Baías e Baronis – FC Porto 3 vs 2 Portimonense

imagem retirada do zerozero

Desde o início do jogo que me pareceu que a equipa não estava muito interessada em vencer o jogo. E foi uma pena, porque acabamos por arriscar ser eliminados da Taça. Em casa. Frente a uma equipa que nos é inferior e que mostrou que esteve em campo com muito mais vontade de jogar, ganhar e passar a eliminatória do que nós. Safámo-nos pelas pontinhas de uns pentelhinhos que por lá passaram, graças à capacidade e eficácia de dois dos jogadores que estão a ser dos mais importantes da época e tudo aponta para que continuem assim. Ufa. Vamos a notas:

(+) Danilo. Ah e tal porque está cansado e porque foi o gajo mais utilizado na Selecção e estourou-se todo e é uma vergonha, yadda yadda. O que eu vi foi um Danilo cheio de força. Um Danilo com garra e vontade de jogar. Um Danilo que se entregou à luta sem problemas físicos. Um Danilo que comandou a equipa bem mais que Óliver e muito mais que André. Um Danilo que podia perfeitamente ser o capitão desta equipa pelo que mostra em campo e pela forma como leva a equipa às costas. Um grande Danilo, foi o que vi.

(+) A vontade na segunda parte. A vontade que faltou na primeira apareceu na segunda e mesmo com um futebol fraquito, a equipa mostrou outra cara depois do intervalo. Sim, fomos trapalhões, pouco rematadores (muitos dos remates surgiram depois de bolas paradas) e individualistas nalguns lances, mas lutámos muito e quase compensávamos o que não lutamos na primeira.

(+) Iker a liderar a roda depois do jogo. Depois de toda a conversa, foi estupendo ver Iker Casillas a liderar o grupo depois da expulsão de Sérgio Conceição. Nada mais a dizer sobre isto, nem aqui nem fora daqui.

(+) André Pereira. Ao contrário do que aconteceu com Galeno na pré-época e vários outros jogadores que foram aparecendo episodicamente ao longo dos anos vindo das equipas secundárias, pareceu não acusar a pressão e entrou em campo para ajudar a equipa, independentemente do nome ou número que tem nas costas. Lutou, entranhou antes quase de ter tempo para estranhar e fez uma boa estreia na primeira equipa.

(-) A falta de vontade na primeira parte. Assim não, meninos. Alguns jogadores ainda quase não tinham tocado na bola e a equipa já estava a vencer, o que pode ter ajudado a que estivessem quase toda a primeira parte, em bom vernáculo, “a cagar para o jogo”. Não contesto a valia do Portimonense, que teve uma postura estupenda e um sentido prático, mas é impossível de justificar com cara séria uma exibição destas. Em particular na defesa, porque se formos a comparar as performances defensivas de ambas as equipas podemos perceber que o Portimonense defendeu mal porque não sabe mais; nós fizemo-lo porque não nos apetecia fazer mais. E isso chateia-me muito.

(-) Hernâni. Dude. DUDE! Estás a tentar fazer com que o pessoal não goste de ti ou é mesmo só isto que tu consegues dar à equipa? Não acredito em nenhuma das opções, mas a verdade é que começa a ser complicado apoiar a tua presença mais assídua no onze titular, especialmente porque este tipo de exibições não ajudam nada a acreditar que podes fazer a diferença pela positiva. Tem lá calma, pensa no que vais fazer e não esperes que a sorte te caia do céu.

(-) André². Meh. É isto que André traz à equipa: meh. Não remata, não faz grandes passes, raramente faz passes razoáveis e não marca a diferença. Nem pela positiva nem pela negativa, é neutro. É pouco para ser titular no FC Porto e quem me dera que houvesse aí opção para o substituir. Ah, espera…


E a sequência que agora começa e que vai em crescendo até o jogo contra o Benfica ia arrancando da pior maneira. Vamos ver como continua já na terça-feira.

16 comentários

  1. Continuem a campanha do menino Oliver tem de jogar e depois queixem-se que nem ao ATL do Cerco do Porto somos capazes de ganhar. O rapazinho não tem lugar no Porto, não tem no Portimonense, não tem no Rio Ave…..

    1. primeiro de tudo, aqui escrevo sozinho por isso o “continuem” é para outra pessoa que não eu. no entanto gosto do Oliver e dizer que não tem lugar no Porto nem noutros lados é só ser parvo. já começa a ser fixação, o rapaz violou-te a irmã ou qualquer merda do género?!

      1. Qualquer merda do género nunca, porque não sou dessas modernices de paixões assolapadas por pigmeus castelhanos.
        Irmãs, que eu saiba, nunca tive.
        Sérgio Conceição pode ser marretão, arrogante, ter tiques de JJ, mas chamar-lhe parvo, só de ti.

