Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 0 Boavista

217556_galeria_fc_porto_v_boavista_primeira_liga_j5_2014_15.jpg

Amaldiçoo as palavras que proferi antes do início do jogo, enquanto o céu abria todas as torneiras que tinha, descarregando água com a força de onze deuses e a intensidade de outros onze. Nessa altura, protestava eu com o árbitro que avaliava as condições do pobre relvado e reclamava pela pouca celeridade da drenagem e das decisões dos fulanos de negro. E agora, penso que mais valia o jogo ter sido adiado. Talvez o passe de Tello tivesse chegado a Brahimi. Talvez Maicon não tivesse sido imprudente. Talvez os remates de Herrera tivessem chegado à baliza. Talvez Mika não tivesse agarrado as cabeçadas do Jackson. E talvez não estivesse agora com um mal-estar tremendo e cara de chateado. Talvez. Vamos a notas:

(+) Marcano. Bom jogo na estreia absoluta. Excelente a jogar pelo ar, de toque fino e prático, a colocar sempre a bola no chão antes de a passar para um colega. Apesar de raramente ter sido obrigado a desempenhar as tarefas inerentes à posição que ocupa, esteve perfeito nalguns cortes pelo relvado e quando Lopetegui o colocou quase no centro do esquema de três defesas (Casemiro foi mais volante que central) esteve seguro e sem tremideiras. Em Alvalade veremos se vale alguma coisa a defender contra uma equipa a sério.

(+) Danilo e José Angel. Tentaram tudo para que a equipa conseguisse criar situações de perigo na área e fizeram os dois flancos dezenas de vezes durante todo o jogo. O espanhol recebeu mais apoio que o brasileiro e pareceu sempre com vontade de colocar a bola na área mas fê-lo com critério e sem abandalhar nos cruzamentos excessivos. Falta-lhe a capacidade de furar como Alex Sandro mas parece ser uma boa alternativa, nivelando um pouco por baixo. Danilo começou mal o jogo, com muitas cruzamentos e passes falhados, mas foi subindo de produção e nunca desistiu. É essa uma das grandes mudanças em Danilo nesta época: a mental. Espero que assim continue.

(-) A expulsão de Maicon. Imagino que vai haver duzentas opiniões acerca do lance e mais de metade vai achar que não era motivo para expulsão. Porque era a meio-campo, porque a entrada foi 12 graus desviada na vertical do que se pode considerar “por trás”, porque foi a primeira falta, entre outras. Mas é na verdade muito simples de analisar o lance. Duas simples premissas: a entrada é dura, de pé levantado e acerta no jogador por trás (de lado, como quiserem). Maicon foi imprudente e colocou-se à mercê do árbitro, só isso. Já vi dezenas de lances iguais que não mereceram cartão, nem amarelo nem vermelho. E já vi outras tantas dezenas que acabaram com o faltoso a ser expulso. Calhou-nos a segunda. E, caros portistas, pensem no seguinte: se fosse de outra cor, o que diriam do árbitro se não expulsasse o rapaz?

(-) A condição física da equipa Estamos na 5ª jornada e já vejo vários rapazes do meio-campo para a frente a vomitarem-se todos para acabar um jogo. Sim, jogámos muito tempo com dez jogadores. Certo, estivemos quase sempre com a bola nos pés, o que cansa mais. Compreendo, Ruben Neves tem 17 anos, Herrera e Brahimi estiveram no Mundial. Mas não é bom sinal quando chegamos a meio da segunda parte e os dois jogadores mais importantes na construção ofensiva da equipa estão agarrados às pernas e o desequilibrador principal da equipa não aguenta mais que duas ou três corridas. Começo a pensar que a rotação imposta por Lopetegui se deve mais a factores físicos que tácticos…

(-) Tello. Trapalhão, incapaz de adiantar a bola uma distância aceitável e decente para a conseguir continuar a controlar em drible. Nada lhe correu bem, desde a assistência de morte para Brahimi que ficou na piscina, aos cruzamentos falhados e aos 1×1 inconsequentes. Muito fraco para alguém que sabe muito mais que isto e apesar de ser um homem de irreverência e velocidade, tem também de perceber que tem de fazer alguma coisa de jeito depois de acelerar ao largo do adversário. Hoje, não fez nem uma nem outra.

