Baías e Baronis – Chaves 0 vs 0 FC Porto (3-2 em penalties)

imgs620i184497t20161119001327

A derrota em penalties não é justa. Ou melhor, a derrota não é justa. O FC Porto fez mais do que o suficiente para conseguir vencer o jogo nos cento e vinte minutos mas uma combinação de ineficácia, anti-jogo e um senhor careca de verde acabou por ser letal para as nossas expectativas. Nada está perd…ah, espera. Aqui já está perdido. Só posso esperar que se vinguem na terça-feira. Notas já abaixo:

(+) Felipe e Marcano. Pelo chão ou pelo ar, estiveram impecáveis. Quer na marcação ao bisonte do avançado do Chaves ou aquele exemplo de Homo Oxigenadus que aparecia sempre pelo flanco esquerdo da nossa defesa, houve sempre dois centrais rijos e sem inventarem problemas para a defesa que raramente foi testada.

(+) Danilo. Cento e vinte minutos de esforço, recuperação de bolas e a noção de que o meio-campo, contra equipas deste género, é todo dele. Sozinho.

(+) Varela e André². Os dois elementos “novos” na equipa, para lá de José Sá, trabalharam muito e apesar de produzirem pouco estiveram quase sempre em rotação alta durante o jogo. André começou mal, com um amarelo no segundo minuto, mas esteve quase sempre bem na criação de jogo pelo centro. Varela também não arrancou bem mas cresceu à medida que o jogo foi avançando e se não consegue a velocidade de aqui há uns anos (sim, eu sou do tempo em que o único jogador mais rápido que o Varela era o…Hulk) foi menos trapalhão do que era normal e até gostei de o ver em campo. Só aguentaram noventa minutos, o que é compreensível.

(-) Depoitre. Um jogador na posição dele e da forma como joga e como pode contribuir para o bem da equipa não pode falhar tantos golos. Não é possível poder contar com um homem em quem depositamos as esperanças de conseguir reter a bola na área e enfiar a bola na rede quando esse mesmo homem não consegue acertar na baliza.

(-) Capela. Não é um mau árbitro. É um árbitro horrível. Aquela grande penalidade do central do Chaves é tão clara como o interior de um ovo sem a gema e só não a marcou porque não quis. Soma-se mais uma na primeira parte onde André Silva foi abraçado (creio que pelo mesmo fulano) e mais uma boa defesa do Assis dentro da área onde, mais uma vez, nada foi apontado. Três penalties. TRÊS! TRÊS, FODA-SE! E quase tão mau como isso é a quantidade de faltas que marca que é inversamente proporcional à força usada pelos jogadores que cometem as mesmas e só serve para incentivar à fita dos pseudo-lesados. Muito abaixo do que devia alguma vez ser um árbitro em condições, francamente.


One down. Three to go. Enfim.

30 comentários

  1. Depoitre Baroni? “não pode falhar tantos golos”. O André Silva faz os 90 minutos em todos os jogos e farta-se de falhar golos cantados, nunca vi aqui o nome dele.
    Vejo sempre ineficácia ofensiva, como se a culpa fosse de todos.

    Ao Porto esta época faltam-lhe duas coisas:

    1 – Um treinador
    2 – Um Ponta de Lança a sério

    Mas mais vale cair em graça que ser engraçado, e os amadores altamente bem pagos da $AD, acharam por bem jogar com um miúdo de 20 anos, que faz a sua 1ª época de sénior, como unica opção para a frente de ataque.

    Não me admira nada as constantes perdas de pontos e ser eliminado nas taças.

