Reconsiderando Abdoulaye

Foi com alguma surpresa que li sobre a renovação de contrato de Abdoulaye pelo FC Porto. Não porque seja um mau jogador, mas pelas circunstâncias em que ocorreu, vindo do nada, quando o rapaz está na primeira semana de pré-época no clube e está pronto a zarpar para Londres com a selecção do Senegal. Ou então, tudo faz mais sentido por causa disso.

Depois de algumas notícias sobre um eventual interesse do Benfica, que podem ou não ter algum fundo de verdade, a renovação aparece numa altura em que há potencial para uma valorização do jogador aquando das Olimpíadas e onde um rapaz de 21 anos que será muito provavelmente capitão da selecção senegalesa pode mostrar-se ao Mundo e revelar as qualidades que nunca escondeu. O que me deixou mais curioso é o facto do FC Porto ter um passado recente em que teve vários defesas-centrais com as características de Abdoulaye, como Bruno Alves ou actualmente Mangala, tudo jogadores muito altos, com excelente capacidade de elevação e alguma agressividade em excesso que terá de ser moderada sob pena de podermos ter de abdicar do seu contributo durante vários jogos ao longo de uma temporada.

Tenho um grande orgulho em vestir esta camisola e vou tentar fazê-lo da melhor maneira. Esta é uma grande responsabilidade, porque o FC Porto é um grande clube e representá-lo é um sonho. Mas tenho os pés assentes no chão e sei que tenho de melhorar muito o meu nível

E é verdade que o nível é alto mas não suficiente. Estamos a falar de um rapaz que fez duas temporadas nas ligas profissionais, uma na segunda liga e outra na primeira. Começando pelo Covilhã, onde acabou a época como…melhor marcador, com 9 golos em 24 jogos, título que somou ao de mais amarelado da liga, com 13 cartões. Seguiu-se o empréstimo à Académica onde em 26 jogos recebeu 10 amarelos…e 4 vermelhos. Ou seja, em duas épocas, Abdoulaye terminou ambas pouco acima da linha de despromoção e onde foi um dos jogadores mais penalizados pela arbitragem. Com todo o direito, porque em muitas situações pareceu exageradamente agressivo nas intercepções e entradas com ou sem bola.

Ainda sou muito novo e tenho ao lado jogadores muito experientes. Os treinos têm sido muito bons e os colegas têm-me ajudado muito. Vou dar o meu melhor e o resto é decisão do treinador

Pois. Talvez ainda precise de mais uma época a marinar noutro clube e a ganhar a experiência que não se compra. Porque neste momento, se ficar no plantel…por muito bom que seja e é, nunca mais vai perder o estigma do “este gajo é um assassino!”. Porque na nossa Liga aparentemente só os jogadores do FC Porto são violentos, brutos, animais, carnívoros de olhos raiados. Rinaudos e Javis são borboletas a esvoaçar perto da relva. E se estivéssemos habituados a ver jogadores como algumas das bestas que jogam por essas ligas fora, como na francesa, onde os centrais pontapeiam primeiro e só depois é que…pontapeiam outra vez, perdíamos um bocadinho essa mania.

Assim sendo vais ter de esperar um bocadinho, Aby (há que arranjar um diminutivo para o rapaz, chamar-lhe ábedulaie vai acontecer como o Mielcarski e passar a ser conhecido como Miguel Castro). Talvez para o ano.

3 comentários

  1. Concordo que o jogador em causa é muito agressivo.
    Vi vários jogos da Académica em que ele fez coisas passíveis de vermelho directo.Cheguei a vê-lo ainda muito jovem numa final na Maia num Torneio que penso já não se disputa e de que já nem sequer recordo o nome.O Guarda-Redes no jogo foi o Ventura e estava lá também o Rabiola cedidos pelo plantel sénior de acordo com as regras vigentes nessa competição.
    Não vi nele nada de muito especial, mas como a maioria era júnior e devo confessar há muito tempo que não vejo jogadores júniores de qualidade declaradamente elevada, se calhar não observei bem estava um pouco distraído.

  2. rui meireles… também fui ver esse jogo na Maia (sinceramente o unico que fui ver dos nossos juniores) e digo pelo que vi tinhamos uma equipa de juniores superior a muitas da I liga… caetano diogo viana rabiola sergio oliveira ventura abdoulaye os laterais que já nao me recorda o nome (creio que alex e ivo…) tambem eram jeitosos.. e claro o Dequinho que anda pela selecao que foi escurraçado do FCP .. Josue.

    quanto ao abdoulaye, eu gosto mas tem de rodar, mesmo caso algum saia (Rolando).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.