Nuno

ng6930570

Here we go, then.

Um novo treinador tem de ser uma espécie de novo acordar. Tem de haver uma Rey para cada Star Wars ou um Nolan para cada Batman, qualquer coisa que anime, que despeje o lastro criado por anos de pausa e de contemporizações muitas e nem sempre bem sucedidas. Ou, no nosso caso, intensamente más. E para quem não está habituado a perder tantas vezes em sucessão, torna-se complicado descobrir um homem que possa servir como farol para essa demanda, que funcione como alvo para o renascimento de um clube pelo intermédio da sua equipa principal de futebol, usando as armas que tem à sua disposição e partindo para a batalha de faca nos dentes e punhos firmes e cerrados. E quanto mais o tempo passa, maior é a contestação, a insegurança, o derrotismo e acima de tudo a desconfiança. Lia aqui há uns dias num fórum aqui bem perto, que há uma enorme componente de sebastianismo no FC Porto. Há a busca do homem ideal, daquele que nos erguerá de novo de uma forma meteórica para que assumamos de novo o lugar que merecemos como seres ungidos por Deus e pelos arcanjos, yadda yadda. Todos vemos isso em diversas circunstâncias e eu não sou estranho ao sentimento, tanto pessoal como em conversas com os poucos não-acéfalos com quem falo sobre futebol.

Nuno chega neste ambiente tenso, sem pompa e com mais perguntas que respostas. Tem o meu apoio, como qualquer treinador do FC Porto tem quando cá entra (era capaz de fazer uma excepção para o JJ…não, nem isso, apoiava-o na mesma, custava-me mais do que rebolar nu por cima de uma cama de canivetes untados com sal e tabasco, mas apoiava), mas tem a tarefa complicada logo à partida. Como teria outro qualquer que cá aparecesse, para vos ser sincero. A equipa está em baixo, vai começar a época com uma data de ausências e terá decisões muito complicadas para tomar já daqui a pouco mais de um mês. O facto de ser um homem historicamente próximo de Jorge Mendes pode ser bom ou mau para nós e reservo o direito de opinar acerca disso quando vir o plantel fechado. Nem quero entrar por aí, sinceramente. Até lá é um puro exercício onanístico de especulação parva e para isso chegam-me os jornais desportivos, que já nem leio porque a mais-valia nunca supera o esforço. Ainda assim, é o meu treinador e terá sempre o meu apoio até chegar a hora de avaliar o seu trabalho.

Por isso que sejas bem vindo, Nuno. Bom trabalho e qualquer coisa que precises, sabes a que porta bater.

PS: A apresentação foi cheia de lugares-comuns, #somosporto ad nauseam e a convicção exteriorizada igual a tantas outras apresentações. ninguém se preocupa com as apresentações. Só queremos trabalho e vitórias. O resto pode ser como a sardinha: vem por arrasto.

12 comentários

  1. não tenho nada contra o NES enquanto pessoa, e não deixarei de o apoiar. mas tenho que dizer que os actos da direção tornaram-se indistinguíveis dos sonhos cor-de-rosa de qualquer benfiquista.

    só falta quebrarmos o jejum pro ano com uma taça da liga…

  2. O Nuno vai ser na minha optica uma optima surpresa que vai deixar muita gente de olhos abertos. A sua curva de aprendizagem e ascendente e foi muitissimo mal substituido no Valencia. Alias, de la saiu porque um idiota de um avancado espanhol mais do que acabado lhe fez a cama constantemente, e os dirigentes mal preparados foram na conversa e pioraram ainda mais a situacao com o substituto. Ja o terceiro treinador foi feliz nao porque e bom ou muito bom, mas porque os jogadores nao queriam nem por nada jogar na 2a divisao, e por tal deram mais em campo do que haviam anteriormente dado.
    Nuno vai ser muito feliz mas nao vai ser um milagroso Jesuita. As nossas recentes epocas falhadas foram-no mais por uma questao directiva que tecnico-tactica. Eu estou com ele a todos os niveis e quero-o a ganhar. Se falhar nao lhe vou apontar o dedo, vou simplesmente pedir que venha outro (como o Marco Silva) para que possamos voltar aos bons tempos. Se vencer, prometo nao me esquecer de todos aqueles que ja lhe estao a fazer a cama sem ainda terem-lhe possibilitado UMA unica hipotese. Queriam quem? Quem digam-me? Nao havia ninguem mais capaz que ele com as condicoes que temos para oferecer,que estivesse livre de contrato, por isso sejamos realistas e nao os fatalistas imberbes do costume.

