Baías e Baronis – Sporting 1 vs 1 FC Porto

20140926 - SPORTING CP - FC PORTO

Um clássico que acabe em empate é sempre menos mau, especialmente fora de casa. Se tentarmos perceber a forma absurda como entramos em campo, especialmente depois do golo sofrido evidenciar a ausência de organização no nosso meio-campo e a forma como a equipa não consegue parar o adversário em zonas de construção. É essa a principal falha do FC Porto de Lopetegui, por agora, pelo menos até que a estratégia se mantenha a mesma com os intérpretes que a vão colocando em campo. Ambas as equipas tiveram oportunidades claras e o empate aceita-se. A notas:

(+) Óliver. É um jogador diferente, sem dúvida, e quando está em campo nota-se na perfeição a diferença que mostra em relação aos colegas. Raramente há passes falhados, desconcentrações na construção de jogo e desatenções defensivas. Pode trazer muito ao meio-campo (mais que na ala, creio) quando colocado a jogar por detrás do ponta-de-lança e preferia vê-lo sempre como dez recuado em vez de colocado na linha. Em forma, é titularíssimo.

(+) O controlo da posse de bola na segunda parte. Depois da entrada muito mais forte do Sporting, que nos encostou à área durante a primeira-meia hora, o jogo foi-se reequilibrando e a equipa assentou a cabeça e começou a trocar a bola de uma forma mais consistente e estruturada. Continuo a tremer quando a zona defensiva se amedronta perante o mais ínfimo sinal de pressão adversária, mas é essencial manter a calma e prosseguir na troca de bola tranquila enquanto a zona ofensiva vai criando espaços e linhas de passe coerentes, porque é especialmente em situações individuais que podemos mostrar o que valemos. Foi talvez o pior jogo que fizemos até agora, mas a segunda parte foi menos má que a primeira.

(-) A desorganização da zona de pressão defensiva. Desorganização. Alheamento. Desconcentração. Há muitas outras palavras que podia usar para descrever o que vejo na estrutura defensiva do FC Porto mas podia centrar tudo num conjunto de vernáculo que faria corar uma freira de clausura. É enervante perceber que os homens do meio-campo parecem constantemente mal colocados perante os adversários, não cobrindo os espaços de uma forma coerente e permitindo uma fácil construção de lances ofensivos com uma passividade e destrambelhamento que não parece natural numa equipa de topo. Desde o início da temporada que tem sido a área mais débil da equipa não só em termos físicos mas especialmente pela incapacidade de formar um bloco consistente para impedir que o adversário surja com a bola controlada e em progressão por uma zona onde se pode criar a maior quantidade de situações de perigo para a nossa baliza. Casemiro, Ruben Neves e Herrera, até agora, não estão a funcionar como conjunto.

(-) A ineficácia na finalização Em jogos deste calibre é uma infelicidade falhar golos feitos. Jackson e Tello mostraram isso mesmo, com os lances que tiveram na segunda parte a poderem ser decisivos na conquista de uma vitória que seria até então justa…pela maior eficácia que mostraríamos em frente à baliza, quando comparada com a mesma (in)eficácia nos lances de que o Sporting dispôs na primeira parte (para lá do petardo do Capel à barra). Estes jogos travam-se com fibra mas vencem-se por detalhes.

(-) Bolas paradas ofensivas. Mais uma vez tivemos uma batelada de cantos e alguns livres, com zero perigo criado. Há muitos, muitos anos que continuamos com este tipo de incapacidade de semear o caos nas defesas adversárias através de lances de bola parada e mantemos a tremideira quando a bola aparece na mesma situação mas do nosso lado. Um canto, um golo…uma vitória. Era giro, não era?


Três empates consecutivos não são bons para um campeonato onde os pontos perdidos se podem tornar tão importantes em fases mais adiantadas da prova. O próximo jogo tem de trazer três pontos para o cofre. Sem desculpas.