(-) As opções de Lopetegui. Ao intervalo íamos discutindo o que poderia ser feito para mudar o jogo. A jogar com menos um homem, as opções não eram muitas e cada uma era mais radical que a anterior. A ideia dos três defesas não seria impossível de funcionar, mas o consenso entre os colegas de bancada estava na mudança do tipo de jogo para um approach mais directo, mais incisivo, alheando um pouco da posse e atacando mais agressivamente a baliza adversária que até então pouco tinha sido alvejada. Sai Tello, entra Aboubakar (ou Adrián), passa Brahimi para o meio a ver se saca um livre ou um espaço entre os defesas, mandam-se subir os laterais e siga. Não seria fácil, com o meio-campo tão pouco elástico, lento demais para cobrir as subidas dos colegas pelas alas, mas era um risco que se aceitava. Tomadas as decisões, olhámos para o campo…e o jogo continuou como estava. Ninguém nega que podíamos perfeitamente ter marcado dois ou três golos durante os noventa minutos. Tivemos oportunidades, muita desinspiração e alguma incapacidade de rematar de longe em condições. Mas Lopetegui merece a minha crítica porque não mudou. Porque parece estar fixo na fidelidade a um modelo táctico que privilegia apenas a forma que ele vê como certa. Repare-se na entrada de Adrián. Colou-se o espanhol à linha esquerda, enquanto que Ruben definhava no meio-campo e Jackson continuava abandonado como um filho bastado à porta de um convento, esperando que um fugaz cruzamento de Quaresma ou uma jogada de Brahimi conseguissem criar algo que até então não tinham conseguido. Lopetegui mostrou a todos que é este o caminho que vai seguir. E se houver obstáculos nesse mesmo caminho, não está disposto a mudar muito para os contornar. Os teimosos são assim.


E lá vão quatro pontos. Quatro pontos desperdiçados numa fase tão incipiente da temporada, que nunca mais serão recuperados e que tanta falta nos podem fazer mais lá para a frente. Na sexta-feira, não podemos perder mais pontos.

25 comentários

  1. Teimosia de Lopetegui. Tem que existir o plano “b” e pelo jeito… ele não existe. Tem muitos Boavistas ao dobrar da esquina.  E se o general Inverno mostrar suas estrelas para valer? Vamos continuar com a “posse”? Hoje demos de bandeja a liderança isolada… Começo a ficar apreensivo com alguns fundamentos deste Porto de Lopetegui!
    Ps: não estou a gostar da comunicação dele.

  2. Fonseca V2.0. Ter um ponta de lança e não o meter aos 60′ (até devia ser logo ao intervalo) é de loucos…

    Nem “no desespero” se bombeiam bolas lá pra cima…mete-se lá no meio um central…atira-se à baliza de qualquer jeito…não se faz nada…

    Infelizmente, mais uma época em que se não se marca até aos 70′ já não se consegue marcar…

    Acabaram as ilusões. Podemos entrar no modo “venha a próxima época”…

  3. Bem, não ouvi ainda os comentários do “mister”.

    O Maicon foi tótó… para mim o vermelho ficou bem. Claro que deslizou e parece mais bruta do que realmente foi mas não pode fazer aquilo. Period.

    O FCP em si, foi igual a si próprio: muita posse de bola e meia dúzia de oportunidades, honestamente gostei do que vi sendo que o FCP se manteve igual a si próprio a jogar com 10. Devíamos ter ganho, faltaram remates ali … hesitava-se muito a rematar.

    baroni:
    tello ( wtf… nem parecia ele ) e brahimi ( caramba o gajo queria levar a bola para casa ?!?!)
    baias:
    herrera ( cortou tudo fez bons passes… errou poucos ), ruben neves ( sempre presente o jogo todo) e jose angel ( o puto tem o meu voto!)

    Acho que os extremos foram uma merda não se nao fosse o danilo e o angel nao tinhamos centros decentes.

    P.S – Como é que é possível em 10 cantos só um levar perigo ?! Ainda ninguém da equipa técnica reparou que ninguém sabe marcar cantos ?!? Dio mio.