    1. Boas,

      Só comecei a ver a partir da 2ª parte por questões de logistica :/, mas não concordo mesmo com (metade) da tua analise jorge. A defesa e danilo concordo. ( aposto que nem vais dormir bem :P)

      Por exemplo: um baroni ao belga. Se tivesse jogado de inicio até aceitava, agora quando é lançado no desespero não. Quando foi o ultimo jogo dele ? Porque nao foi titular ? … O varela até correu mas perdeu tantas… tantas bolas… que não dá para dar crédito. Contudo já não jogava desde ? E o adrian lopes ? Evaporou-se ? “Olha o evandro!” — foi a reacção que tive quando o vi… mas que raio, eu até pensava que ele tinha emigrado! :P

      O que me chateia neste FCP é diferente do ano passado. O ano passado a “culpa” era da defesa, o que não é o que se passa neste momento. Neste momento, a nossa defesa é boa mas o nosso ataque/meio-campo ofensivo é mediocre, uma merda, uma bosta, não há uma merda de um centro decente, uma jogada bem feita sem ressaltos ( jota & andre noutros jogos ainda disfarçaram) . O André silva é bom, mas já disse aqui e repito precisa de 5 oportunidades de golo para marcar. Daqui a 2 anos precisará de 3 e vai ser do melhor que há. Para já não. O diogo jota… não me convence: corre e finta mas … falta-lhe aquela merda de jogador, não sei explicar. Talvez não se atirar para o chão e aguentar a merda de uma carga-de-ombro. Assim como o octavio ( mas gosto 10x do octavio ) , mas são uns “piscineiros”. E no porto… não havia dessa merda. Cair e pedir falta é para os outros. O maxi que explique o amarelo ontem aos colegas do benfica.

      Varela..se tivesse 20 anos e falha-se aquela quantidade de passes ok. Mas não tem. Lamento, sai pela porta pequena varela. :/
      Andre andre, melhor do que é costume mas também já não jogava desde… ?

      O arbitro ? Ignobil. O que eu não percebo é que eu tenho … 32 anos e o FCP foi sempre prejudicado desde que me lembro e agora é que se repara nisso ? Não, o FCP sempre entrou em campo contra: a equipa adversaria, os arbitros, a liga e uns 4 milhões de sacanas que são anti-porto porque é acima de Sintra e eles não conhecem nada acima disso.

      Bom, permitam-me alargar agora o âmbito e falar e da mais recente onda de comunicação do FCP e até do PdC: esta merda do “somos porto” já chateia. Começa a parecer o “somos broncos”, já chega. Não precisa de ser um poema do Pessoa, mas precisa de ser minimamente elaborada.

      TL;DR: Ataque de merda, “somos broncos” ( mas com mestrado ), vejam videos do drulovic e paulinho santos.

  2. Custa não custa???

    Tentar avançar e ter um árbitro a parar-nos!

    Ora segundo as lengas lengas dos portistas e benfiquistas, só vos posso dizer 3 coisas;

    – Não jogaram 120minutos de forma perfeita, logo, meteram-se a jeito.

    – Não sejam calimeros, sempre a chorar, o capela até é bom árbitro.

    – Joguem à bola!

    1. Viu mal, uma vez que José Sá toca primeiro a bola com a canela. A imagem de trás não dá para ver e engana. Só no milesimo de segundo seguinte é que há o contacto. Infelizmente vejo portistas a ir na cantiga dos anti-portistas……… vejam melhor o lance sff. E de preferência de frente.

  3. Esqueceste o maior responsável desta derrota…Nuno Espirito Santo. Foda-se que merda de treinador é que, numa eliminatória da Taça, dá o tudo por tudo no prolongamento??

    Quer dizer contra os lampiões, quando não devia mexer, mexeu e fodeu tudo…neste jogo que devia ter mexido, fez uma substituição dentro dos 90 minutos, UMA!!!

    Desculpa Jorge, mas quando dizes que a derrota não é justa, tenho que discordar…a falta de eficácia, a falta de qualidade e de garra merece ser penalizada e foi!

  4. Enfim…ora vamos lá recordar coisas boas: – com o Fernando Santos depois de ficarmos fora da taça ganhámos o campeonato… e, mais não me lembro…
    Agora, não sei como fazermos com esta coisa dos árbitros: eles fazem a merda e a gente queixa-se, e depois ? nada acontece!… Será que não há nenhum advogado que saiba como se pode começar a processar esta gente? não queixar-se da corrupção do benfas, mas processar por danos cada um destes gajos !! Ia-lhes passar a tosse…

    Hard times, hard times, come again no more!

