato do Mundo, dois da Europa e sei lá quantas taças espanholas e europeias pelo Real. Só isso, coisa pouca.

19 comentários

  1. E a questão é que é espanhol.

    E a questão é que é um “dos outros”.

    E a questão é que “tira o lugar a um dos nossos”-

    E vai ser mais um corrido para a MLS pelos “exigentes”.

    E, no fim de contas, daqui a nada, ninguém vai querer vir para aqui para ser tratado como saco de pancada.

    Depois queixem-se.

      1. ProntoS, como o Casillas não é info-excluído, às 9 já tínhamos um Facebook Mentions onde Casillas diz “me perguntava un amigo se me voy para Miami (riso) obviament, no! estoy muy bien aqui, he sido muy bien acojido”.

        E pronto, that’s that.

        Falta-me dizer que se puseres centrais e laterais à frente do Casillas, pode ser que o Casillas já não seja frangueiro. Revistas as imagens de sábado, três grandes defesas daquelas à patrão e uma bola que lhe escorregou. Só conta a última, está visto.

        Abraço

  2. O peso da fama e toda a critica, seja de adeptos ou imprensa, é algo que certamente o Iker já está habituado. E em Portugal até deve ser mais tranquilo que em Espanha. Se é melhor que o Helton, não sei. Tenho a sensação que o Iker foi muito bom no Real, tal como o Helton foi muito bom no Porto. Para chegar ao top 10, não vai ser a jogar no campeonato nacional que um guarda redes vai querer fazer carreira.

  3. Finalmente uma opinião sobre Casillas, que subscrevo na íntegra. Lamentável a forma como alguns Portistas, porque dos anti-FC Porto já nada nos surpreende, criticam o jogador, que tem sido de uma postura exemplar a todos os níveis.

    Abraço.

  4. A questão é que foi corrido para a Turquia pelos zelotas lopetêgos
    A questão é que era cigano
    A questão é que bufava o 11 ao Jesus
    A questão é que se apercebeu da mediocridade de quem o comandava
    A questão é que tinha de vir um espanhol de confiança do Lopetêgo
    A questão é que está quase a ser campeão e os Lopetêgos exigem em 3 meses a peseiro o que nunca exigiram ao Flop
    A questão é que Helton é melhor, não tem fotografias na Hola e isso é lixado

    1. A questão é que não houve ninguém a “corrê-lo” porque não havia ninguém contra ele, aliás, bastava ver quando ia marcar um canto o quanto o público o detestava.

      A questão é que os “zelotas lopetêgos” não têm a mais pequena influência nas decisões do Clube.

      A questão é que NENHUM “zelota lopatêgo” é xenófobo. Já os que o chamavam Lopatêgo, Basco, espanhol da merda….

      A questão é que não fazem a mais pequena ideia quem foi.

      A questão é que ninguém está ou alguma vez esteve contra o Quaresma.

      A questão é que, se Lopetegui tivesse o rácio de vitórias do Peseiro, não tinha passado da primeira época.

      A questão é que já vi muito piu piu do Helton também.

      Essa obsessão é tão grande que andas a correr tudo o que é blog com esse discurso da treta. Somos todos do FC Porto. Os espanhóis não são os “eles”.

      1. Ou seja os zelotas lopetêgos não têm a mais pequena influência, mas os exigentes têm!
        Os Zelotas Lopetêgos não são xenófabos, só têm um ligeiro problema com os ciganos
        A questão é que fizeram imensos post a chamar Quaresma de bufo, traidor mas, gostavam muito dele, tal como agora gostam do NGP depois de lhe chamarem de tudo.
        A questão é que Lopetegui não ganhou mesmo NADA, ZERO e Peseiro apesar de tudo, ainda pode ganhar alguma coisa.
        Se já viste muito piu piu do Helton, porque é que andas a intoxicar a bluegosfera com a SAD contratou José Sá para a comissão?. Não temos de ter um GR decente, além do das fotonovelas?
        Eu sei que sou Porto, os que produziram em quantidades industriais hastags “semdesculpa” sê-lo-ão ou não.