          1. Pera lá!!!!
            Construiste alguma marquise com as tuas criticas manhosas?!?
            Andas há 4 anos a dar moral ao pequeno Buda das Caxinas e ao Tsubasa e qual foi o resultado do teu trabalho? Bola
            Malhar sempre no “orelhudo” é ser-se bom samaritano ou apenas um vistoso Zelota que acha que Lopetegui só não é o melhor do Mundo por causa do cólinho?

          2. sim, se há coisa pela qual as pessoas me criticam é por fazer comentários manhosos. eu só falo do que vejo e quando critico A ou B, é porque vi algo que achei que merecia crítica. agora em relação ao Buda das Caxinas (bom nome, by the way, hiperbólico o suficiente para ser engraçado) não ando a dar moral a ninguém! ao contrário do que possas pensar, eu não escrevo para ninguém em particular. eu não tenho absolutamente nada a ver com o que o homem pensa. por vezes concordamos, outras não, como gente normal. agora tu parece que tens algo contra ele, vá-se lá saber porquê, mas agradeço que despaches a fúria noutro lado. quanto ao Herrera, o diapasão é o mesmo! durante vários anos andou a fazer merda em grande parte dos jogos e ele próprio deve ter noção disso. uns jogos jeitositos e uma enormidade de partidas para o lixo. e mais uma vez, se achas que escrevo com agenda, esquece. I call’em as I see’em. e se não vires (como não vês) as coisas como eu, pá, estaremos sempre em campos opostos.
            só para acabar que se faz tarde e eu vou gravar o Cavani agora daqui a uns minutos, eu quero lá saber do Lopetegui. nem o achava melhor que os outros nem acho que o Sérgio o é. de onde veio essa de eu achar que o Lopetegui é o melhor do Mundo?!

  2. pois…. a coisa esta a repetir se, contrao leixoes foi a mesma desgraça, contra o belenenses levamos uma banho de bola durante varios minutos e agora o mesmo. O futebol de SC e emotivo, os jogadores tem mesmo de correr e serem fortes. No entanto a teimosia e as incongruencias de SC começam a ser demasiadas, a insistencia num jogador ridiculo so porque lhe apetece, um jogador que nao aguenta um choique, nao ganha no um para um um lance, nao faz um passse em condicoes, nao defende, jogamos com 10 toda a 1 parte, hernani nao hjoga nadae nao se percebe a insistencia , sao coisas a SC que tambem por acaso começa a ser pouco paciente e a exceder se com a mania que e muito frontal, expulso e ainda agora e agora. Como e possivel jogar ao mesmo tempo com oliver, andre2 e hernani?? obvio que e para adormecer, jogadores fisicamente frageis, com pouca intensidade , que so jogam com muito espaço e sem marcaçoes. A EQUIPA ESTA CLARAMENTE A PERDER GAS E SC NAO QUER PERCEBER ISSO, QUANDO TEMOS GALENO, APEREIRA, VARELA, PORQUE RAZAO TEMOS DE GRAMAR COM HERNANI, QUANDO TEMOS LUIZAO PORQUE TEMOS DE GRAMAR COM ANDRE2, SC tem de deixar se de querer mostrar que percebe de tatica e que tudo funciona mesmo com corona a esquerda. O JOGO PODERIA TER SIDO UM DESASTRE E A CULPA ERA UNICAMENTE DO TREINADOR, no entanto parece ter a estrelinha, falta nos o abono de familia o marega e isso nota se muito.

    1. ok. got it. estás a dizer isso desde há alguns meses. tens os comentários ligados a qualquer bot? sai sempre a mesma treta, Luizão ao onze e um meio.campo forte e yadda yadda e a culpa de qualquer jogo fraco é sempre do treinador. nunca dos jogadores. foda-se, cansa.

  3. Tenho que ser honesto e fazer um acto de contricao… nao aguento ver o Porto perder, e aquele 1-2 fez-me desesperar de impaciencia ao ponto de esporadicamente desligar-me do jogo. Mas indo a notas dos 70 minutos que vi e dos quais fui deixando os meus bitaites no teu Twitter (em mais uma sessao de purga):

    Iker e o seu sindrome do qual ja falei – psicologicamente este jogador vive do que foi porque claramente ja nao o e. Pessimo jogo contrariamente ao que tu viste, rapaz. No primeiro golo tem muitas culpas, nao so pela forma parvinha e pueril de se fazer ao golo, mas essencialmente pela falta de velocidade e ombro. Na pequena area a bola e do GR e ele tem de dar o corpo ao manifesto e impor o fisico. Iker andou ali tipo esquilo esquizofrenico “abola vai p’ali, a bola vai p’aqui, a bola vai saltar… nao. nao salta, salta… agora salto eu, debaixo das minhas pernas, goooolloooo (deles!)”. No segundo apesar da extrema dificuldade tem que se ver que um GR da sua hipotetica craveira deve sempre prever o arco de efeito. E ele nao. Parece adormecido, parece que so joga futebol porque sim. Nao o quero mais a titular! O Sa com tempo vai tornar-se muito mais seguro.