  4. Eu sinto sinceramente que ainda agora as coisas comecaram e aquilo que pode ser um estado de graca inicial do Benfica, e se quiserem de um Sporting, nao tem obrigatoriamente que ser a nota dominante da epoca. Lopetegui ainda agora comecou a conhecer a liga que disputa, mas sinceramente ja lhe deviam ter dado a conhecer as muralhas da China que se impoem ao movimento dos nossos rapazes, e ninguem lhe disse. Ou entao ele nao fez caso. De qualquer forma ou aprende rapido ou a epoca esta perdida a 10a jornada, mas nao estou assim tao preocupado quanto voces porque ja aprendi uma coisa deste Porto, TUDO PASSA PELA FORMA COMO COMECA. Este Porto pela falta de entrosamento e imaturidade que ainda tem, e mais a mais pela falta de um lider no centro do terreno, e muito dado a ondas, e se entra bem arrasa como fez com o BATE, se entra mal, deixa-se lento e sem ideias como com o Boavista.

    A expulsao nao tem qualquer margem para duvidas, a minima, nada! Maicon prejudicou a equipa e Reyes merece entrar de inicio num proximo jogo a doer. Reyes tem que ser testado num derby para “sangrar” o motor e acordar para a vida, senao mais vale ir rodar no Liege umas tres epocas.O que mais me preocupa e isto, o Porto e uma equipa sem timoneiro no terreno central, o Porto e temperamental no seu jogo, tal e qual uma equipa adolescente, e o Porto esta a dar espaco a uma equipa banalissima do Benfica e a uns tristes do Sporting com estas exibicoes palidas. A nossa equipa e boa, mas precisa de um gajo la dentro a berrar com eles e a distribuir calducos.

    Contudo sinto que o tempo nos levara a bom Porto; eu tenho um feeling tremendamente bom relativamente a este Porto e acho que mal descubramos o nosso mid-center maduro, o Porto mete a quinta. Uma ultima nota, o Tello e batalhador e segura bem a bola, so isso, e disso ha as panelas na segunda b.

    1. Pudget,

      Apoiado e vê-se o bom trabalho. Contra andores e já bem “rotinados” é que é dificil em particular o vermelho.
      Não conseguimos marcar e apenas isso. Se tivéssemos ganho por 1-0 estaríamos a cantar loas e que até com 10 levamos tudo à frente. Portistas, calma e serenidade, a época vai ser bem longa. Óptima classe de Marcano… O Andor vermelho vai engripar mais cedo que se pensa.

      Agora, ganhar na 6a para pôr o gordo carvalho a pão e água que precisa!

  5. Jorge
    Se permitires gostava de deixar aqui um 3ponto1
    Desde ja,uma palavra para Domingos pelo trabalho horrivel atualmente ha vista livre,depois os homens do boavista ,que de jogadores de futebol so teem o nome,porque chutam a bola com os pes.
    Eu,sou da opiniao,que o Porto e sempre melhor sem maicon,independentemente das fatalidades,mas desde que chegou.
    Agora, nao sou figura de conseguir ter vontade de assistir e ver jogos do Porto ,mas de ha cerca7 anos para ca,e algo que vejo esporadicamente.
    Portanto o que Eu,Quero salientar,e que quando acho que o show,do tony carreira,traz Mais qualidade ,que um jogo de bola ,da equipa em questao,Algo esta Erradamente MAL.
    E nao,e,de agora,ja gem de largos anos

  6. Ja começa o desespero entre adeptos, tudo porque o Benfica ja esta a 2 pontos e perdemos o fulgor do inicio de época!
    Lopetegui esta a “errar” de forma propositada e por teimosia, pois nem as melhores equipas do mundo conseguem fazer mudanças na equipa tão drásticas de jogo para jogo como ele tem vindo a fazer e ter bons resultados!
    Os jogo contra o Vitoria de Guimarães e Boavista são reflexo dessa rotatividade num campeonato que não é assim tão exigente em termos de calendário como são Inglaterra e Espanha!
    A ideia de rotatividade do espanhol esta correcta e teoricamente dá resultado mas na pratica é um processo ainda mais longo do que ter um 11 base e o preço a pagar por isso pode ser demasiado elevado!
    Aquilo que se pode pensar agora é que para ja os 2 rivais levam vantagem e qualquer equipa nos faz frente porque a frescura física e a vontade de jogar impera mas a longo prazo quando as lesões baterem a porta e os jogos pesarem nas pernas ainda vamos tirar vantagem por termos um plantel a jogar nem bom ritmo e intensidade!
    È o que interessa pensar por agora, ainda estamos no inicio e vamos ver o que acontece na próxima jornada para perceber a real “gana” deste treinador e deste plantel!

