Baías e Baronis – FC Porto 3 vs 0 Peñarol

Foi mais um tradicional jogo de apresentação aos sócios, que não dá para perceber muito sobre o que está mal mas já dá para ver algo que já parece estar a correr bem. O adversário não era nenhuma equipa de meter medo, mas o regresso ao Dragão fez-se com o ritmo esperado para esta altura do ano, apesar de se notar uma ou duas experiências na estratégia: a pressão um pouco mais alta, ainda feita a meio-gás porque as pilhas não estão carregadas a 100%; a tentativa falhada de um 4-1-3-2 com Varela a jogar no lado esquerdo do meio-campo, que não funcionou fundamentalmente porque o nosso Silvestre ainda está na forma com que terminou 2010/2011. O resto foi o normal, num final de tarde a fazer inveja a tanta praia por aí fora, com muita malta que raramente vai ao futebol a aparecer no estádio pela primeira vez e a gozar um final de tarde soalheiro de Julho na proximidade daqueles que todos esperamos venham a dar grandes alegrias ao povo. Assim seja. Vamos a notas:

 

(+) Kleber Na cadeira ao lado, o meu companheiro de Porta dizia que este era o novo Lisandro. “Todos os golos que ele marcar vão ser em esforço, vais ver”. Não sei se concordo. Parece-me mais um Falcao que um Lisandro, mas o mais provável é ser mesmo um Kleber, tenha ele o estilo que venha a mostrar. Muito esforçado, é verdade, mas a funcionar bem como pivot, recuando de costas para a baliza para proteger a bola e alimentar os médios/extremos, foi muito importante na primeira parte porque para além de marcar o golo passou todos os primeiros 45 minutos a correr atrás de tudo que mexesse e que fosse esférico (ainda bem que o Walter estava no banco) ou que vestisse de preto-e-amarelo. Gostei do que vi, quero ver mais.

(+) Hulk Não esteve muito inspirado no 1-contra-1, mas foi como de costume o principal motor do ataque do FC Porto. Está em forma e com garra, parece mesmo que já está com rotação equivalente a dois ou três meses de competição. O facto de não conseguir passar algumas vezes pelos laterais que apanhou pela frente não me preocupam. Sinceramente é das coisas que lhe vou perdoando porque um jogador na posição dele e com as responsabilidades que tem na equipa deve merecer alguma margem de liberdade para fazer o que lhe apetece. De mim tem-na em quantidade suficiente, desde que não invente demais…

(+) Souza Parece estar melhorzinho, mas continua a parecer que se distrai com muita facilidade, o que na posição em que joga pode ser um bocadinho perigoso como se pôde ver com o Fernando contra o Rio Ave (era dar-lhe dois bananos naquele focinho…). Mas parece estar a querer mostrar serviço, com bom posicionamento e vários cortes bem feitos. Precisa de melhorar o jogo aéreo caso Fernando saia e Souza seja a primeira opção para aquela posição, mas continuo a ver um Guarín versão 2009…

(+) Os pés de Kelvin O jogo estava aborrecido, com a malta já relativamente entediada com a pouca velocidade dos rapazes de azul-e-branco (e a pouca vontade do Peñarol em fazer alguma coisa de jeito, admita-se). E então, entrou Kelvin. A jogada que deu o terceiro golo deixou a malta a sorrir e não há ninguém no estádio que não tenha ficado surpreendido com o rápido jogo de pés do puto e a facilidade de finta rápida e curta. É novo e ainda deve ir rodar um ano para se habituar a este novo ambiente. É que fazer isto num jogo a feijões é uma coisa…fazer o mesmo em Guimarães ou em Paços de Ferreira, e qualquer Hiarleanderson vai-lhe tentar partir as pernas.

 

(-) Varela Continuo a achar que está lento demais e com poucas ideias. Vamos precisar de um Varela em grande para atacar a temporada, mas acima de tudo quem deve sentir necessiadade de brilhar é o próprio Varela. Este ano, com as opções extra que temos para os flancos e com James já assente no plantel, Varela vai ter de subir o nível físico e exibicional. Ele tenta, não há dúvida, todos vêem que tenta, mas as pernas não parecem estar a reagir da melhor forma. Vou esperar por uma melhor fase para o rapaz voltar a mostrar tudo o que sabe.

 

Ninguém que esteja habituado a estes jogos de apresentação estava à espera de grande coisa, mas o espectáculo acabou por ser agradável, principalmente na primeira parte e no final da segunda. Ainda faltam duas semanas para o primeiro jogo oficial e até lá o trabalho ainda vai ser fisicamente desgastante e tacticamente exigente, mas as pedras principais estão lançadas. Diferenças do ano passado? Até agora, as principais estão nas camisolas…

8 comentários

  1. Bom dia,

    Ontem tivemos um jogo típico de apresentação, com alguns momentos de bons pormenores técnicos e jogadas bem gizadas e outras de alguma trapalhada.

