Baías e Baronis – Moreirense 2 vs 2 FC Porto

290550_galeria_moreirense_v_fc_porto_liga_nos_j6_2015_16.jpg

Não sei o que é que possui um grupo de jogadores, sabendo que são claramente mais talentosos que o adversário, a facilitar desta forma quando está sempre tanto em jogo. Quando toda a gente os avisa durante dias a fio que não se pode brincar em nenhum jogo, quando todos os jogos contam, quando um deslize pode significar a diferença entre ganhar e perder e quando a equipa ainda está numa fase instável que parece não querer acabar. O treinador brincou, os jogadores brincaram e os adeptos não sabem o que fazer. Um jogo de merda, com um resultado de merda e uma exibição de merda. Não há outro termo. Notas, abaixo:

(+) Osvaldo. Trabalhou que se fartou e mostrou que tem uma capacidade técnica e talento para jogar de costas para a baliza que fazem dele um elemento importante para o onze, mas é o remate rápido e repentino e a facilidade de desmarcação que podem fazer dele um ainda melhor suplente de luxo. Merecia ter marcado.

(-) Incapacidade de criar perigo constante contra equipas fechadas. Ainda não tínhamos apanhado uma destas este ano e viu-se o que já se viu vezes sem conta em anos anteriores e em especial com Lopetegui: somos incapazes de pressionar de uma forma que crie perigo a não ser por lances individuais.

(-) As contínuas adaptações tácticas Entram. Travam. Sofrem. Muda-se o miolo. Mudam-se as alas. Muda-se tudo e continua a mesma parvoíce. Um jogo lateral como no andebol. Sobe um, desce outro, não apoia o terceiro. Sobe o lateral, trava o extremo, volta atrás. Os médios não sobem, o avançado atrasa. Os extremos não furam, bola para o lateral, recua para o central, volta à base, recomeça. Nervosos, como o treinador. Muda-se o centro de novo. Sai um médio, entra um extremo. Troca outro extremo para o meio. Troca outro médio para trás. Recua o jogo, trava a forma, pára a equipa. Sai um defesa, entra um avançado. Desce um médio. Desce outro avançado. Recua o jogo, trava a forma, pára outra vez a equipa. São mudanças a mais durante um jogo onde os jogadores deixam de saber o que fazer e insistem na lateral. Pelo ar, agora. Não dá. Força pelo meio. Não dá. Onde estão os avançados? Onde estão os médios? Ninguém sabe, muito menos eles.

(-) Herrera Enquanto o meio-campo o tiver como comandante não vejo como conseguiremos ser uma equipa em condições. Podem-me dizer que toma as decisões certas e que tem bom controlo de terreno e de zona e de todos os conceitos técnicos e tácticos, mas a velocidade a que joga é tão ridiculamente baixa e a forma como triangula com os colegas reflecte-se em passes mal feitos e num empastelamento do jogo que me enerva como poucos o conseguiram no passado. À sua beira o Bolatti cresce para um Bolt, um Chippo para um Obikwelu e um Valeri para um Ben Johnson. Com doping.

(-) Varela Era tão bom, mas assim espumante-ao-pequeno-almoço bom, se o Silvestre conseguisse passar por um adversário. Nem peço tanto. Era tão agradável como três semáforos verdes consecutivos se ele conseguisse ao menos fazer um cruzamento normalzinho. Baixemos ainda mais o nível. Era tão simpático como uma toalha sequinha sem cheirar a mofo se ele conseguisse controlar uma bola de primeira. Era. Mas nunca é e hoje voltou a não ser. Dizer que foi inoperante é pouco. Foi um redondíssimo zero.


Mais dois pontinhos a voar num campo de onde não poderíamos sair com menos que três. A época vai ser longa, muuuuuuuuuito longa…

13 comentários

  1. Ok Jorge, sei que nao es fa de fatalismoa, mas eu retiro aqui oficialmente o meu apoio ao Lopetegui que ja vinha desde o primeiro minuto em que chegou a equipa. Nao e trinador para o Porto. Fez o seu papel ate agora mas provou que nao esta talhado para tamanha obrigacao. Ainda nada esta perdido mas lopetegui ja perdeu o meu apoio, venca ou nao venca o campeonato. Que o termine, sem duvida. Mas depois procure outras paragens.

  2. Há gajos que se acham intelectuais da bola…enfim! O futebol para ele é simples: os melhores ganham aos piores e os bons jogam sempre bem…enfim! Tudo fácil, não há que enganar!
    O Jorge comentou muito bem: destacou o trabalho e a qualidade que se viu. Se um centimetro da luva do guarda redes ou um carrinho in extremis fossem ligeiramente diferentes devias estar aqui a dizer que sempre disseste que era um craque e que nem percebias o aboubakar a titular. Passava num instante a melhor do mundo.
    O FC Porto passou a ter esta raça há uns anos: os modinhas pseudo entendidos que fazem blogs a pensarem que são treinadores. Esta raça também assobia. Sofrem de whistle happy!

  3. Concordo com a análise embora ache que foi um pouco injusta com o Varela (já lhe conhecemos as características e, desta vez, até me pareceu dos mais empenhados).

