Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 0 Braga

374205_galeria_fc_porto_x_braga_liga_nos_2016_17_campeonato_jornada_12-jpg

Lá para o meio do jogo diz-me um dos meus colegas de bancada: pá, “a um gajo sem sorte até pelo cu lhe entra a morte”. E a morte esteve ali à espreita, visível perante mais noventa e tal minutos de ataque contínuo, oportunidades desperdiçadas e uma sensação de desastre iminente que enervou toda a gente, dos jogadores às bancadas. Até entrar Rui Pedro, com elegância e determinação, a mostrar uma versão microscópica do que foi o momento Kelvin a muitos portistas que não estiveram presentes nesse outro jogo. Ufa. Vamos a notas:

(+) Rui Pedro. Acredito que os próximos dias vão ser cobertos de análises, de entrevistas aos pais, às vizinhas e à professora da escola primário onde o rapaz andou. Mas merece, pelo menos por agora. Rui Pedro é jovem, é portista, marcou dezenas de golos desde que joga com a nossa camisola e mostrou que vale a pena apostar na malta cá de casa. É certo que ainda tem muito para aprender e que pode um dia vir a seguir o caminho do miúdo com bigode incipiente ao lado do qual hoje jogou, mas já deixou a sua marca ao quebrar esta ridícula sequência de jogos sem vitórias nem golos. Só por isso merece ser convocado mais vezes.

(+) Maxi. Um jogão, como não o via fazer há algum tempo. Abnegado, sem desistir de um único lance, foi rijo em todas as vezes que teve um papel activo no jogo e apareceu muitas vezes na área, numa das quais a rematar à queima-roupa para (mais) uma defesa de Marafona. Tentou de tudo para a equipa conseguir a vitória e foi dos que mais a festejou, merecidamente.

(+) Brahimi. Agora que o Otávio se lesionou (não faço ideia se será grave), estarás agora pronto para jogar sempre, Yacine? Para ser titular e tentares a finta ou o remate durante noventa minutos. Diz que sim, rapaz, porque precisamos de ti. Precisamos desse talento, dessa capacidade de ruptura, desse bocadinho extra que mais ninguém parece conseguir atingir a jogar nas alas deste FC Porto (ver abaixo) e todos sabemos que consegues. É só quereres, porque nós já queremos há que tempos.

(-) Otávio. Jogo fraquíssimo de Otávio nos trinta e tal minutos que esteve em campo, com incessantes falhas no passe, tremenda dificuldade de locomoção com bola e pouca força na disputa de lances individuais. Saiu lesionado mas não garanto que não tenha entrado também com dores, porque foi muito fraco o que mostrou hoje.

(-) O cabrão do azar. [modo café on] Pá, não me lixem. É verdade que andamos a falhar muitos golos e penalties e o diabo, mas eu vejo equipas a marcarem golos com a nádega esquerda só porque estava virada para a baliza e nós não conseguimos entrar com a bola pela baliza dentro porque aposto que o cabrão do jogador ia tropeçar e passar a bola de calcanhar para o guarda-redes enquanto caía. Ele é livres, cabeçadas ao poste, remates que o keeper defende porque lhe cresce uma perna nova, tudo nos acontece e não conseguimos marcar um golo em condições com calma e tranquilidade! Pois, já sei, o problema é que quanto mais falhas mais medo tens de voltar a falhar e depois começam todos a tentar apontar a puta da bola para o buraquinho mais pequenino possível para não falharem mesmo e a baliza encolhe-se até ficar do tamanho de um cubículo do tamanho das de hóquei. E os guarda-redes também defendem tudo, agarram tudo, foda-se até bolas do poste recebem e sem saberem muito acabam por agarrar outra vez! Tenham lá calma e se querem estar com uma gaja antes ou depois do jogo, escolham uma bruxa! [modo café off]

(-) Bolas paradas ofensivas, mais uma vez. Os cantos do FC Porto são um desperdício atrás do outro. Não parecemos conseguir atinar com a forma de os marcar e saem quase sempre a baixa altura para o defesa cortar ao primeiro poste ou então em larguíssimo balão que nem vale a pena saltar porque o guarda-redes, a não ser que seja ceguinho ou se chame Rui Correia, vai agarrá-las todas facilmente pelo ar. Começámos bem a época mas pouco tempo depois foi uma descida a pique na produtividade de lances que podem desboquear um jogo. E bem precisamos de desbloqueadores de jogo quando o Rui Pedro não estiver para aí virado.