  5. Ao menos Os “pipoqueiros” desta vez não podem dizer que é “tudo culpa do Herrera”!…… Mais uma vez, André Silva a sofrer faltas e o apitador de forma descarada a marcar falta contra ele, durante o jogo tudo, claro que influencia muito o jogo! Continuo a aceitar, conta tudo é contra o #colinho de Lisboa, antes do Natal vamos estar em primeiro lugar.

    1. O que é um pipoqueiro? è que eu, que vou há quase quarenta anos ao estádio ver o Porto, digo e reafirmo que o Herrera é capaz de ser dos piores jogadores que nestes 40 anos vi jogar no Porto. Isso faz de mim um pipoqueiro? Seja, então.

  6. Eu vi claramente um jogo diferente de toda a gente. Naquele que eu vi o Varela foi traballhador mas inconsequente, o Andre Andre foi pessimo perdulario e perdido, o Andre Silva e o que voces dizem – uma aposta solitaria de uma direccao instavel, mental e emocionalmente. O arbitro teve influencia zero no resutado. Se o Benfica passa esta fase mais infernal do calendario deles vao surfar ate ao titulo… e nos vamos andar a empatar com Tondelas e a perder com Aroucas.

  7. Ora tu és um piloto de rally, dos melhores do circuito e sabes disso, as vezes exageras no espetáculo mas sabes que tens qualidade, na tua equipa tens um co piloto de enorme qualidade, talvez o melhor co piloto da última época, começa uma nova época e chega um novo diretor, tu tiveste para sair para outra equipa porque a tua equipa queria fazer dinheiro contigo e os espectadores nem sempre gostavam do teu espetáculo mas acabaste por ficar, contínuas a ser dos melhores e tu sabes disso, naqueles caminhos mais difíceis, onde a estrada é complicada não há outro como tu na equipa, mas o que faz o diretor da equipa, mete aquele co piloto que era o melhor da equipa na posição de co piloto e tu ficas só a ver a corrida.
    Agora ajustem isto a outra profissão qualquer, ou até à vossa… resumindo, o Layun é o melhor lateral do Porto, tem de jogar a lateral seja à esquerda ou à direita, o Brahimi é muito melhor ala que o Layun, é um gajo que pode ser muito importante nestes jogos por isso deve jogar. Meter os jogadores nas suas posições, básico, fácil e sem complicar, não sendo assim e sempre que vir o Layun a ala acho que deve haver um grande Baroni para o NES

    1. O co-piloto é para cantar notas ao piloto. Conduzir népia. Normalmente é um gajo (a) que gosta muito de automóveis mas a conduzir é um nabo. Assim a modos que Nuno Espirito Santo. Gostava muito de futebol, mas como não tinha jeitinho nenhum para a coisa, mandaram-no para a baliza.

  8. Eh pah que isto hoje está cheio de trolls.

    Boa analise. Os penaltys nada a acrescentar…mais uma arbitragem horrenda.

    Entendo a necessidade de dar minutos aos titulares, melhorar entrosamentos, mas nao funciona quando acrescentas jogadores a martelo que nao tem grande motivo para jogar. Nao se está a valorizar o Evandro ou o Varela, porque acho que ninguém espera grande negócio daí, sao da casa mas qualquer dia vao-se e,bora e ninguém dá conta.

    Brahimi devia ter entrado porque era preciso um abre latas.
    Quantos de voces adivinharam o Depoitre a falhar o penalty?

    E por último… O Layun tem de ser titular de preferencia na lateral direita. Paciência Maxi!

