Baías e Baronis – FC Porto 2 vs 1 Braga

220997_galeria_fc_porto_v_sc_braga_primeira_liga_j7_2014_15.jpg

Não se faz, amigos. Um gajo tem um casamento no dia anterior e ainda vai para o jogo meio ressacado, para apanhar um heart-fucker destes. E podia tudo ter sido tão fácil, porque apesar da combativa equipa do Braga nos ter dado água p’la barba (especialmente no meio-campo, bem mais rijo e lutador que o nosso…mesmo com Ruben Micael em campo, imaginem!), há uma clara diferença de talento entre as equipas. Começa a ser um lugar-comum assinalar este pormaior, mas tem sido graças às individualidades que nos temos vindo a safar. Hoje foi San Juanfer que nos safou de um buraco por nós cavado, que poderia ter sido ainda bem pior se não houvesse um lampejo de qualidade colombiana a trazer o golo da vitória e a iluminar as bancadas do Dragão que andam mais nervosas que um adolescente antes de convidar a miúda mais gira da turma para irem ao cinema. Vamos a notas:

(+) Quintero. Quase perfeito no passe curto e médio, especialmente quando consegue rasgar o meio-campo à procura de um jogador que apareça pelo flanco. Vi grande parte dos passes diagonais que fez enquanto esteve em campo da forma mais adequada para avaliar o talento do moço: por detrás dele, no enfiamento perfeito da direcção do passe. Podiam pôr 80% dos médios do FC Porto dos últimos anos a fazer aquele tipo de passes consecutivamente e garanto que não acertavam metade para o dobro das tentativas. Excelente também no golo, provou que a jogar como “10” é como mais rende. Que continue e não se chateie por não jogar sempre.

(+) Danilo. Continuo a gostar muito da forma como está a colocar a alma, o suor e a capacidade física ao serviço da equipa nesta época. E hoje, mesmo depois de falhar um golo feito (porque quis controlar a bola em vez de mandar um tiraço ou encostar a bola de pé aberto para o canto mais distante…seu NABO!), foi dos poucos que me deu um gozo bestial de ver a correr, a subir pelo flanco e a descer em corridas imensas, já que raramente teve o apoio que necessitava da parte do extremo que jogava do seu lado. Palmas, puto, palmas!

(-) As pernas. No jogo contra o Boavista, disse o seguinte: “Estamos na 5ª jornada e já vejo vários rapazes do meio-campo para a frente a vomitarem-se todos para acabar um jogo. Sim, jogámos muito tempo com dez jogadores. Certo, estivemos quase sempre com a bola nos pés, o que cansa mais. Compreendo, Ruben Neves tem 17 anos, Herrera e Brahimi estiveram no Mundial. Mas não é bom sinal quando chegamos a meio da segunda parte e os dois jogadores mais importantes na construção ofensiva da equipa estão agarrados às pernas e o desequilibrador principal da equipa não aguenta mais que duas ou três corridas. Começo a pensar que a rotação imposta por Lopetegui se deve mais a factores físicos que tácticos…“. Não percebo muito de músculos nem das métricas que são idealizadas para a constituição de um corpo humano perfeito. Nem tão pouco sou um perito na percepção do que faz um jogador de futebol conseguir correr noventa atrás de noventa minutos em alta pressão e alto rendimento. Mas posso inferir que se a rotatividade pode permitir que alguns rapazes descansem e se sintam mais capazes para enfrentar o próximo jogo com mais capacidade física, também posso entender que haja alguns rapazes que têm dificuldades em manter um ritmo constante se não jogam todas as semanas. É uma questão de ser encarcerado por possuir um canino ou por abdicar da mesma posse, mas será que a rotação de jogadores não ajudará a que a equipa não aguente mais de 70 minutos em condições? Ou estarei apenas a arranjar desculpas para um plantel que tem tanto de qualidade como de falta de capacidade física?

(-) Macios da defesa para a frente. Houve muitas, imensas, DEMASIADAS progressões com a bola por parte do Braga sem oposição credível por parte dos nossos médios e extremos. Excluindo Jackson deste grupo, ele que tantas vezes vem atrás para cortar bolas de carrinho na perfeição, temos um grupo de rapazes extremamente talentosos mas que não parecem muito dispostos a usar de um jogo mais físico (não violento, atenção!) para chegar aos seus propósitos. Não sei se Tello tem medo de se lesionar de novo na coxa, se Óliver receia magoar o ombro de novo, se Brahimi se amedronta de perder algum do seu imenso talento ao encostar o corpo ao adversário ou se Herrera percebe que não chega cravar as pernas no chão e esperar que o adversário não o contorne. Agora que as zonas de pressão parecem mais bem estruturadas, é definitivamente necessária mais agressividade na recuperação da bola na zona média.