17 comentários

  1. E a roubalheira continua, voltamos ao tempo da outra senhora, em que o roubo era habitual, não conseguia-mos ganhar um jogo para lá da ponte, agora é em todo lado, até no nosso estádio. Está na hora de dar um murro na mesa.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

  2. Baroni, claramente a Ruben Neves e A.Sandro! O 1º não tem ainda qualidade nem intensidade para jogar a este nível… em Guimarães este mesmo meio campo, apresentou este mesmo rendimento, ou seja, 0!! Vamos continuar a apostar no menino, porque a qualidade é muita e está lá, mas com calma, a dar-lhe tempo e a jogar na sua posição, que é a 6!!! A. Sandro, uma vergonha a 1ªparte, erros uns atrás dos outros, mau demais para ser verdade e Casemiro, está a anos luz de Fernando! Notas positivas, Oliver, claro, pela capacidade que posse que deu á equipa, pela organização que devolveu ao nosso jogo e pela intensidade que o meio campo na 1ªparte não teve e que a sua entrada modificou! Podia também assinalar Tello, mas não o vou fazer porque a forma INACREDITÁVEL (desculpe as maisculas) como não ofereceu o golo a Brahimi e nos tirou 2 pontos não tem desculpa!! Também gostei dos 2 centrais, estiveram relativamente bem, pena 2 ou 3passes longos falhados por Marcano!

    Quanto ao treinador, espero que tenha percebido que este meio campo não funciona e que quando jogam os 3, a equipa não rende!!!

    1. Concordo na generalidade com os comentários, embora o amigo Emanuel tenha referido e bem a forma gritante como o Tello foi egoísta, não obstante, indicar que com a entrada dele, o ataque portista alterou-se, como de água para vinho, logo no inicio, uma arrancada k desequilibrou, ou seja, em 1 minuto, fez mais k o Quaresma em 45… Ao criticar a postura do Tello no minuto 92, espero que também o faça em relação ao “golo” que o Jackson falhou isolado, sozinho, sem qualquer aperto… Estas duas notas negativas foram demais!
      Ultima nota: Rubem e Casemiro não funcionam nem nunca vao funcionar, muito menos, com o Herrera no vértice.
      Resultado justo com um sentimento de frustração pk podíamos ter saído de lá com os 3 pontos!

      Agora, vamos na 6ª jornada, a equipa está a crescer!! o nervosinho começa a passar e eles tem de começar a divertir-se… conforme previ, só em outubro/novembro é que vamos ter um Porto de qualidade… Mas repito, nestes 3 jogos k empatamos, saímos frustrados mas há coisas boas, muito boas! vai com treino e mt trabalho, mas vamos lá chegar, dar tempo ao tempo! Vamos ser campeões!!

      Abraço

  3. Olá Jorge, eu sou “cliente” assíduo da tua página e concordo quase sempre com o que escreves. No entanto não posso deixar de verificar que não falaste no Quaresma. Sim, este mesmo! Sim, outra vez!! Confesso que não sou muito admirador dele e por isso os meus olhos podem toldar o meu entendimento acerca da actuação do Harry Potter…
    Achei a sua actuação uma aberração completa!! Não conseguiu passar uma única vez por aquele moço Jonathan Silva!!!! QUEM?? Jonhatan quê??? Zero, zerinho. Pior do que isso foi a forma como ajudou a equipa a defender, ou a não defender!! E aquela entrada à sarrafada sobre o Nani? Incrível!!! Se fosse há dez anos atrás ainda se percebia, agora com 31 aninhos???
    Ou seja, BARONI para o Quaresma!!
    De resto, de acordo como sempre!!!

  4. Eu nao queria ter razao, mas tive razao. Deu 1-1!, andamos novamente a procura do momentum de forca e dinamica, e nao sinto que a culpa seja do treinador. Creio que a culpa passa pelo que ja analisei aqui ha uns tempos, falta uma voz de comando no meio campo e uma estalada na tromba do Quaresma. Eu estou feliz com o Porto por muito que possa parecer estupido. Tendo em conta a epoca transacta e a forma como o Porto apesar de perdulario ja comeca a demonstrar uma iniciativa diferente, eu sinto que vamos no bom caminho. Deem tempo aos rapazes que as falhas, as lacunas e as virtudes ja estao analisadas pela equipa tecnica. Tanto assim e que ao intervalo dois foram logo tomar banho. E preciso tomates para o fazer, mais a mais no aniversario do outro. Se fosse na epoca passada nunca conseguiriamos recuperar de uma desvantagem no marcador. Um abraco.