  7. Vamos na quinta jornada, com uma equipa nova e pelo que leio estamos quase a descer de divisao(salvo a expressao)….. Ontem ficou provado que nao temos 11 titulares mas uns 18 (nao gosto de tanta rotacao mas venha quem vier esta jogando bem) jogadores nao entraram em desespero e jogaram sempre com cabeca no lugar, bem ou mal, com ou sem sorte porque bola pra frente e fe em deus nao resulta sempre ou se ele mete se os 2 pontas lanças e nao resulta se tava se aqui agora a reclamar que ponta pe pra frente nao é bom. Pra mim neste momento o que preocupa é meio campo, falta ali um patrao que ponha tropas em sentido( casemiro defende mas falha muito passe e herrera depende se acorda bem ou nao) e a aposta em tello, rapaz corre e so isso. Tem outros alas que merecem mais tempo. De resto porto empatou mas gostei do que vi e acho que estamos claramente a caminhar na direcao certa e proxima sexta sera o grande primeiro teste desta equipa. Sinceramente acho que sera este proximo jogo a definir se temos ou nao uma grande equipa com um futuro risonho. Espero que sim. Saudacoes portistas

  8. Caro Jorge,

    Desculpa a nota mas esta semana vou ser muito, muito chato. Então no meio da semana era excelente, agora rua com ele? Mas que raio?!

    Qualquer comparação entre Julen Lopetegui e Paulo Fonseca é um insulto de lesa Pátria. Vítor Pereira foi gamado em muito jogos, empatou outros tantos e ganhou o Campeonato!

    O Campeonato é uma maratona! 34 jornadas este ano! Faltam 29! VINTE E NOVE!

    Temos uma equipa com uma defesa ultra sólida, com as melhores alternativas, consistente e forte! Isto para quem – na pré-época! – dizia que Lopetegui tinha começado a construir a equipa da frente para trás!

    Fomos gamados, muito! Não fomos gamados na expulsão, fomos gamados no critério! Como é possível que Portistas como todos nós critiquemos – bem – o Maicon por ser expulso de forma estúpida e depois digamos, ombros encolhidos, acerca da sarrefada, puxões, pés juntos, entradas por trás como as do Maicon, agressões, etc etc, do Boavista, “já se sabe que eles são assim.”

    Se há critério restritivo, é para os dois! Mas que m@%!a é esta!?

    São os próprios que criticam uma equipa INVICTA (empates aqui sabem a derrotas mas NÃO SÃO!) e a desmoralizam. São os próprios que fazem hara-kiri!

    JL está a fazer rotatividade para que todo o plantel tenha rodagem! Correu mal? Sim. Mas daqui a 3,4,5 semanas, quando o zbordem e o benfas estiverem com os bofes de fora, nós estaremos frescos, entrosados.

    Já tivemos 6 lesões, deram por ela?

    Acordem pá! Há muito para ganhar! Deixem o homem trabalhar e entrosar jogadores! Calma!

    Estamos a dois pontos, não 15!

    E btw, Quaresma jogou uma mer%#, bem como Tello e Brahimi.

    Abraço,

    Jorge Vassalo

  9. Pessoal vamos la a ter calma. Vcs esquecem-se que temos uma equipa totalmente nova?

    Vamos por partes. Primeiro cimenta-se a equipa. E para ja, nao esta mal. Falta ali profundidade no ataque? Falta. Mas nao estara o Lopetegui a forcar este sistema para criar rotinas? Sim rotinas, algo que nao ano passado nao tinhamos. Este ano temos passes e cruzamentos como deve de ser. No ano passado tinhamos ZERO! Por mim comeca por aqui. Qdo acabamos um jogo com cerca de 500 passes com alta percentagem de sucesso e 80% de posse de bola, estamos no caminho certo.

    Agora falta acrescentar profundidade. O Tello nao fez melhor que o Licu da epoca passada. O Brahimi ja pensa que e o Madjer por fazer um par de jogos bons e e aqui que o treinador tem que entrar. Mas acredito que estamos no bom caminho.

    O Maiconas fez a merda do costume. O pessoal comeca a dizer q ele esta a jogar bem, ele fica encantado e faz merda. Eu acho que era amarelo, mas nao sou totalmente contra um vermelho. O que sou contra e ter 2 pesos e 2 medidas durante o mesmo jogo (vejam o lance do penalty do Rafael do Man Utd para entenderem o que quero dizer).