(-) Repetir Marcano no onze. Compreendi a entrada do espanhol contra o Shakhtar, já que precisávamos de um “holding midfielder” para recuperar a bola em força quando fosse necessário frente ao meio-campo menos brasileiro do mundo, apesar de ter três ou quatro brasileiros. Mas no jogo de hoje não consigo perceber a vantagem. A posse seria quase de certeza nossa de início a fim, obrigando os médios a recuar para construírem o jogo de trás para a frente. Herrera, o aguadeiro responsável por trazer a pelota a partir da zona central, atrasa-se no terreno e obriga a que o outro médio bascule enquanto o médio mais ofensivo fique mais à frente a criar linhas de passe. E Marcano, le pauvre, não sabe mais do que agir como parede para receber a bola de costas para a baliza adversária e atrasá-la para os colegas. Não desequilibrava, não recebia a bola em posse e não criava espaços para a receber em condições. E ninguém esperava que o fizesse…a não ser Lopetegui. A saída dele e de Herrera (mais um jogo fraquinho do mexicano) vieram 45 minutos mais tarde do que deviam.

(-) Alex Sandro. Mal nos cruzamentos, mal no controlo da posse em zona defensiva, mal na subida pelo flanco e particularmente mal no endosso da bola em situações de recuperação de bola, com dois ou três passes absurdos e direitinhos aos pés dos adversários. Notou-se bem o estouro das pernas quando começou a pontapear o esférico na direcção da arquibancada. Um jogo para esquecer.


Três pontos. O equivalente ao que foi conquistado nas últimas três jornadas. Continua a ser o meu grande medo nesta equipa: que se perca grande parte do campeonato antes de a podermos apelidar como tal…

21 comentários

  1. Notas sobre as notas:
    -Alex Sandro. Parece-me injusta a apreciação global. De notar que safou pelo menos 2 golos praticamente feitos e que fez várias recuperações em velocidade.
    -A questão do Marcano compreendo o que dizes. Mas parece-me que o Marcano está a ser desaproveitado para uma função que podia ser interessante: no momento do inicio da construção e já que o herrera e/ou oliver descem em apoio, o marcano podia então abrir numa faixa para permitir a subida do lateral respectivo permitindo até o extremo dessa faixa vir para dentro do bloco adversário, abrindo linhas de passe.

    Depois parece-me também que o Porto, quando pressionado, não reage em conformidade. Fica muitas vezes como se nada fosse, demasiado estendido no momento da construção, ou seja, se estamos a ser pressionados, não é muito compreensível que o meio campo tenha que CORRER (para trás) para apoiar, em vez de ESTAR lá atrás a apoiar mantendo as distancias entre sectores (baixando também o ataque). Na prática: se são consensuais as limitações técnicas do trio centrais/pivot, que sentido faz pedir a esse mesmo trio passes de 30 metros (sendo estes passes sempre de alto risco pois realizam-se no centro do campo e normalmente de e para jogadores ou pressionados ou com adversários por perto que não permitirão más recepções)? Cada 5 metros a menos naqueles passes seriam com certeza percentagens maiores de sucesso dos passes subsequentes e porventura dos ataques (e pela minha parte menos cabelos brancos).
    Poder-se-á dizer: epá mas não ficamos demasiado encolhidos? Com os extremos que temos e com a qualidade de passe de alguns do meio campo, a equipa que caia no engodo de subir atrás da nossa descida corre riscos altíssimos.

