Baías e Baronis – Feirense 1 vs 2 FC Porto

foto retirada do Twitter

Era importante ganhar o jogo. Era muito importante ganhar o jogo. E como era importante, aconteceu que todos os momentos do jogo se tornavam importantes, desde as primeiras fintas às primeiras faltas, a relva e as luvas do guarda-redes, os postes e as bandeirolas de canto. E como o jogo era importante, apareceu o árbitro. Importante. Bom. Genial. Perfeito na assunção de que o jogo era importante para nós, era importante que o conseguíssemos vencer. E como tal, seria importante evitar que o fizéssemos. E tentou, oh se tentou. Tentou tudo, o enorme cabrão. Mas não conseguiu, porque o FC Porto mostrou que está pronto para um 2018 contra tudo e todos, especialmente quando tudo e todos estiverem dentro de campo, contra nós. Vamos a notas:

(+) Brahimi. Pá, vai-te embora. Vai porque não mereces o que te está a acontecer nos últimos tempos. Nao sei se já te disseram, mas está aberta a época de caça ao Brahimi. E eu sei que tu bem tentas fugir dos lenhadores que jogo após jogo te tentam criar novos orifícios nos joelhos ou talvez fazer o milagre da multiplicação dos perónios, mas cais, por vezes cais e cais com força. E levantas-te de novo, pegas na bola e fintas. Dói-te a coxa, o joelho e a alma. Reclamas com o árbitro, bates com a mão no peito e dizes-lhe na cara: “Mas vamos ganhar! Vamos ganhar!”. Homem, uma vénia para ti.

(+) A entrada de Óliver. Não tendo sido um jogador que tenha conseguido influenciar a manobra de jogo da equip…oh pá, foda-se. O homem é melhor que o André, várias ordens de magnitude melhor. Conseguiu não só não perder bolas como também colocá-las decentemente nos sítios que quis. Recuperou alguns lances defensivos e esteve prático na criação de jogo, acalmando a equipa em vez de a enervar, algo que me pareceu que o André estava a fazer. Acima de tudo trouxe mais estabilidade ao meio-campo e espero que volte a jogar. Por favor.

(+) Auto-controlo. Conseguir levar pancada desde o início do jogo, assistindo à forma como o árbitro permitia todo o tipo de lances rijos por parte do Feirense e não marcando as faltas que os jogadores VIAM À FRENTE DOS SEUS OLHOS, resistindo à vontade de espetar sete murros nos dentes do gajo do apito…não é fácil. Não pode ser fácil. Dou um simples exemplo: joguei basket durante alguns anos. Ao fim de meia-dúzia de jogos levei uma falta anti-desportiva porque me virei para um árbitro e insinuei em elevado nível sonoro que lhe iria penetrar metaforicamente a cavidade oral quando ambos colocássemos os pés fora do recinto. Neste jogo, se eu estivesse na relva do estádio do Feirense, tinha sido banido de toda a actividade desportiva para sempre porque era bem possível que tentasse fazer exactamente o que insinuei ao outro, mas sem metáforas. E quem se aguentou firme e estóico merece o meu aplauso.

(-) Arbitragem. Here we go. O que se passou hoje na Feira devia ser analisado por um painel de árbitros que possa olhar para a quantidade absurda de lances que Fábio Veríssimo assinalou erradamente, sem critério ou apenas porque sim, e impedir que este fulano possa arbitrar mais na vida dele. Sim, para sempre. Porque houve ali mão de mestre. Mão de quem quis roubar o FC Porto, mão de quem procurou retirar todas as possibilidades do FC Porto conseguir um resultado positivo na noite de hoje. Foi deliberada a forma como deu um cartão amarelo a Kakuba quando ele deu um pontapé deliberado no joelho de Brahimi; foi deliberada a forma como nao expulsou Tiago Silva com um segundo amarelo merecido e fez exactamente o contrário num lance com Felipe; foi deliberada a forma como não viu um pé acima do tornozelo de Soares e transformou-a num cartão amarelo por simulação; foi deliberada a maneira como não viu (nem consultou video-árbitro) um pontapé em Marcano que seria penalty nítido; foi deliberada a transformação de uma cotovelada em Marcano num cartão amarelo ao mesmo jogador por protestos, para logo a seguir transformar um lançamento lateral num livre frontal contra o FC Porto; foi deliberada a forma como Brahimi foi consistentemente puxado, empurrado, pontapeado e agredido durante a primeira parte, sem que houvesse punição adequada para o adversário; foi deliberado a roubar. Enviei um tweet logo depois do jogo a dizer que nunca tinha visto nada assim. Talvez em Campo Maior. Talvez. Mas este jogo vai para o topo da lista de maiores roubos a que assisti contra o FC Porto.