  9. Este jogo seria para mim a pedra de toque para o resto da época. Depois de uma muito boa exibição contra o Benfas, seria este jogo que serviria para mostra se a equipa tinha “apendido” a estar num outro patamar ou se esse jogo representava a excepção à regra. Tenho hoje uma certeza: O jogo contra o Benfas é de facto a excepção que confirma a regra. O Porto infelizmente não dá mais que isto. Estamos em Novembro e eu quase que aposto que novamente não vamos ganhar qualquer troféu esta época. Se a confirmação disto ainda está para acontecer, as limitações óbvias do corpo técnico à frente da equipa são demasiado evidentes. NES estuda mal os adversários e falha redondamente na preparação psicológica que dá à equipa para cada embate. Se a isto juntarmos um plantel de gente jovem construído em época de “vacas magras” temos a explicação para o actual mau momento da equipa. Por agora, o “Somos Porto” é só de boca, porque no campo é uma miragem.

  10. Senhor Jorge
    Cada vez menos tenho expressado minha opinião neste seu local,em relação à futebol pelo simples facto que evoluo muito pouco de cada vez que leio sobre bola aqui,comento sobre outras coisas que não futebol.
    E como odeio me repetir e vou sublinhar com MAIÚSCULAS ESTE PORTO É O QUE 97%DOS ADEPTOS MERECE.
    Não é obrigado a publicar o meu comentário,só estou a manifestar me CONSIGO.
    Xau e fui

      1. Ouça la,exelencia do…
        Sinceramente não vou explicar os 97% porque tardaria algum tempo e não estou na disposição de escrever tanto.
        Mas contudo deixo aqui a dica,que já a pouco gente que gosta de futebol,o que o povo gosta e de clubismo e como o clube entrou na espiral negativa com o apoio dos DAHSSS que seguem bolas.(para si adeptos),porque são tapados(para si çegos,não enxergam veem).
        Até logo

        1. O personagem pudget
          O melhor exemplo dos 97 hoje os lámpinhoes estiveram a ganhar por três,deixaram se empatar,e os portistas estão mais satisfeito com o feito dos mesmos,do que se os da casa(para ti Porto)jogam futebol a serio.
          O que o povo quer e festa,porque o trabalho dá trabalho

  11. Crónica brilhante! Não é fácil manter um módico de sentido de humor e de bom português perante a tristeza e frustração que estas derrotas provocam.

    No entanto, como as minhas cores não são as tuas, sinto alegria pela vossa eliminação. Espero que não leves a mal mas isto é a natureza do Mundo e não é fácil muda-la.

    Um abraço!

    1. era só o que faltava! haja honestidade, co’a breca, que se essa nos falta não temos mais a que nos agarrar. enfim, sic transit gloria invicta…

  12. A reação de alguns adeptos à eliminação é o que me preocupa mais. Aliás já é algo que tem acontecido há algum tempo. Depois do tema da “falta de mística”, que é algo que só me lembro de ouvir nos tempos recentes e que só me parece servir para ajudar a colocar mais pressão na equipa, surge agora o tema “os erros do árbitro não servem de desculpa”. E há muita gente que se está a deixar levar por este discurso. Isto é preocupante, pois se os próprios adeptos acham que é mais grave um ponta de lança rematar ao lado que o árbitro fechar os olhos a penaltis claros, quem dirige a arbitragem não vai sentir problemas em voltar a fazer o mesmo.

    1. Ja muitas vezes comentei a este respeito e volto a faze-lo pela importancia do tema. Uma equipa ao entrar em campo respirando bafo de campeao vai lutar contra 4 variaveis muito fortes: a equipa adversaria, as suas proprias limitacoes, a aleatoriedade dos erros dos arbitros e as injusticas cozinhadas ou nao contra si. O Porto infelizmente esta numa linha de auto-destruicao de muita coisa boa que fez ao longo das ultimas duas decadas porque entra derrotado a priori em tres das 4 variaveis aqui expostas. Aquela que socobra. i.e., as suas proprias limitacoes, e o que se tem visto. Mas mais acima alguem dizia que o jogo contra o Benfica foi excepcao a regra. Honestamtene, se essa excepcao a regra existiu e mais do que possivel fazer dela “rule of thumb”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.