        1. Tenho um ligeiro problema com a indisciplina, sim. Com o vedetismo, sim. Não tenho nada contra nenhuma raça ou tom de melanoma.

          Achei que o abraço ao Jesus era uma directa afronta, e não fui só eu.

          Quem é que andou a intoxicar o quê? O teu azedume é que te deixa cego! Eu até sou dos que acha normal haver comissões! O José Sá é um EXCELENTE guarda-redes, e cá para mim, o verdadeiro futuro da nossa baliza! Mas hey, haverá sempre alguma coisa!

          Quanto ao Peseiro ganhar alguma coisa… sim, ganhou ao Gil Vicente. De certeza que o Lopetegui não conseguia…. E, para mim, roubaram-nos um campeonato. Mas tu, em vez de te virares contra os verdadeiros inimigos, que são o ficaben e a sua tropa, viras-te contra os teus. Eu votei em Pinto da Costa e em toda a sua SAD. Vai lá bradar contra outro moinho de vento!

        2. Ah, e esqueci-me: os exigentes têm claro, têm o poder de fazer birrinhas quando alguém falha um passe a assobiar OS SEUS mais do que fazem aos ADVERSÁRIOS e aos árbitros que os ROUBAM. A esses, tá-se bem! Assobia-se a equipa no jogo em que chega ao PRIMEIRO lugar, porque em vez do A se mete o B, que os meninos não queriam porque… é espanhol, é “dos outros” e não é “o nosso menino”.

          Já agora, e para nunca mais te responder: vai lá ver as minhas análises dos jogos do ano passado e vê quem é que esteve mais vezes na coluna dos destaques positivos. Isso é que é odiar alguém, ein?

          1. É cambalhota, seguida de cambalhota. A acrobacia está no ADN.

            “e não estar sempre a culpar a situação nos terceiros. Claro que somos roubados, claro que é preciso falar nisso, mas fazer disso o centro não colhe.”

            E continuam os flick flack
            “Falta-me dizer que se puseres centrais e laterais à frente do Casillas, pode ser que o Casillas já não seja frangueiro”

            O Marcano deixou de ser uma parede de betão, o Maxi deixou de ser Super Maxi, o Layun já não é o melhor defesa a actuar na Europa e o Indi…esse, como se sabe os Lopetêgos não são xenófabos, mas é muito escriro e tem os olhos muito arregalados. E o Maycon era óptimo porque dava entrevistas a apoiar Lopetegui e a criticar Quaresma.

            Análise dos jogos do Quaresma….que remédio, não havia como ocultar as evidências, pois se quase só, ganhava ao Bayern… mas o problema era a disciplina, jogava para a frente e não cumpria as ordens do treinador…risível.

  5. o helton nunca cometeu tantos erros num só ano como o casillas este ano. e a receber 1/3 do salário.

    mesmo descontando o horror de defesa que tinha.

  6. Apenas acrescentava a forma como sempre defendeu o clube e sempre disse que não estava a prazo, sobretudo perante jornalistas estrangeiros.

  7. dou outro exemplo: fabiano podia não ser nenhum vítor baía… mas foi queimado por sofrer um golo esquisitio num jogo em que a equipa teve um meltdown. munique.

    mesmo assim, foi titular no campeonato quase todo o e o clube teve um dos números de golos sofridos mais baixos de sempre.

    1. sim, numa equipa que defendia baixo e tinha 400% de posse de bola. quando foi chamado a intervir, especialmente nos momentos mais importantes (salvo Alvalade para a Taça da Liga e Nápoles na UEL, que me lembre), nem sempre foi seguro. não me convenceu, francamente.

  8. Jorge, para mim, o único problema com o Iker é mesmo o salário. Vale mesmo esse dinheiro todo? Não acredito que as camisolas paguem uma parte “visível”. Não digo que não o ache um bom activo… Mas que me deixa na dúvida, deixa.

    Ruca

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.