    O que fica é a festa que se fez no Dragão com excelente casa, e uma equipa que mantendo princípios de jogo da época passada, acrescentou outros que me agradam, como a agressividade e pressing alto, aliás foram inúmeras as vezes que com sucesso colocamos os jogadores do Peñarol em fora de jogo, fruto da defesa mais subida.
    Gostei de Ruben e Moutinho no meio campo. Souza esteve melhor que nos passados desafios, mas entre ele e Castro continuo a optar pela permanência de Castro. No centro da defesa mantemos segurança bem como nas laterais.
    Varela e Hulk são uns desequilibradores, e Kelvin está a demonstrar ser uma excelente alternativa a Falcao.
    Walter que ontem teve momento de trapalhão poderá ser dispensado, apesar de continuar a facturar.
    Vítor Pereira vai ter uma boa dor de cabeça para definir o plantel.
    Ontem Castro e Kelvin mais uma vez demonstraram que tem lugar no plantel. Mas uma coisa é ter lugar, outra é ir jogando muito pouco.
    Existem uns que defendem que se deve optar pelo empréstimo, e outros que defendem que a permanência ajuda este jogadores a evoluir ainda mais, pois treinam como os melhores. Pessoalmente, penso que a saírem por empréstimo tem de sair para jogar, e assim evoluir. Não pode acontecer o que se passou com Sérgio Oliveira na época passada.

    A nossa equipa técnica tomará as melhores decisões tendo em conta os interesses do clube, e o futuro dos atletas, que para muitos só será muito perto do fecho das inscrições, fruto da participação de nossas atletas importantes na Copa América.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronuncia do dragao

  2. Confio que o prof. Vitor Pereira tenha força para não deixar a Direcção emprestar Kelvin (assim como Iturbe)… emprestar génios a equipes que passam 80 minutos a defender e a dar no osso não resulta!

  3. Dificilmente podia discordar mais desse “Baroni” para o Varela. Fez um bom jogo, desequilibrou, fez bons cruzamentos e até fez uma boa assistência para o Kleber, que o GR defendeu para o poste.

    Mal esteve o Ruben Micael. Muitas bolas perdidas e muitos passes falhados.

  4. Boas ,

    Foi uma exibição agradavel, fundamentalmente na 2ª parte na qual os passes começaram a sair mais acertados. Alguns pormenores interessantes das novas aquisições e com Varela a voltar ao nivel que nos habituou na primeira parte da epoca passada.
    O que mais me agrada é que temos um ponta de lança com capacidade para substituir Falcao, tem muito que aprender no entanto é um jogador de equipa, vem receber a trás, procura os espaços vazios, e fundamentalmente movimenta-se muito bem.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

  5. Nos Baías, mais coisa menos coisa, é por aí.

    Quanto aos Baronis, o Varela tem estado muito abaixo do que pode e sabe, ontem até foi o melhor jogo dele desde há algum tempo.
    Se calhar é algo injusto a atribuição.

    Sobretudo quando esteve uma nulidade em campo, com o nome de Rúben Micael, que pura e simplesmente parece resignado perante a situação em que encalhou.

    É a última opção para as posições que pode ocupar, neste momento esta atrás de todos os outros, incluindo Souza e Castro.

    Prometeu durante uns meses, falou com prepotência ao logno de toda a sua estadia, como se um pavão fosse com estatuto automático de titular lá da ilha dele…

    Mas pedalada, concentração, competitivdade em campo…só na playstation.

    Tem algumas boas características mas assim não vai lá e já se arrasta há demasiado tempo.

    Para mim parece-me claro que é uma unidade a descartar no plantel. Depois da época passada e do que fez nesta pré-temporada, não merece ficar.

  6. Bluefactory: O Ruben Micael também foi uma contratação para apagar um fogo numa altura terrível… acho que também não seria completamente justo nesta altura pôr-lhe uns patins… – Claro que ontem estava a pedi-los; então o remate que virou um volei para a bancada quando estava sem adversários por perto enfrente à baliza, é de estalo!… Por outro lado, tem razão: – Pegando de estaca como pegou o Moutinho, o lugar do Micael nunca será de maestro que é o lugar que ele quer… Talvez fosse melhor ele próprio compreender que ou se adapta ou é melhor sair.
    Agora água na fervura: Ele também foi pai à pouco, e se calhar não está a dormir as horas todas que devia!…
    Para dizer a verdade, o que mais me arrepiou foi a saída da defesa para o ataque… colocar bem os passes de 30 metros mas para um atacante que está tapado, também não serve de muito… mas vale lateralizar para começar o carrossel … e, enfim, voltou-me a parecer que o Rolando está numa de imitar o BA… sempre com velocidade e cara de estar a fazer um frete….

  7. Só vi a segunda parte,e diga-se de passagem que foram também os primeiros minutos que vi deste Porto 11/12.Gostei do que vi.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.