    Por ultimo volto a dizer o que disse no inicio da epoca. Gostava de ganhar, mas se nao ganharmos este ano nao me importo desde que continuemos a construir a aparentemente boa equipa que estamos a construir.

    Abraco,
    Joao

  10. Jorge,

    Antes do jogo comentei, senão aqui noutro blog portista, que se fosse eu punha a grande maioria dos suplentes a titulares neste jogo. Porque era em casa e contra o Boavista mais fraquinho de sempre.

    Claro que “hindsight” (ou prognósticos no fim do jogo) é algo muito bom mas virtualmente impossível.

    Eu compreendo as opções do mister e só não percebo (ainda) a sua pouca flexibilidade táctica durante os jogos.

    Vamos ver NO FIM o que resulta desta experiência com Lopetegui. Agora ainda é vergonhosamente cedo para qualquer diagnóstico.

    Abraços!

  11. Ontem estive tranquilo a ver o meu Porto jogar e sinceramente não acho que jogou assim tão mal. A bola é que não quis entrar, se entra uma que fosse, o boavista levava uns 3 ou 4. Nem sempre é o nosso dia. Sobre o jogo, Maicon foi bem espulso, pôs-se a jeito, mas gostaria de ver este critério para todos, mas infelizmente isso não irá acontecer. O guarda redes não comprometeu, e o novo central até me pareceu excelente. Os dois laterais foram talvez os melhores da equipa. No meio campo é que eu acho que falta ali qualquer coisa. Um maestro que carregue a equipa. Ruben Neves é um excelente jogador de futuro, Herrera (se jogasse metade do que jogou no mundial estavamos bem servidos), depois faltou o Oliver Torres que é o jogador que faz os equilibrios. Os extremos têm imensa qualidade. Brahimi um fora de série, Quaresma já todos o conhecemos e Tello é muito bom jogador. Na frente o Jackson é dos melhores pontas de lança do mundo.
    Agora o que me irrita é ver os comentários a dizer que o boavista fez um jogão (ou como vi na capa de um dos jornais, voltou o boavistão). Aquilo não é futebol, 11 gajos a pontapear a bola de qualquer maneira para a frente, sem conseguirem fazer 2 passes seguidos a jogar contra 10, deviam reembolsar o valor do preço do bilhete às pessoas, pois pagar para ver a jogar assim é dessa forma que os adeptos se afastam do futebol. Bem sei que algum iluminado vai-me dizer que eles lutam com as armas que têm, mas não vejo o futebol dessa forma.
    Agora amigos, resta-nos chegar a alvalade e domesticar o leãozinho. Estou confiante num resultado tipo 0-2, com golos de Brahimi e Quaresma.

    Saudações portistas ;)

  12. Caro Jorge, como se previa, foi um prazer voltar aí ao vosso estádio.

    Muito agradável mostrar que os “ogres malvados de xadrez” estão de volta a afligir-vos a vidinha.

    Cumprimentos e good luck para a Champions

    1. malvados. malditos. os raios que caíram ontem em cima do Dragão deviam ter caído por cima de vocês, seus…nah, não tenho energia para mais. welcome back. e que tenham sido os únicos pontos que nos tiraram ;)

      bom resto de temporada. espero que fiquem por cá.

      abraço,
      Jorge

  13. Sigo o blog há algum tempo, apesar de nunca ter comentado, por achar que não irá acrescentar nada às análises que aqui são feitas.

    No entanto, senti-me obrigado a dar a opinião sobre dois assuntos. O primeiro é a preparação física da equipa.
    Julgo que Lopetegui quer criar máquinas de jogo, atletas que aguentam a exigência do futebol moderno (tática dinâmica, futebol de posse e pressão e calendário preenchido). Este choque físico é algo normal nesta altura – não é um JÁ estão cansados mas um POR ENQUANTO estão cansados. Ou seja, Lopetegui quis acelerar os padrões de rendimento dos jogadores (muitos deles habituados a uma rotação baixa) e isso reflete-se neste exato momento onde as pernas cansam mais pela carga. A médio prazo (na segunda volta talvez), os jogadores já se encontrarão com outra preparação. Este cansaço é um cansaço diferente daquele que vemos no final da temporada. Além disso, a chuva e a expulsão fez explodir os índices físicos de resistência.

