O sorteio da Liga Zom. Sim, Zom.

Todos os arranques de temporada é a mesma coisa. Lá vem o sorteio da Liga totalmente ao contrário da sobriedade dos que são feitos na UEFA (como devem ser feitos, sem parolices), com as meninas bonitas vestidas como se fossem participar num qualquer desfile americano de Thanksgiving, discursos de circunstância, qualquer actuação estúpida de quem acha que vai ter imensa piada chamar acrobatas ou contorcionistas para um sorteio de um campeonato de futebol, muita malta que não tem absolutamente nada a ver com futebol e este ano até a Karen Jardel/Gaidão/(sei lá, Stempin, só para continuar nas modalidades?) lá esteve, com o genial sotaque brasileiro a converter o nome da nossa Liga numa onomatopeia. Zom. Foi assim que ela disse. Zom Sagres. Acaba por ser zen. Zommmmmmm. Enfim, o habitual festival de mediocridade que leva um banho de televisão em directo e que toda a gente pensa que é mau, mas nunca muda.

O que também nunca muda são as declarações do “temos de jogar contra todos”, “o que interessa é chegar ao final em primeiro”, “vai ser um campeonato muito equilibrado” e outras banalidades que os jornalistas podiam escrever em casa e tirar papelinhos de um chapéu para decidir quem tinha sido o autor. E é tudo uma treta e uma enorme falácia.

1ª Jornada: Guimarães vs FC Porto
2ª Jornada: FC Porto vs Gil Vicente
3ª Jornada: U. Leiria vs FC Porto
4ª Jornada: FC Porto vs Setúbal
5ª Jornada: Feirense vs FC Porto
6ª Jornada: FC Porto vs Benfica
7ª Jornada: Académica vs FC Porto
8ª Jornada: FC Porto vs Nacional
9ª Jornada: FC Porto vs Paços de Ferreira
10ª Jornada: Olhanense vs FC Porto
11ª Jornada: FC Porto vs Braga
12ª Jornada: Beira Mar vs FC Porto
13ª Jornada: FC Porto vs Marítimo
14ª Jornada: Sporting vs FC Porto
15ª Jornada: FC Porto vs Rio Ave
16ª Jornada: FC Porto vs Guimarães
17ª Jornada: Gil Vicente vs FC Porto
18ª Jornada: FC Porto vs U. Leiria
19ª Jornada: Setúbal vs FC Porto
20ª Jornada: FC Porto vs Feirense
21ª Jornada: Benfica vs FC Porto
22ª Jornada: FC Porto vs Académica
23ª Jornada: Nacional vs FC Porto
24ª Jornada: Paços de Ferreira vs FC Porto
25ª Jornada: FC Porto vs Olhanense
26ª Jornada: Braga vs FC Porto
27ª Jornada: FC Porto vs Beira Mar
28ª Jornada: Marítimo vs FC Porto
29ª Jornada: FC Porto vs Sporting
30ª Jornada: Rio Ave vs FC Porto

O sorteio pode parecer indiferente à primeira vista. Afinal não se sabe como as equipas vão estar na altura em que jogarmos contra elas, se vai haver um surto de diarreia explosiva na área do adversário (ou na nossa, Deco me livre), se os jogadores vão estar cansados depois de uma semana de jogos das Selecções…há tantas variáveis que seria um exercício cansativo e fútil tentar perceber se é bom ou não. No entanto, todos os campeonatos é a mesma coisa, já que ninguém fala do sorteio mas quando se chega à parte complicada da época é sempre “agora começa o ciclo da morte” e “vai ser um mês terrível para a equipa”. Ou seja, nessa altura já toda a gente admite que realmente o sorteio, para além de tudo, é uma questão de sorte. Há tanta pequena coisícula que podemos retirar de um sorteio e que vai bem para lá do “são sempre trinta jogos e as outras equipas são todas difíceis”. Vamos a isso, por tópicos:

  • Começamos fora. Em Guimarães, depois da Supertaça Cândido de Oliveira…contra o Guimarães. Pode ser chato;
  • Acabamos fora e o último jogo em casa é contra o Sporting. A correr muito bem já temos o campeonato ganho nessa altura, evitando uma deslocação difícil (como ano passado à Madeira), mas se correr mal não podemos depender do factor-casa para decidir o que pode ser o jogo do título. Pode ser chato;
  • Benfica na 6ª jornada no Dragão. Indiferente, mas agradável. É preciso ter em conta que o Benfica tem um percurso idêntico ao nosso até lá chegar;
  • Vamos a Alvalade no reinício do campeonato pós-Natal. A paragem pode prejudicar a equipa mas os outros não estão imunes. Só não queria era ter de jogar um clássico com os nossos gajos cheios de rabanadas;
  • Na segunda volta vamos, durante os meses de Março e Abril: Luz, Choupana, Mata Real, Braga, Barreiros. Muito, mas muito complicado, especialmente numa fase em que esperamos poder estar a lutar nos oitavos/quartos da Champions;

 

É verdade que temos sempre que jogar contra todos. Mas pelo que posso ver pela lista dos jogos…é preciso começar bem, porque dos quinze pontos que vão estar em disputa nas primeiras cinco jornadas…temos de conquistar quinze. Chegar à sexta jornada com um score de 5-0-0 é muito importante e o facto de termos montanhas de jogadores na Copa América e no Mundial de sub-20 não vai ajudar nada.

Esse, para além da Supertaça Cândido de Oliveira, vai ser para mim o primeiro grande teste a Vítor Pereira.

 

PS: aparentemente, Zom é uma personagem do universo Marvel. E lá para um dos livros, Zom, ele próprio uma entidade do Mal, vê o seu poder invocado pelo Dr.Strange para combater…exacto, adivinharam, o Hulk. E logo depois de lhe darem o prémio de melhor do ano, Karen, palavra que não compreendo…

7 comentários

  1. Zom ou Zôn ?

    deslocações à “Luz, Choupana, Mata Real, Braga, Barreiros” entremeadas com uma recepção aos Conimbricenses (só passa quem souber, e grande ovação para o Pedro Emanuel se tiver resistido até lá) e aos Olhanenses e Aveirenses – e, estes jogos é que tememos: -em casa para descompressão… -vão ser de rasgar o bilhete!…

    Mas, nada de nada… é para ganhar todos. Estamos nós descrentes porquê? – Raio de adeptos que têm de ser convencidos!… Vamos enfrente Jorge!

    PS: (S. Jorge é o vencedor do dragão.E até agora toda a gente tinha comprendido a frase ao contrário: ele não derrotou o dragão, ele próprio era do dragão…)

  2. Não sou supersticioso. Nem descrente. Nem temeroso, quando os jogos são difíceis, e invocamos todas as entidades sobrenaturais para ajudarem as nossas cores. Mas não gostei. Pronto. Detesto jogar fora de casa na 1ª jornada. Sempre fui assim. Fico angustiado. E isto numa altura em que a equipa está no início de temporada, tem jogadores na Copa América, um novo treinador, etc, etc, etc…

    Por outro lado, era engraçado iniciar a época com duas vitórias frente à turba de Guimarães.

  3. Boas!
    Não acredito em “coincidências” mas, a Supertaça ganha ao Paços não foi também numa época em que a 1ª jornada foi na Mata Real e empatamos?! E quem foi campeão?! S.L.Bosta! Cruzes canhoto – vai de rectro!!! Se estiver errado sosseguem-me :)
    Abraços

Deixar uma resposta