Uma jornada que pode ser extremamente positiva para nós, algo que não se via há muito tempo. Agora que está quebrado o enguiço, vamos ver como estão as pernas e a cabeça na quarta-feira. Outra final. E ainda vamos em Dezembro…

24 comentários

  1. Pá, genial. Quase que perdia a esperanca de ler estq crónica hoje.

    Muito, muito sofrimento. Muitos murros na mesa e desespero, mas conseguimos. A cereja em cima do bolo acaba por ser o Rui Pedro.

  2. o Rui a mostrar ao André como se faz !

    Continuo a dizer que parte da fraqueza é de no ter ponta de lança de experiencia.

    O porto mesmo assim tem notas que continuam muito positivas, este Braga nem a respirou.

    Virao as goleadas e o primeiro lugar !

  3. Amigalhaço Jorge
    Vinha dizer,que ESTÁ descoberto o cerne da questão Porto,quando o B suliciona as equações de A não deixa de ser Porto,mas é simplesmente B….. S….TA
    Agora vou lhe dar uma opinião dispara sobre Yacine,em singelas palavras um assalariado profissional dum clube de bola que denotou se ( para quem enxerga ) que jogou 5minutos de futebol de alta competição ( culminou com um remate de fora da área), todas as suas ações posteriores foram notórias,toda a sua falta de descernimento lúcido,físico,táctico,humano,etc,e para um clube de futebol profissional é simplesmente ridículo ter vários jogadores assim em campo ao mesmo tempo.
    Quanto à sua opinião,vale o que vale,tanto como a minha,opiniões.
    Mas ainda bem que você está de bem com a bola,e com contentamento sabe se lá de que…enfim

        1. O personagem pudget
          Ponto espero não o ofender como da mesma maneira leio sobre o que pensa.
          Primeiro porque não dou credibilidade a bola,Sei o que o que sei,segundo muito menos a si ou quem quer seja sobre futebol,tenho olhos e sei do que vejo.
          Ponto mais um São figuras como tu é mais,que merecem este porto de arrasto… E se calhar pior vai ficar.
          E quanto a si,começa a pensar em arranjar algo na realidade real,para fazer com os neuronios.
          Atentamente
          Espero tão cedo não trocar nada consigo,porque para amorfos já me basta os figurinos que tenho de inevitavelmente lidar,porque o direito à vida é um dado adquirido,mas seria bom se essas própria figuras soubessem em que local estar.
          Te mais não ver

          1. Pudget
            Não leves a mal,mas estou farto da historia enquanto formos bons rapazes fomos sempre comidos,somos Porto e outras tretas.
            Dentro da vida,existe muita vida e o Porto clube,cidade e afins já a muito tempo que foi tomada por gentes sen escrúpulos,na qual se reflete a realidade vivida actual.
            E EU estou sem paciência para morais,porque ja vivenciei com muita escumalha que agora são figurinos de renome na realidade existêncial do momento do clube.
            Que não passam de gente que não presta

          2. Eu quando deixei aqui o comentario pensei para mim mesmo “hmmmm, vai dar merda, fui um bocado parvo no comentario. Assim sendo, so tenho que ser homenzinho e pedir desculpa. E que acho que escreveu escreveu escreveu e contradicoes sao mais que muitas. Mas acho que fui injusto ao ser rude. Espero que aceite as minhas desculpas, de coracao.

          3. O mister Pudget
            Não tem que pedir desculpa à minha figura por,eu ser pouco explícito no que escrevo,ou não tão simples de perceber.
            Quanto o clube depois da vitória na liga dos campeões,está visto que o psicológico não deixa que a entrega seja extenuante o atlético não deixa a bola redonda na recepção da construção de jogo,e táctico faz com que não se saiba os terrenos que pisar.
            Ou seja falta muitos atributos para ser uma equipa colectiva.