  2. Jorge, faltou um belo de um baroni para o Herrera!
    Neste tipo de jogos, em casa, temos de meter mais jogadores ofensivos. Houve respeito a mais pelo Braga. E mais uma vez facilitámos no nosso último terço…

  3. Jorge, eu devo ser louco varado do juizo mas ando a curtir ver o Porto jogar como ninguem. Pessoalmente digo-te que o que mais me irrita no Porto e o naometer o pe. Nao o mete no acelerador quando e preciso e nao mete na disputa de bola. Metesse o Porto o pe nessas duas ocasioes e nao passava as atribulacoes completamente desnecessarias que anda a passar. Mas volto a frisar pela n-esima vez,uma vez mais o Porto sofre um golo e reage, a exemplo do que tem sido a rotina esta epoca. Eu prefiro ver o copo meio cheio, temos uma equipa que acredita e reage. Agora, que a equipa tem a tendencia, estudada ou nao, de abrir um circulo vazio no meio-campo que devera servir de engodo, forcar a defesa adversaria a tentar a subida no terreno para depois lhe lancar o ataque venenoso. SIM! Parece-me estrategia, mas parece-me que ainda esta muito longe de perfeita, quando se aperfeicoar devera entao funcionar como se deseja. Um ultimo reparo, alias dois: 1) E natural depois de tres empates a equipa estar pouco confiante, nao quer cometer erros e por tal nao arrisca, e isso afecta a qualidade do jogo ofensivo, acima de tudo, mas aquele golo do Braga e o perfeito exemplo dessa nossa fragilidade. 2) Eu ja tenho idade para comecar a acrediotar mais, penitencio-me como adepto. Ontem quando sofremos o golo desliguei o streaming so para nao me enfurecer com aquele desperdicio de talento. Quando decidi ganhar bolas na genitalia outra vez, ja oQuintero tinha brilhado. Shame on me. Quanto as minhas previsoes, estao a precisar de uma afinacao depois de dois resultados errados. nao e facil, amigos, nao e nada facil, mas ainda antes do Natal acredito que acerto e vai tudo do Porta19 comer a minha pala, facam figas. Um abraco desde a fria Inglaterra. Porra que aqui so chove, cara+++

    1. não tenho dúvida que és louco, isso nunca esteve em questão. mas a equipa ainda não está a jogar como tal…espero que não demore muito mais tempo a chegar lá ;)

  4. Boas Jorge,

    Bateu a saudade quando li o teu comentario pre-jogo. Temos que repetir Dublin um dia destes no Dragao! :)

    Quanto ao jogo de ontem, para mim a equipa que entrou na segunda parte deve ser a equipa titular. O Herrera esta de volta ao que era no ano passado e a entrada do Marcano nada tras a equipa. Perdemos claramente na transicao. Continuo a nao atinar com o Maiconas e a dizer que precisavamos de um central a serio. Chego ao ponto de pensar que ate preferia ver o Rolando a jogar ao lado do Indi…

    Mas no meio disto tudo, eu gosto da equipa. A teoria esta toda la, falta limar arestas. Com uma equipa praticamente nova, nao se pode pedir muito mais. Gosto que ja nos estejam a fazer o enterro, a dizer que somos fracos e que o nosso treinador e uma merda. Depois no fim e que se fazem as contas e normalmente a caganca da mau resultado. Espero que assim seja outra vez este ano.

    Acho piada aos comentarios sobre a arbitragem de ontem. No lance final ha contacto mas nao para cair. Para mim nunca apitaria penalty, mas o Indi anda a por-se ao fresco. Gostava de ver a madalenas a comentarem o lance do penalty sobre o Alex Sandro em que ele um amarelo. Pois…

    Abraco,
    Joao

  5. Jorge
    Ganharam,foram ambas equipas ,tecnica e jogadores ,iguais a si proprias, Nada Novo,para Mim.
    Eu ,sigo nao entendendo o fascinio,pelo 4 3 3,desde que ………panos para Mangas.
    Neves ,quando dominar(se) a tecnica de remate,talvez seja um caso serio
    In te. . .fui me

    1. estás com um alinhamento demasiado estático para o que se tem vindo a ver nos jogos. os médios não abrem em leque, trocam verticalmente de posição e jogam mais próximos. e um dos problemas é mesmo o dos extremos jogarem tão perto da linha sem que o meio-campo suba para apoiar. no legs, no brains, no flow…

  6. Cada vez confirmo mais o que já aqui escrevi… ” Temos um óptimo Director Técnico, mas como Treinador, muito muito fraquinho.”
    Se vamos engatar ? sim de certeza… O pior é se já vamos a 8 pontos nessa altura…

    1. Puxa pessoal, voces nao tem fe nenhuma. deixem la o gajo trabalhar. Hoje director tecnico amanha grande revelacao como treinador. Mas o tipo comecou “ontem”, quando a epoca acabar logo se fazem as contas!