    A minha segunda opinião/desabafo prende-se com o desconforto que sinto acerca da rotação que o treinador dá à equipa. Em teoria, acho positivo a ideia global de “não há lugares marcados”, dando aos jogadores níveis de motivação bons. No entanto, nenhuma equipa sobrevive com rotinas tão díspares de semana à semana. Não pode haver uma ligação de jogo e uma conexão entre a forma de jogar dos titulares se os titulares mudam constantemente, em números que variam entre os 3 e os 6 (como ontem).

    No jogo de ontem, num campo que beneficiava claramente a defesa, pôr a jogar o Evandro pareceu-me uma opção inócua.

    1. ando a bater nessa tecla offline em conversas com amigos. não desgosto das rotações de jogadores de uma forma pontual, mas tão cedo? alguns nem sabem se o colega ziga ou zaga em determinadas situações, é natural que haja um fio de jogo menos fluido e poucas situações de perigo, especialmente numa equipa que hesita no remate de longe. quanto à parte física, dou-lhe o benefício da dúvida porque não conheço as pernas dos moços, mas preocupa-me o “lá para a frente vão estar óptimos” se começarmos a perder muitos pontos agora…

  14. Sem te querer mudar a opinião, e como nem sou de comentar aqui, deixo-te apenas mais uns factores/notas tendo visto o jogo de outra forma.

    O vermelho chocou-me na altura, mas como comentei com a senhora e ambos concordamos “se o critério se mantiver assim, nada contra”.
    Continuo a achar exagerado face ao tipo de lance que é mas adiante.
    Se o critério se mantivesse nada contra… you guessed it: não se manteve.
    ainda na primeira parte 2 lances, um para cada lado… entradas a pitões por trás/lado (como quiseres) em que não se toca na bola, com apenas 3 diferenças factuais:
    1. o jogador não fez a fita ridícula do costume (que eu continuo a dizer que deve ser punida pós-jogo)
    2. a falta não foi perto da linha onde estão os bancos e consequentemente não tens 15 gajos a saltar e a gritar para o árbitro “como é possível, até se vê o osso de fora”
    3. nem amarelo foi mostrado

    Analisar o lance isolado é tão errado como falso pois o critério seguido pelo árbitro tem de ser de inicio a fim para manter qualquer nível decente de imparcialidade.

    Baroni ao Lopetegui parece-me algo exagerado da tua parte tendo em conta não só o jogo mas também o teu passado relativamente a dar baronis aos treinadores ainda o campeonato mal começou.
    No entanto, parece-me ainda mais exagerado pois o jogo continuou a seguir como tinha seguido até então e com 2 dezenas de oportunidades que provaram ineficácia da equipa.
    Se o esquema não resultasse e te queixasses disso, parecia natural, mas não foi o caso… até porque podes ver a ideia do treinador quando após a expulsão põe Indi a aquecer para nunca o meter no jogo…
    A diferença de 10 em vez de 11 foi um risco maior na recuperação e uma carga física absurda e desnecessária.
    Tudo o resto ficou igual.

    Ali em cima na tua análise do cansaço fiquei admirado como pensaste que era apenas motivo táctico todas as alterações jogo após jogo.
    Desde o inicio e olhando para o estilo de jogo e extenso plantel este ano que me pareceu que a rotatividade era para manter todos ao mesmo nível, quer físico quer de entrosamento.
    Também em relação à análise física, parece-me que te faltou mencionar que jogar à chuva cansa e jogar em relva encharcada ainda mais.
    Não sei se pensaste nisso durante a análise, mas parece-me relevante.

    No final, foi mais um jogo de a bola não entra… a ansiedade cresce… estamos a jogar a menos e por isso o risco e ansiedade crescem mais rapidamente… e no final, bastava ter entrado um golo que acredito que só 1-0 não ficaria.