  4. nao sei o que voces viram no jogo que se diga que o brahimi fez um bom jogo,reparem só numa jogada que estao 5 jogadores do porto a espera do centro e ele resolve atirar a baliza,levando um raspanete do danilo,e já agora numa fase em que a bola nao quer entrar marcar um penalty em geito,ó amigo aquilo seria para caso disso ir bola e gr pela baliza a dentro.helder oliveira

    1. Eu sinceramente acho que para o comum dos mortais tugas, quando as coisas nao correm bem, toda a gente tem a solucao magica, e quando correm execpcionalmente, toda a gente encontra um erro.

  5. a partir do momento em que a sad diz a varios jogadores que vao estar na porta de saida ,qual passa a ser a prioridade desses jogadores?Vao tentar ser eles a resolver os jogos para que com isso deiam nas vistas,terem os seus 5 minutos de fama para a partir dai fazerem os melhores contratos para eles,e quando estamos a falar em avançados ainda se nota mais pois ja todos vimos muitas jogadas ultimamente,em que se prova que o jogador tenta ser ele a marcar quando tem um colega em melhore situaçao, e depois todo esse stress faz com que se atinja recordes por falta de marcar golos.helder oliveira

  6. Junto com o Maxi, o Danilo fez – como sempre – um jogão: o Felipe também… sobretudo tem uma velocidade impressionante. Neste momento acho a nossa defesa + trinco absolutamente impecáveis. Quanto ao Yacine, não jogou ainda para um Baía, porque se enamora pelos seus próprios pés, e esquece os restantes…
    E o André Silva tinha de levar um Baroni!
    Demasiado desperdício …
    Já agora uma palavra para o treinador : desta vez de cagão não teve nada. Acabamos com o mesmo número de avançados que defesas…

  7. Infelizmente não estou tão confiante numa mudança para melhor, apartir deste jogo. É certo que massacramos o Braga e tivemos muitas oportunidades de golo (apesar de estarmos a jogar contra 10). Já tivemos esta época bons jogos que poderiam ser o trampolim para uma época bem conseguida, e isso acabou por não acontecer. A um grande jogo, seguiu-se sempre uma serie de jogos medíocres. Pensei que o jogo de Roma servisse para catapultar a equipa para outro patamar competitivo – não aconteceu. Depois do jogo contra o Benfica, também pensei que o Porto,mesmo não conseguindo a vitória, se catapultasse para outro patamar competitivo – não aconteceu. Portanto para mim, e olhando ao que referi, não acredito que seja agora que a equipa mude radicalmente para melhor a mediana qualidade que tem apresentado esta época. Mas pode ser que esteja errado…

    1. Eu ainda assim prefiro confiar na equipa e acreditar que desta feita e que vai ser. Porque para ser sincero, que mais nos resta? Morta por morta ja a imprensa nos passou a certidao de obito, assim que sejamos nos a erguer o fantasma.

  8. Subscrevo. Apenas penso faltar um enorme Baroni para o Marafona… Comportamente Ridículo, Absurdo, Incrível, Indigno de um pseudo-profissional de futebol…

  9. Viva, Tive de ver o jogo a meio de Portugal… que cambada de benfas raios. :)

    O braga com 11 não fez nada com 10 nada fez: contudo este braga é o pior dos últimos anos. Como o nacional, este jogo não pode ser levado demasiado a sério.

    Fizemos bons ataques pelo menos, a nossa defesa não mete agua ( dava para meter contra um equipa que não ataca? ).

    Nos comentários fala-se muito do André Silva: sobre ele já disse tudo o que tinha a dizer. Mas tenho de mandar vir com outro jogador, o baroni que falta ali. Não havia mais dois gajos lá na frente ? O jota falhou um golo de baliza aberta. (ao inicio, de cabeça) . Nem me lembro sequer de o ver tocar na bola no resto do jogo! (ao contrario do corona que perdeu umas 30 :P ).

    Os dois golos anulados, é sintomático do sistema. Errar ( se é que estavam fora de jogo) a favor do FCP ? Raro.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.