Posso ter sido um pouco condescendente com alguns jogadores do FC Porto que não estiveram em bom plano (Felipe no golo sofrido, AA e Corona quase todo o tempo que estiveram em campo) mas a arbitragem tirou-me o ar para o resto. Para bem de alguma justiça, fica aqui o disclaimer.

15 comentários

  1. mais um padre a rezar a missa orquestrada, mais uma expulsao, nos ulti os jogos so tivemos padres a arbitrar contra nos, se ainda podia haver uma ou outra duvida dos emails acho que estes arbitros acabam por mostrar que sao mesmo padres ordenados.

  2. Alguém que me explique, por favor, o ultimo lance do encontro. É que nao percebi mesmo porque raio foi o arbitro buscar a bola de um lancamento para um livre em frente à baliza do FCP. Please.

  3. Jorge,

    Não pude ver o jogo, por isso aguardo pela vossa douta opinião no Cavani. :)

    Apenas comento que se até um tipo como tu, sempre tão contido a falar de arbitragem, se expressa nestes termos é porque o Vermelhíssimo é o tipo sem-vergonha que sempre prometeu ser.

    Um abraço.

    1. oh, então tens de ver pelo menos os lances polémicos. ah, espera, tens de ver o jogo todo. foi incrível, daquelas sensações que estás a ver algo que te vai marcar e vais andar a falar daquilo durante os próximos anos. no Cavani vamos falar disso…oh vamos :)

      abraço,
      Jorge

      1. Já vi o resumo e o lance final é para os apanhados. Também sei que o resumo não capta a inclinação, bem como também não mostra o penalty sobre o Marcano que li ter acontecido, nem as faltas dos jogadores do Feirense…

      2. Ha quanto tempo nao comentava. Tinha tanta coisa para dizer desde ha umas tres semanas para ca. Nao consegui arranjar um tempo decente para o fazer. Desde opinioes sobre coisas interessantes cobertas e nao cobertas nos Cavanis, ate ao que se passa na arbitragem… nao consigo arranjar tempo.

        Deixo aqui uma nota engracada. Fui para a cama ontem as 11 da noite (salvo o erro), passado um pouco o meu alarme do SofaScore (app de resultados que uso a par do Flashscore e do Futbol24) toca duas vezes quase consecutivas. Numa disse a mim mesmo, golo do Jonas no ultimo minuto e de penalti para restabelecer o empate. Ri-me e nem fui ver a notificacao. Acordei e nao senti qualquer surpresa. Acho que isso diz tudo sobre o nosso campeonato.

          1. Tive a oportunidade de ver o resumo e sim, e mesmo penalidade… corolario da excepcao, bla bla bla, confirmacao da regra, ba bla bla. Cavanise this ahahahahahah!

  4. O pessoal tem memória muito curta. Compreendo que Campo Maior tenha ficado marcado, se calhar por ser em contra-ciclo mas porra, desde logo o jogo do apagão, o clube até tem um video no canal de Youtube oficial (“Os x pecados de Duarte Gomes” ou algo do género) que até peca por escasso. Aos 20′ e pouco já o Aimar e o Sidnei deviam estar no banho, o Otamendi vem para a rua por acumulação sem ter feito uma falta para amarelo, valeu tudo. Ou a Supertaça desse ano em que o João Ferreira poupa 5-cinco-5 expulsões ao Carnide, 4 delas por agressão grosseira. Até o evitanço de título no Dragão da época anterior a essa, com o Fucile a ser expulso por acumulação numa simulação que era penalty e vermelho para o Coentrão, lembro-me que era o terceiro vermelho assim de caras desse jogo para eles. O escândalo Soares Dias dos dois penaltys por assinalar e uma jogada que pára com o Jackson isolado para dar amarelo ao Matic na Luz. Ou pronto, para desenjoar, o assalto do Cosme Machado em Braga há duas épocas.