    1. Porra!!! Sinceramente, diga-me em q parte do UK está que eu vou já aí pagar-lhe uma cerveja, com a condição dos palpites serem sempre positivos ;) abraço

  5. Boas,

    Aprecio de sobremaneira os seus posts, mas estranhei o facto de neste último não ter mencionado a arbitragem, já que aos 10 minutos o Slimani vinha para a rua e aos 87 há a mão do Maurício com direito a penalty e expulsão. Apesar de estes casos, eu considero, tal como você, o empate ajusta-se porque o jogo foi repartido em termos de domínio e oportunidades de golo. Mas analisar um jogo assim, apenas e só pelo futebol jogado por ambas as equipas, retira um dos factores que pesa muito nos resultados, que é a arbitragem. Se o sr olegario fosse competente o FC Porto tinha saído de Alvalade com os três pontos e o Sporting tinha dito adeus ao título na 6 jornada.
    Abraço

  6. @Ivo: Nottingham, ha ja uns 8 anos. Esta era uma das previsoes mais faceis, mas apesar de ir contra a minha equipa fico contente de estar a acertar em quase todos os resultados do Porto esta epoca. Diz do meu conhecimento da equipa. E sei que mal o Oliver volte a equipa vamos ter equipa novamente, mas precisamos de um Herrera mais capaz de fazer o corredor, de extremos mais batalhadores na recuperacao imediata da bola e de um meio campo de transicao rapida, so isso. Quando o Oliver esta em campo a bola e fluida e vai quase sempre para a frente, e nas vezes que vai para os lados a primeira movimentacao dele e na subida no terreno. Poucos sao os nossos medios a fazer isso com a velocidade e a inteligencia do Oliver. Mas se vale de alguma coisa, eu sinto que o Porto vai vencer frente ao Shaktar Donetsk. Honestamente que tenho a percepcao de que vamos corrigir muitos erros e sacar de la um 0-2 com uma exibicao muito decente. Abraco. Ah, e nao e diga-me que me faz sentir velho, tenhio 35 nao tenho 65.

  7. Jorge
    Pinto da costa perdeu o carisma(e o Porto tambem) na entrevista
    Ouvi o VgP,dizer que troupe Julen para haver RABULUCAO.
    Esqueceu se de referir,que a principal revolucao introduzui ele proprio com a utopia jardel,dai para frente so Mourinho se libertou dessa disfuncao,as vezes,engracado que o individo que esta no clube actualmente,lembra me o treinador pelo qual tive(odio),por nao saber utilizar o plantel,para alem da utopica forma de jogar,que me AFASTOU das antas ate os dias de hoje,so que este nao fazia rotatividade porque nao sabia.Falo da pessoa que foi para selecionador,mas no momento actual com todo o merito,so que quando esteve no Porto era uma aberracao.
    Quanto o jogo,o processo ofensivo contruido,pelo clube ,e um esterco puro(Merda mesmo da grande) este e o nome ,que dou ao tempo dado por Mim para ver aquilo .Jogadores desposicionados,passe sempre (sempre) atrasado,pessima rececao da bola, nao falo dos centrocampistas nem dignos sao,de me fazerem perder tempo.
    Brahimi ,nao tem cultura de fazer uma equipa jogar,segura sempre a bola,portanto vai demorar bue,se o desviarem para o centro,a ganhar rotinas para por o clube a jogar como equipa.
    Relembrar ,que numa opiniao minha ha poucos dias atras,disse que o Porto actual,e igual a quaresma,ou seja um pedaco de nada,no futebol,sobrando o poder economico
    FUI

    1. Andas afastado desde o tempo do fernando santos ????… – Ainda bem que és tu mesmo! Imagina só a nossa pouca sorte se eras tu e mais alguns!