    Faltou um Baia ao Portimonense e ao seu treinador – e o minimo a que se obriga um blogue tao bom e justo como este. A jogar no Dragao, a perder desde os 4 minutos, fazem alteracoes tacticas que os expoem na defesa mas criaram um trio atacante bastante aberto la na frente, apoiado por um pivot no meio campo central tao pendular e certinho que eu ate pensei que estivessemos a jogar ja com o Besiktas. Pa, o japones e bom de bola e os extremos apesar de nao serem muito criativos sao fortes a segurar a bola e com uma qualidade de passe fantastica.

    Tenho pena que o Oliver nao seja potenciado por esta tactica, mas vi-o fazer coisas que nao via ha muito tempo. Nomeadamente correr para tras para recuperar muitas bolas ou evitar a progressao atacante do Portimonense. Merece jogar muitissimo mais do que os gases inertes que sao o Hernani e o Andre2 (estes dois levavam tal guia de marcha em Janeiro que ate doia).

    Um abraco!

    1. mas eu falei do jogo do Iker, carago?! só falei do papel dele na rodinha, nada mais. e quanto ao Portimonense, sim, merecia um Baía, só não o dei porque vi o jogo na TV e não ao vivo…falta-me sempre qualquer coisa para conseguir comprovar. no entanto já os tinha visto quando cá vieram para o campeonato e mostraram mais ou menos o mesmo estilo. dou-te essa, vá ;)

      1. Peco desculpa entao, nao fiquei com a ideia de que te estavas a referir a rodinha e ao papel do Iker nela. Mas ha que se estranhar um Baia por uma rodinha… Mas ainda assim ha que aculpaedocavanizar-se esse Baia!

    2. Parvoíce de comentário! Que o Sá pode dar num guarda-redes de futuro no FCP se houver paciência para apostar na sua completa formação, 200% de acordo. Daí até minorar o Iker, só mesmo para para haters. No primeiro golo, podia, ou não ter apanhado a bola. Apontar culpas ao redes quando se apanha com dois avançados na pequena área pela frente, é de alguém com muitos problemas por resolver. A questão é simples: tocar, ou não, na bola faz parte da fortuna. Se o tivesse conseguido era galático, não o conseguiu, foi normal. Quanto a apontar culpas no 2º golo, simplesmente, no comments!

      Aproveita-se a parte da sugestão do Baía ao Portimomense. Apesar do “quase” AVC que me deu, gostei de ver uma equipa a jogar futebol no Dragão. Fossem todas as equipas nacionais como os algarvios, e o campeonato português não seria a seca que é. Parabéns ao Vitor Oliveira.

      1. Parvoice de comentario as pessoas terem opiniao diferente??? Eu acho piada e as pessoas chamaram parvas as outras a distancia. Gsotava de ver as pessoas que tao valentemente chamam parvas uns aos outros pela internet fora fazerem-no na cara uns dos outros. E opinioes sao opinioes… dizia o outro como as vaginas. Eu respeito a tua. Se nao respeitas a minha ja tem a ver coma tua formacao humana. Problemas a resolver tem as pessoas que insistentemente se enervam com a opiniao diferente dos outros. Isso tambem e hate… overgrown.

  4. Boa tarde,

    Fonix! Por onde começar ?

    O aspecto positivo é que a ida ao balneario foi positiva, ou seja, não foi impressão nossa e pelo menos alguém da equipa técnica percebeu que assim não iamos lá.

    Aspectos negativos:
    . estas paragens nunca mas nunca correm bem ao FCP ou o pessoal vem cansado ou drogado ou o caralho: que nojo. Os jogos da selecção são uma treta e para o FCP são uma treta maléfica.
    . Hernani, oliver, Corona … WTF ? Pá, o André2 ainda fez um passe a isolar o corona para ele rematar contra um meco.
    . Ricardo, Alex Telles, Marcano… por amor da santa. Houve lá um passe que penso ter sido o Alex Telles a beira da grande area do FCP directamente para os pés do atacante da outra equipa, é que o gajo nem teve de correr!
    . Layun, caralho! Deixaste de saber centrar?!?!

    Honestamente eu nem consegui perceber se o Portimonense estava a fazer um jogão ( parecia que sim!! ) ou se o FCP veio desta paragem na merda. Aliás, confesso que se não tivesse sido expulso o camone, dúvido que o FCP tivesse ganho: os dois golos foram pelo corredor central.

    Espero que no proximo jogo entremos para jogar futebol a serio, senão vamos ter um final amargo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.