    Abraços,
    Pedro

    1. entradas como a do Maicon não vi mais nenhuma, pelo menos ao vivo. acredito que tenha havido mais algumas mas menos “visíveis” que aquela, perto do banco do Boavista, com a malta toda a berrar (como fizeram todo o jogo, btw), e sabes que comparo lances no mesmo jogo e não vou buscar jogadas de outras partidas como a do Enzo na Luz. árbitros diferentes, jogos diferentes, critérios diferentes, as usual. mas em relação ao Lopetegui, a minha crítica vai no sentido da prisão a que se vai colocando quando opta por um approach que obedece apenas ao estilo de jogo que quer impôr. há alturas para tudo e estávamos em consenso na conversa ao intervalo que a melhor forma de ganhar o jogo era tornando-o feio. colocar malta na área até poderia beneficiar o Boavista a médio prazo (são mais rijos, mais duros, menos dados a jogo agradável e muito mas muito mais inclinados para o chutão para a frente), mas…um ressalto, uma cabeçada, um lance fortuito podia dar o golo. e como analisas bem, foi um jogo em que a bola não entra e disse isso em voz alta dezenas de vezes durante a segunda parte. e com a bola sem conseguir chegar vezes suficientes à área do Boavista, ainda menos possibilidade teria de entrar. acho e continuo a achar que devia ter desfeito o jogo e recorrido a uma estratégia de jogo mais directo, mais bruto, mais feio. não houve duas dezenas de oportunidades, estás a exagerar. houve 5, 6, talvez sete. com mais um homem na área e pressão extra sobre uma defesa fraca e hesitante…talvez tivesse havido mais. não, raios, APOSTO que tinha havido mais.

      abraços,
      Jorge

      1. Salvo erro estatistica final apontava 50 e tal ataques e 22 remates à baliza ;)
        5, 6 parece escasso :P
        Mais um lance que mostra o oscilar do critério é o carrinho por trás do Quaresma que o árbitro nem falta marcou, com os comentadores a desculpar por ter tocado na bola… devem achar que tocar na bola iliba qualquer toque entre os jogadores.
        Eu estava mesmo a comparar neste jogo e segundo o critério que o árbitro teve em diversos lances, em diversas zonas do terreno… da mesma forma como comentaste o penalti em Guimarães (que a ver o lance isolado parece-me casual) mas que referes, e muito bem, que o mesmo lance não pode ser falta fora da área e dentro da área não.
        O erro não está mal por si só, mas oscilação da avaliação é que está.
        Como disse o Lopetegui, errar é normal e só podemos desejar errar menos.
        Oscilar o critério de avaliação, seja por factores externos ou não (malta a berrar aos ouvidos é muito chato), é que está mal e faz parte do que, para mim, define a qualidade de um árbitro.

        Abraços,
        Pedro

  15. Jorge, como leitor “assíduo” do blog, queria dar-te mais uma vez – já que desta vez o consegui fazer, pessoalmente, no estádio – os Parabéns por escreveres tão bem sobre o nosso clube (em geral) e o defenderes da melhor forma, na bluegosfera. Revejo-me quase sempre nas tuas criticas. Não sou lá grande treinador de bancada, daí não mandar muitos palpites. Só quero dizer isto:
    Fico triste quando depois de um jogo em que o Porto faz um grande jogo na Champions, dá 6-0 ao adversário (independentemente de qual seja), com excelentes golos….e a 10 minutos do fim o pessoal começa todo a ir embora, ficando “meia dúzia” a bater palmas aos rapazes. Isso deixa-me também apreensivo porque mesmo depois de um jogo menos conseguido como o de ontem – podíamos ter ganho mesmo com 10, porra! – o pessoal desanima facilmente e começa já a deixar de acreditar no projecto do nosso Julen e do bom plantel que temos.
    Ficar alerta, sim, mas siga para cima deles f***-**!! E só nós é que também podemos ajudar!
    Na sexta, temos todos que emprestar um pouco da nossa raça Portista e Portuense à Paulinho Santos, para calar os mancos dos lagartos!
    Um abraço!

    1. surpreendeste-me, não haja dúvida, e peço-te desculpa pela forma tímida como reagi mas não sou muito dado a protagonismos e aquele sorriso nervoso que viste é o tradicional “oh, carago, que é que eu faço agora?”. :)

      quanto ao jogo e ao povo a ir embora, já deves saber que é um hábito universal que eu nunca vou conseguir entender. houve pessoal a fazer o mesmo na Kelvinada…e vê lá o que perderam. enfim, parvoíces de adeptos de ocasião.

      abraços e obrigado pelas palavras simpáticas,
      Jorge

  16. Com algumas horas em cima do acontecido, assalta-me uma ideia, que já em Guimarães me apareceu!
    Será que contratamos um excelente Director Técnico, mas um sofrível Treinador ? Vamos aguardar os 3 próximos jogos – scp – Champions – Braga !

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.