    2. Podes ir sempre com o teu curso superior de FM, ensinar ao Lopetegui como se faz…ainda bem que tipos como tu ficam em casa. Podes sempre apreciar os lampioes ou os lagartos

  8. Jorge
    Vou deixar opiniao,sobre Oliver
    Lento demais,na execucao do processo ofensivo,qualquer meio campo competitivo,concentrate e pressionante,anulam rapidamente,agora juntem qualidade a esses processos e ficam com um Jogadore apatico
    Fui mesmo desta

  9. Tens toda a razão no que escreveste, o nosso meio campo parecia cheio de baratas tontas, isto do Ruben neves ser titular com 17 é muito giro mas não esperem que não acuse a pressão nos jogos a sério, terça contra o Shaktar haja o bom senso de o deixar no banco, Evandro tem que ser titular, tem outro andamento.
    Outra questão que eu reparo ha seculos é a dos cantos, nunca dão em golo, não sai cabeceamentos, nada e nos livres vá la que o Brahimi resolve de vez em quando.
    Com este plantel temos muito que melhorar.

  10. Já escrevi esta mesma opinião no Pobo do Norte por alturas do jogo com o Guimarães e os dois jogos seguintes não mais fizeram do que confirmar a faladura. Lopetegui engana-se de forma crassa quanto ao sistema de jogo adoptado, porque o perfil do plantel não é o mais adequado. Um meio campo de “carregadores de piano”, com Herrera, Casemiro, Ruben neves, não é ideia nova – lembram-se de Paulo Fonseca? Lopetegui pretende incutir um estilo de posse e rotação constante, à moda espanhola, num plantel sem Xavis nem Iniestas. Do ponto de vista defensivo, pelas mesmas razões, é o caos, porque Ruben e Casemiro pisam os mesmos terrenos, resultando em descoordenação frequente no primeiro momento defensivo. Os centrais estão sob demasiada pressão. Cenas como a de Maicon em Guimarães serão expectáveis. O meio campo não constrói, uma vez que não é essa a sua vocação. A rotação da posse de bola, com variações de flanco frequentes, é demasiado lenta para a basculação da defesa adversária, de modo a criar espaços de rotura. Prova disso mesmo foi a facilidade com que o Boavista defendeu todo o jogo, mantendo somente princípios de posicionamento em campo que se ensinam ao nível das distritais. São gritantes as dificuldades em criar perigo e os constantes passes falhados, porque a charneira dos movimentos construtivos compõe-se de médios com características defensivas. Os laterais estão amarrados e são raras as vezes em que passam do meio campo. A mesma coisa com quem desempenha funções de extremo, depauperando o jogo interior (que Lopetegui abomina).

    Tal como na temporada passada, Jackson é um naufrago num mar de centrais. E bem vistas as coisas, as diferenças entre Lopetegui e Paulo Fonseca ficam-se por um plantel de superior qualidade e uma melhor estratégia de comunicação. Parece-me muito pouco ser um “downgrade” castelhano de Vítor Pereira. Sei que exponho a jugular aos ataques de confrades portistas, mas estou francamente convencido de que, ou Lopetegui muda de ideias e assenta um modelo de jogo adequado ao perfil do plantel, ou iremos a caminho de outro brilhante 3º lugar. Não estou optimista, porque o mister tem reincidido em fórmulas que deram maus resultados, sem outra explicação plausível que não a mera teimosia, ou fé em que a repetição da mesma experiência venha a produzir resultados diferentes. Talvez a 1ª parte em Alvalade tenha sido a confirmação definitiva para Lopetegui.

  11. Jorge
    Vinha esclarecer umas questoes,deixadas abertas por mim,quando falo de passes atrasados nao estou incluindo os biqueiroes do gajo Espanhol,que jogou a central esses foram compridos bem compridos.
    E quando falo de processos ofensivos de esterco.NAO estou incluindo,transicao,porque merda ,è algo que existe,esta la è real,a transicao ofensiva da equipa nao existe.
    O melhor existe,como em qualquer partida de bola no recreio de uma escola,e so me estou a referir a primarias,porque nas outras ja existe outro tipo de sapiencia.
    Jose,o brrrrrr(benfica) foda se foi dificil escrever is to,tem o meu respeito(pouco),porque mesmo na merda merda merda,NUNCA deixaram os seus processos desde os tempos Ericsson,ate agora.
    E ja agora,Jorge,vou me despedir ,Lembrando me a Mim mesmo,que o futebol e coisa mais importante da vida das coisas que na realidade nao teem importancia para nada.
    Jorge,Apesar de nao concordar consigo sempre Bem Haja por este Seu espaco
    Fui-me

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.