To trinco or not to trinco

passing-options-dmf

Volto à conversa dos trincos. Com a saída de Fernando, parece ressurgir a conversa dos médios defensivos aos pares, mesmo depois da experiência do ano passado ter sido uma bela duma borrada. É verdade que os treinadores são diferentes e nada indica que a próxima forma de tentar resolver esse problema tenha o mesmo fim, mas urge perceber se os actuais médios que temos podem servir para uma estrutura que permita uma reorganização do meio-campo.

Numa palavra: não. Ou melhor: eu não acredito. Muitos anos de ver um único “6” naquela zona deixaram-me cínico, incapaz de acreditar que uma alteração tão fundamental de paradigma possa ter efeito. Para lá dessa renitência histórica, o rotundo falhanço do ano passado, apesar de treinador e jogadores marquem uma mudança grande com o passado recente, tornam-me ainda mais descrente para o que pode ser uma alteração importante na forma de jogar da equipa. Face a isto, pergunto-me: será que podemos aguentar uma mudança menos intensa? Em vez de dois médios recuados, que tal um harmónico mais estável com um médio ligeiramente mais recuado e outros dois mais volantes? Ou um zigue-zague no meio-campo em vez de um triângulo?

Não sei. Não conheço Lopetegui a nível táctico para lá do cliché e do dogma que todos acreditamos ser a mentalidade do nosso novo treinador. Seria falacioso começar a comentar sobre o trabalho ainda por realizar e por isso deixo a minha análise para outros tempos. Uma coisa é certa: não vai ter trabalho fácil. O plantel está a renovar-se. E a mentalidade?

12 comentários

  1. O LFL comenta hoje n”o jogo” que neste mundial prevaleceram os dois pivôs… e acaba, dizendo: “O segredo é saber como, partindo de um jogo posicional com esse dulpo pivô no papel, a equipe será capaz de… soltar um deles e inverter o triângulo… é isto que faz o jogo interior forte a defender e a atacar”
    Não é uma questão de mudança de mentalidade; já não temos Fernando, que nunca se conseguiu adapatr a ter companhia; ao que parece quem está a ser rodado para 6 é o Carlos Eduardo, e qualquer outro se pode adaptar a ser mais ofensivo…
    É como joga a Espanha…
    Acho que será mais por aí que iremos, do que com uma nova versão de “polvo”…

    1. com Fernando, esse duplo papel era impossível de realizar, viu-se por muitas vezes que o rapaz não se adaptava ao que Fonseca queria. ou Fonseca não o conseguiu adaptar. either way, tenho alguma fé em Lopetegui mas espero até ver a equipa em campo…

  2. Com o que temos ate ao momento, acredito que vamos jogar com um 6 de caracteristicas diferentes, visto o unico “trinco” ser o Mikel. Eu acho que o jogador que vai substituir o Fernando sera o Herrera, so resta saber quem vai jogar com ele no meio campo. Ainda e cedo para falar, mas para ja estou a gostar do que vejo, parecem boas contratacoes! Saudacoes portistas

  3. Com as contratações que estamos a fazer, parece-me que vamos jogar de forma muito mais maleável e não raras vezes com 4 médios e um homem (Quaresma, Tello, Adrian…) a dar apoio ao homem mais da frente. Um pouco como fazia o VP com o James como 4º homem do meio-campo e o Varela na frente a apoiar o PL. Já sei que para muitos o James era “extremo”, mas também já sei que para muitos nem binóculos ajudariam…
    Neste contexto, de 4 homens no meio, pode ser que o perfil do trinco seja diferente. Pelos nomes falados, não me parece que se procure um Fernando. Tal não é necessariamente mau…

  4. O que verdadeiramente me preocupa é que, se formos pelo to trinco, com o Mikel lesionado e pouco experiente, não vejo ninguém para o fazer. O not to trinco poderá ser mais fácil de resolver, dependendo do estilo de jogo que se queira implementar.

  5. Trabalho com uma carrada de espanhois e infelizmente os gajos sao tendenciosos, ou seja, quando se fala de um tipo que serviu as cores de outro clube que nao o deles falam mal dele que se farta. O que vi ate agora deixou-me impressoes normais. Estou a gostar das contratacoes, acima de tudo de um forte investimento que nos vai certamente levar a champions e passar os grupos se tivermos cabeca para isso. O que nao aprecio no Porto sao emprestimos, i.e., nao somos clube de pedir emprestado mas de emprestar, mas se os precos e as qualidades claras desses jogadores assim o determinarem, porque nao? Na vida nao pode haver absolutismos, tudo tem capacidade de funcionar se o arranjo geral para tal se alinhou. Tello e Adrian? Enormes contratacoes! Indi? Nasceu no Barreiro onde vivi 8 anos! So sei issod ele. Brahimi? Carotye, vai ter que pegar de estaca senao e dinheiro deitado a rua! Mas com mais de 40M de encaixe acho que nos podiamos atirar a umas loucuras. Com tudo isto nao falei do 6. Eu sou adepto de um unico medio defensivo com liberdade e pernas para cobrir de forma inteligente toda essa sua zona. Agora, nao gosto de absolutismos. Desde que o Lopetegui faca a equipa jogar e bem, por mim pode ate jogar com 5 ou nenhum trinco.

  6. Como bom espanhol, é óbvio que o FCP vai (pelo menos começar a) jogar com duplo-pivot. O que face à constituição do plantel parece correcto, pois aparentemente não existe um 6 dominador como Fernando.

  7. Jorge
    Gostaria,de passar por cima do trinco or not to trinco,se permitires.
    Mas sim,salientar que em Portugal incluindo Porto nao estao saindo centrocampistas de nivel aceitavel,is so sim e que è,preocupantemente serio.A serio

    1. Eu acho que tudo isso sao ondas. Ja tivemos uma onda de medios-centro fantasticos como nas eras do Paulo Sousa, Rui Costa, Meireles, Joao Moutinho, etc. Ja tivemos uma onda muitissimo boa de centrais como o Ricardo Carvalho, o Fernando Couto, o Jorge Costa, o proprio Rolando. A nossa enormissima era dos extremos de classe mundial como o Ronaldo, o Nani, Varela, e outros que tais. Em termos de guardioes nunca nos pudemos queixar, tem sido todos acima da media. So nao conseguimos uma era de grandes avancados… isso e que e uma merda!

  8. Jorge ,se permitires
    Mister Pudget,quem vive de ondas,surfistas e emissoras de radio,futebol apesar de ser a coisa mais importante,das coisas que realmente nao teem importancia para nada.So que para quem trabalha e vive dele,deve ter muita consideraçao pelo o mesmo.
    Portanto as pessoas responsaveis pela formaçao,estao adesperdiçar,ha principal caracteristicas do futebolistas nacionais,que è tecnica de controle e gestao da bola, na minha opiniao.
    Quanto a avançados,Eu nao segui bem a liga,so que a epoca passada se fores visualizar,sem ter a certeza,nunca jogadores Portugueses fizeram tantos golos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.