  7. brahimi – baroni

    Que se passa com este postal que agora não passa as bolas ?! Que me lembre 3 lances em que devia ter passado a bola e foi um guloso. Até o lopetegui ficou a mandar vir com o gajo.

    Parabéns ao quintero que faz uma diferença parva atrás do jackson. Ainda sobre o quintero, i rest my case. :)

    1. o brahimi raramente vai passar as bolas se pensar que consegue progredir em drible. quando está em forma, não duvido que desequilibre, mas quando tem um jogo menos bom como o de ontem…just deal with it :)

  8. OH! Alguém falou bem do alex sandro, o gajo que está mais em sub rendimento da equipa.

    Sim fez dois cortes in extremis, mas se estivesse no lugar dele para cortar a bola das outras vezes, se subisse com a bola, se centrasse, se não tivesse passado para o adversário 4 vezes à entrada do meio campo… ainda era ela por ela, mas não!

  9. Eh pah este Lopetegui já começa a dar cabo dos nervos, cerca de 20 minutos de jogo e rematamos á baliza uma vez após o braga nos ter apertado!
    Este “Lopatêgo” é parvo ou faz-se? Quer defender sempre o zero a zero?
    Aborda os jogos ao contrario, entra com equipa toda defensiva a jogar para trás sem pressão alta a convidar o adversário a pressionar e depois claro aparecem os erros, só depois de se ver com as calças na mão e ver que vai empatar ou perder mete a equipa a jogar para o ataque e pasme-se que bom futebol se jogou!
    Porra pah só queria um treinador normal com ideias de querer ganhar os jogos mais rápido possível, entrar a matar em cima do adversário, a partir dai que invente o que quiser!
    Por os jogadores a correr atrás do prejuízo em todos os jogos não há físico que aguente, tudo pela aparente falta de “tarecos” do treinador e ontem ainda tem a lata de achar que a equipa da 2 parte é muito ofensiva que arriscou “Decidimos arriscar com uma equipa jovem e apenas 4 defesas.” não sei se ria ou chore!
    Vai catar piolhos Lopetegui. é o que me apetece dizer, já começa a arranjar desculpas a mais ou é nervosismo ou cansaço ou ansiedade ou arbitragem!
    Mas o que eu gostava mesmo era de estar completamente errado e isto ser apenas um arrelio e uma embirração por este espanhol me fazer perder a calma quando vejo os jogos e de dizer mais palavrões em 90 minutos do que durante a semana toda!
    Saudacoes

  10. Boa tarde,

    Mais uma pilha de nervos ontem… Mais uma diarreia mental a oferecer o golo ao adversário…
    Começo a achar que o jogaço do Brahimi contra o Borisov foi contra producente… agora acha que é o Maradona e não precisa de passar a bola a ninguém… é preciso que alguém o chame à terra. É também preciso que alguém reúna o Argelino e Tello numa sala, numa reunião do estilo “terapia de casais” para tentar perceber o que é que se passa… parecem amuados um com o outro: Brahimi dribla 3, tem Tello em excelente posição para finalizar, mas não lhe passa a bola para fazer uma merda qualquer; Tello dribla 3, tem Brahimi em excelente posição para fazer o golo, mas não lhe passa a bola para uma merda qualquer fazer… Perdi a conta ao número de vezes que isto aconteceu…

    Concordo com o erro ao incluir Marcano no 11 mas gostei que, mais uma vez, não tenha tido medo de mexer e que tenha feito duas (belas) substituições ao intervalo.

    Não vou bater mais no Herrera… mas Hector, se me tiveres a ler, antes do próximo jogo, diz ao mister que estás com diarreia e não vais poder jogar. Fazias um favor à malta…

    Tenho saudades de uma vitória clara e tranquila para o campeonato… é que por este andar vou morrer cedo…

    Um abraço

  11. boas,
    logo que acaba o jogo o que vem a mente é jogamos bem, podíamos ter perdido ou empatado mas ganhamos, futebol aberto e no meu ponto de vista ate bonito e com o problema no meio campo, faltando afinar entre um meio campo defensivo e um meio campo capaz de rodar e atacar bem.(oliver e quintero de inicio muito ofensivo mas com marcano fica defensivo e sem poder de passe e com herrera é um so apareçe de vez em quando)acho que estamos no bom caminho, ficando com uns cabelos mais brancos(depois meto umas riscas azuis e fica tudo bem) mas principalmente com vontade que venha o próximo jogo porque estou a gostar do que vejo, com ou sem ataque de coração. :).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.