    Metade dos nossos jogos com os escaravelhos dos últimos 10 anos, e quase todos (todos?) os nossos jogos para a Taça Lucílio foram bem graves em gamanços à cara podre do que Campo Maior. 3 penaltys por assinalar mais uma agressão ou outra lembro-me logo assim de cabeça do Manuel Oliveira no FC Porto – Setúbal da época passada e parece que passa ao lado do pessoal…

  5. Caro Jorge B., venham daí os restantes 18 episódios desta temporada do “Ouve lá ó Mister”.
    Vamos (mesmo) ganhar.
    Os comentários sobre deste filho de um nº infinito de putas não são dizer mal da arbitragem. Arbitragem é outra coisa. A isto chamamos filhadaputice mafiosa.
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira

  6. Grande Vitória. Grande Porto. Contra Tudo e Contra Todos.

    A equipa: Faltou Herrera e isso notou-se (nunca pensei dizer isto… credo). André André nunca soube ocupar da melhor forma o lugar do colega, e para além disso parece-me um jogador aquém do que por esta altura podia ser. Corona andou desinspirado e não fez quase nada. Sei que deve estar a passar um período emocional muito difícil por isso o que lhe desejo acima de tudo é que ele e a sua esposa recuperem toda a alegria de antes. As boas exibições virão por arrasto. É nestes momento que o futebol é de facto secundário. Continuando, jogámos em 4x3x3 durante demasiado tempo e num jogo destes ter um meio campo que não consegue ser operário por inteiro pode ser a morte do artista. Na defesa mais uma vez sofremos um golo no primeiro remate da equipa adversária à baliza, depois lhes termos “batido” até ao nosso golo. Isto não pode continuar. Mais uma vez, Filipe esteve mal esta época e falhou no lance. Começo mesmo a ficar preocupado com este central, pois a jogar desta forma é um perigo para a equipa. Não está a ter o rendimento da época passada, nem por sombras. Soares e Oliver quando forma a jogo mostraram grande entrega e de facto deram um “boost” muito importante à equipa.

    A arbitragem: O sr. Árbitro foi, como se diz em francês… Um bom filho da P**a. Não sei até agora como é que a minha televisão aguentou o jogo completo (coitada, a culpa nem é dela) sem que eu não a tivesse partido. Já desde aquele jogo de Braga para a taça da liga há 2 anos que não sentia tanta raiva por um árbitro. Acho que esta ainda é pior, porque é para o campeonato e não para a taça da liga. Se calhar só encontro paralelo nessa arbitragem, também ela calabótica, do sr. Paixão, em Campo Maior. E sr. Paixão esse, que na quarta foi VAR.
    Este campeonato está a ser igualzinho ao da época passada em termos de prejuízo para a nossa equipa. IGUALZINHO. Nós é que temos sido melhores. Tivéssemos tido arbitragens isentas e já estávamos bem mais distanciados e descansados no 1º lugar.

    Para o futuro: Espero sinceramente que o clube esteja a equacionar contratar neste mercado de Inverno. Não vou conseguir digerir nada bem se esta janela se passar e ninguém o Porto contratar. Se isso acontecer será um absoluto suicídio e um péssimo sinal sobre a real crise financeira que o clube atravessa. Precisamos de 3 jogadores para ajudar a equilibrar o plantel. SC tem feito um fenomenal trabalho. Absolutamente fenomenal, mas ainda não ganhámos nada e os jogos fundamentais jogam-se nos próximos meses. Uma conjuntura de lesões pode em muito pouco tempo tirar-nos a vantagem que levámos e atirar o plantel para uma onda negativa. É absolutamente fundamental contratar. 1 central, 1 avançado e 1 médio são para mim quase obrigatórios. Creio que Quintero regressou do seu empréstimo e pode ser Conceição a optimizá-lo. Se isso de facto acontecer era um grande grande reforço de Inverno. Quanto a Ruben Ribeiro, este teria sido uma óptima contratação, apesar de ter a idade de já tem. Seria um excelente acréscimo de qualidade em relação aos nosso meio-campo e daria um tipo se solução que não temos nesse sector – o desequilíbrio pelo meio no 1 para 1. Infelizmente Oliver não tem esta valência, ao contrário do que muitos pensam.

    Se existe jogador que gostaria de ver o Porto contratar era Nakajima. Sinceramente encheu-me as medidas.
    As grandes equipas têm também de ter desequilibradores e para além de Brahimi, só Corona tem esse poder de também desequilibrar, o problema é que não o tem feito (por razões bastante compreensíveis, diga-se) e assim pode continuar o resto da época. Ou seja, o Porto fica só com um extremo que realmente é saca-rolhas – Brahimi. Muito Pouco. Hêrnani tem potencial, mas para já ainda não mostrou estar à altura de ser titular.

    Cada jogo é uma final e no domingo temos mais uma: Guimarães no Dragão.
    Só a vitória interessa e o que peço é que a equipa não subestime o adversário e que não facilite na defesa.
    Para além disso, será também pedir muito que a arbitragem seja isenta e que não nos prejudique?

    Contra Tudo e Contra Todos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.