Ouve lá, ó Ricardo

ng56A6F8AE-6CAF-4CF1-90E0-A922C4D6F9CE

A não ser que o Lopetegui tenha alguma ideia Jesualdina ou Oliveiresca de última hora, vais ser tu a entrar na Allianz Arena com o teu número 21 nas costas e com a missão de fazer com que o flanco direito da nossa defesa seja mais inexpugnável para os alemães como Paulo Ferreira foi para os monegascos, Sapunaru para os bracarenses ou Danilo para estes mesmos bávaros que vais ter o privilégio de defrontar amanhã. Uso estes exemplos porque é malta que tu conheces, que já viste a jogar semana após semana e foste percebendo que um dia poderias estar a calçar umas botas em tudo semelhantes e a ocupar as mesmas zonas do terreno. São nomes grandes da nossa história, uns mais que outros especialmente nas memórias de quem já cá anda há algum tempo, bem mais que eu, mas todos eles tiveram experiências com a nossa camisola contra clubes que assustavam e que caíram como tantos outros caíram, com maior ou menor estrondo.

Escrevo-te porque até hoje tiveste apenas um jogo em condições na Champions, contra um Shakhtar que veio cá com as contas feitas e sem grandes preocupações. Curiosamente o mesmo Shakhtar que acabou por jogar contra o Bayern e que depois de um resultado simpático em casa…foi à Alemanha apanhar sete. SETE, Ricardo! E nesse teu jogo, disse o seguinte acerca de ti: “Pezinhos de veludo, fibra nas bolas divididas e um bem-estar geral que contagiou o público e encorajou a equipa.“. É esse Ricardo que quero ver amanhã, não o Ricardo que vi no passado sábado contra a Académica. O primeiro Ricardo é prático e inteligente, o segundo foi um gajo distraído que nunca se soube posicionar em condições e que facilitou demais contra um semi-adversário. Deixo-te algumas dicas vindas de um gajo que nunca jogou à bola a nível superior ao “joga uma futebolada aos sábados com os amigos mas que vê muita bola por isso acha que percebe alguma coisa disto“. Vale o que vale mas aí vai:

  • Se vires um adversário à tua frente a menos de dez metros, não te acanhes. Não vás logo à bola mas não o deixes passar muito mais.
  • Cuidado com as dobras defensivas. O Maicon tende a falhar de uma forma inacreditável nas saídas da defesa, berra com ele. Não interessa se ele tem mais meio metro que tu, guincha e faz com que o gajo perceba o que tem de fazer. E não o imites, vê lá. Se a bola estiver a pinchar na tua zona defensiva e notares que o equivalente de meio exército de Átila, o Huno se aproxima de ti com mais fome que duzentas supermodelos, manda a bola com as galdérias. Com as putas, pronto, para entenderes melhor.
  • O teu companheiro de flanco também se vai chamar Ricardo, salvo qualquer alteração de última hora. É jeitoso com os pés e (agora) até ajuda a defender. Não te fies nisso e continua a chamá-lo para tapar a linha. Se ele for para o meio para acompanhar o adversário, desenrasca-te, a linha é tua.
  • Sempre que puderes subir, pensa uma vez e faz o que o teu instinto disser. Se o teu instinto estiver certo, vais ser um herói. Se estiver errado, tens de comprar um instinto novo e garanto-te que não vai ser fácil manteres o que agora tens nesta equipa. Desculpa mas a pressão é mesmo esta.
  • Ainda não sei se joga o Ribery, o Bernat ou outro qualquer. Seja quem for, nenhum deles é mais bonito que tu. You are amazing just the way you are, lembra-te da letra desse estupor dessa música colante e mete isso dentro da tua cabeça. Mostra ao mundo que o FC Porto tem não um mas dois laterais direitos que valem milhões.

Sê grande. Aprende a ser grande. Cresce para seres grande. É nestes jogos que se distinguem os Butorovics dos Sapunarus, os Sonkayas dos Joões Pintos, os Ibarras dos Paulos Ferreiras. Faz com que ninguém consiga distinguir os Ricardos dos Danilos.

Sou quem sabes,

Jorge

7 comentários

  1. ouve lá, ó Ricardo…

    …parece que há por aí portistas preocupados com o facto de ires ao jogo na 3ª, mas eu cá tenho um feeling que vais mostrar-lhes que o gajo que vai pro Real já tem um sucessor que não lhe fica nada a dever… até dá-me a ideia que vais marcar um golito a fazer a diagonal entre o Bernat e a figura triste do Dante, deixando o Neuer a espumejar na lama da sua pequena área… mostra-lhes o que vales!!!

  2. Boas,

    Carago, que o tempo não avança … imagino amanhã :)

    Estou confiante que o Ricardo vai dar conta do recado desde que não haja muitos centros. da esquerda para a direita. Então parece que o Ribery vai jogar ? Shit.Oh well, perdem mais uma desculpa para outra derrota ;)

    No texto abaixo falavas do Quintero… e eu defensor acérrimo dele estive cá a pensar e é verdade. Não sei o que se passa com o gajo mas nem passes do catano faz agora. Mais vale a pena vender ( com pena minha ) do que permanecer cá a fazer isto.

    Também tive um vislumbre da próxima época se o FCP ganhar amanhã… perdemos meia-equipa: Danilo (done), Alex sandro, oliver(de volta a casa), casemiro(de volta a casa), tello(de volta a casa), jackson, brahimi, herrera, indi. Geez

  3. Eu nao admito que o Porto va a Alemanha pensar que e um Shakhtar. E quem e o Ribery, a serio? Joga sozinho? Tem uma equipa que e o Ribery Fußball Mannschaft? Veste capa, tem cuecas por fora das calcas e da socos a bandidos enquanto salva vitimas indefesas? Nenhuma destas respostas e sim, entao o Ribery nao e nem Super-Homem nem um mutante. O Ricardo so tem que perceber que se jogar bem todos falarao bem dele, e se jogar mal todos falarao bem do Bayern. Por isso ele que se mentalize que estas oportunidades vem uma vez na vida e so tem que estar concentrado. Este jogo nao e pera doce mas e um teste a concentracao mais do que tacticas e tecnicas. Ninguem vai para este jogo com brilhantes jogadas individuais quer de um lado quer do outro, senao e possivel ser papado, perde tempo desnecessario e permite contra-ataques venenosos. Este jogo e muito simples de analisar. O Bayern entra sufocante durante 90 minutos mais trocos e o Porto contra-ataca sempre em grande velocidade durante o tempo que lhe for permitido ter a bola. Quem fizer o melhor dos seus unicos possiveis papeis passa a proxima. Agora desculpem la o tom, mas nem Ribery nem Schweinsteiger sao do outro mundo. Sao deste como nos, e so nos ganham na autoconfianca e no amor-proprio. Se nao formos para la armados em coitadinhos ensinamos mais uma licao ao mundo do futebol. Eu em quase 10 anos de investigacao cientifica aprendi que ate os grandes sistemas biologicos se lixam por completo quando lhes falta uma misera proteina, misera em concentracao, misera em expressao.

  4. Bem… venho cá ao blog muitas vezes mas raramente comento… tenho na minha cabeça que quem vai jogar a defesa direito vai ser o Maicon. que vamos jogar com 4 centrais, Maicon, Reys, Marcano e Indy. Posso estar errada e todos dizem que sim… mas acho mesmo que vai ser essa a carta do nosso mister. Maicon é mais matreiro e mais corpulento que o Ricardo e fecha muito bem acho que vai surpreender dessa forma mas posso estar enganada. O importante é que acredito que vamos passar… Vai Porto!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.