  3. Sobre as novas regras do futebol que foram aprovadas recentmente, gosto particularmente da especificidade desta (heheheheheheheh):

    3 – A roupa interior de um jogador tem de ser da mesma cor dos calções de jogo. Se um jogador sai de campo para mudar de chuteiras, poderá regressar ao jogo mediante autorização da equipa de arbitragem (4º árbitro) sem que o jogo esteja interrompido.

    E estas realmente faziam falta:

    10 – Se um pontapé de canto dá origem a um autogolo, é pontapé de canto para a equipa adversária.

    11 – Em caso de prolongamento de jogo, cada equipa pode fazer uma quarta substituição.

    1. Vai dar meLda. Lá vamos ter o Paixão a interpretar um cabeceamento do Aboubakar que bate no Luisão e entra… Aliás, uma das poucas maneiras de um cabeceamento do Aboubakar dar golo :) Ou autogolo?

    2. Se for auto—golo directamente, de um canto à própria baliza. O que no futebol de onze é praticamente impossível!

  4. Para mim uma grande incógnita o que verdadeiramente o Nuno vale como treinador – muitas ajudas de Jorge Mendes pelo caminho – e espero muito que o Pudget esteja certíssimo!
    Para já, como diz o Jorge, a apresentação foi muito frouxa… apareceu assim numa de António Costa com frases como “tenho a convicção absurda que podemos ganhar sempre !” (Não, não queremos que seja absurda! NES, mas, enfim, se não disser que as vacas futebolísticas voam, já vamos bem! )
    Esperar para ver.

    E, dizem que o Braga anda atrás do Lopetegui…

  5. Nuno não seria a minha escolha, não o era em janeiro e também não o era agora e não era principalmente porque não vi ainda nele nenhum trabalho que faça parecer um treinador top, mas percebo a sua escolha.
    Estando o Porto a precisar urgentemente de ganhar e com adeptos mais exigentes do que nunca espera—se uma equipa dominadora e a praticar um futebol vistoso e principalmente no Dragão asfixiante, é a verdade é que as equipas de Nuno nunca o foram, e esse poderá ser desde logo um problema.

    Mas existem bastantes vantagens e a escolha terá ido muito por aí! A primeira de todas a ligação a Jorge Mendes, Nuno é muito mais do que um gajo da carteira de Mendes, é amigo e foi o primeiro jogador a ser agenciado por ele, os sabem que não há muita margem para erros e Jorge Mendes não quer que o amigo fracasse. Depois é claro que Nuno conhece muito bem o Porto e sabe o que é ganhar grandes títulos no clube, tem um currículo invejável graças ao Porto e por sabe toda a sua exigência, do mesmo modo os seus adjuntos tem passagens por lá e isso é uma grande ajuda ao que é a responsabilidade. Por fim tem conhecimento da liga portuguesa e já alguma bagagem de champions, não é um novato e isso não sendo obrigatório ajuda sempre.

    Continuo mesmo assim sem perceber porque não foi então a escolha em janeiro mas Nuno é a partir de ontem o meu treinador!

    #somosporto :-)

  6. Dito pelo Ronaldo: “O Nuno Espírito Santo é um fantástico treinador. Na melhor liga do mundo bateu o recorde de pontos da história do Valência (77). Isso diz tudo sobre ele”

  7. Jorge
    Sem me querer meter no assunto,Mas há muito povo que calados,faziam melhor figura que certos imbróglios da vida.
    Temos pena,e tenho de ir.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.