    Aproveito para citar este mesmo blog sobre o Casillas:


    (-) Casillas Fez uma estupenda defesa perto do final da primeira parte [NESTE CASO, FOI NA SEGUNDA] mas mostrou-se nervoso nas saídas e incapaz de ser afoito no comando da pequena área. Sim, da pequena área. Ficou demasiadas vezes na linha de golo à espera do que poderia acontecer e tem alguma culpa no segundo golo, (…) Um guarda-redes com a experiência dele tinha de fazer melhor. E sim, diria o mesmo sobre Helton. ”

    Ou muito me engano ou o Mourinho vai organizar um festival de cruzamentos para a entrada da pequena área do FCP no jogo com o Chelsea…

    E neste caso, vindo o cruzamento de meio do meio campo ofensivo do adversário, a tarefa da defesa é muito complicada pois estão virados para a própria baliza. Aquele espaço tem que ser do guarda-redes, ir ao choque sem medo (até pq será quase sempre falta do atacante).

  4. Grande Jorge, só tu para me fazeres rir um bocado depois de ontem…Bolatti, Chippo, Valeri, já nem me recordava…

    O Varela é o jogador mais inteligente do Mundo. Já venho dizendo isto há anos a amigos meus. Não, não tem nada a ver com tomar as decisões correctas, saber quando fixar o adversário e quando soltar, saber posicionar-se entre linhas e bla bla bla dos teoricozinhos…

    Dentro do fenomeno futebolistico, nem a formula de Stephen Hawking para prever os resultados da Inglaterra, consegue superar a formula de Silvestre Varela, para cair nas boas graças de todos os treinadores. E o mais interessante é que ninguem repara nisto! Quer dizer…a não ser eu, peço desculpa pela elevadissima humildade.

    Então cá vai. Vocês lembram-se daquela pessima pré-época do Varela há uns 5 anos atrás? Não?? Sabem porquê? Porque nunca houve uma péssima pré-época! O Varela é o lord das pré-épocas. É o mestre dos meses de praia. É a joia dos torneios quadrangulares…quando li a noticia de que Varela iria estar no plantel, disse logo a um amigo: “vai partir tudo nos primeiros jogos e ganhar o lugar até ao fim da época…”…só Corona impediu de me proclamar como Nostradamus de acontecimentos Varelianos…

    A sério, é incrivel. TODOS os anos a mesma coisa. Eu acho que o Silvestre, durante o Verão, deve contratar algum profissional e pedir “deixe-me no topo de forma em Julho, nem que depois como consequência me arraste já defunto até Maio…”
    Alguém aqui já viu o Varela de férias? Em Vilamoura? Em Albufeira? Numa ilha grega? Na Costa del Sol? Cote D’azur? Nem na Caparica encontram o Drogba da Caparica, quanto mais…
    Não! O Varela não tira férias no Verão! As férias são depois…nos meses seguintes, o que vemos em campo, é na realidade um espectro do vigoroso Silvestre, pré-equinócio de Setembro…

  5. mas vocês acharam a sério que o Varela fez menos na 2ª parte do que o Corona, e mesmo o Brahimi, na 1ª?!? começo a duvidar seriamente da coerência na existência do mundo “objectivo”… o Baía ao Osvaldo também acho um pouco esticado, um gajo que precisa de endireitar aquela faixa com que prende o cabelo depois de cada cabeceamento tinha que jogar bem mais a meu ver. se como no jogo com o Estoril tenta um pontapé de bicicleta sem acertar na bola fica patético. o que é verdade é que tem o remate muito fácil, podia ser bom se saissem com a direcção certa.

    sem o Rúben em campo não somos capaz de controlar o adversário pela posse verdadeiramente(já foi assim o ano passado), no entanto percebo que o miúdo não pode jogar sempre. ah, e o Danilo parece mau demais, de longe mas muito longe o pior em campo. não sei como escapou sem Baroni.

    se o jogo valeu pralguma coisa foram os comentários das peixeiras de Moreira entre as quais assisti ao mesmo (no próprio estádio não se nota tanto, mas os arbitros realmente têm a vida difícil, sem adeptos em lado nenhum).

  6. Jorge, mais uma crónica certeira. Mas…acho que o Lopetegui devia receber um Baroni. Mexeu mal na equipa, no meu entendimento. Retirou o Marcano, mas se calhar a melhor opção era retirar o Layun (ainda não me convenceu). Ficava com um canhoto aberto na esquerda, e mais um homem grande para os lances aéreos. Caso fizéssemos o 1-2 (e fizemos), podíamos voltar a fazer uma linha de 4 com o Varela a fechar à esquerda. Assim, deixamos o A.André sozinho no meio. E ficamos muito expostos.
    OK, o 1-3 esteve perto, mas não apareceu.
    O Lopetegui já devia ter aprendido com os erros do ano passado. Para mim era mais importante o Moreirense, do que o Chelsea. Adoro a Champions, mas o foco tem de ser o Campeonato. Este mais do que nunca!
    Espero que tenha sido apenas um deslize…

  7. meu caro… o que te diz o benfiquista:

    lopetegui tem ideias de jogo, consegue montar equipas… mas parece que, como dizes, as manda alternar o futebol com andebol. faz impressão. e com um nível de qualidade individual enorme, muito acima de sporting e benfica…

    por acaso ate nao achei dos piores jogos do porto. para mim na madeira foram piores… e na recepcao ao estoril ainda piores… se nao fosse o livre do maicon (parece que agora é quase penalty livres do maicon, ó caraças…) não sei não.

    e nao brinquem comigo: o helton tinha saido aquele cruzamento e dado um soco para o meio campo…

    1. este ano foi pior que o do estoril e bem pior que na madeira. a inoperância ofensiva e a confusão táctica são os dois vectores que me lixam, francamente.

  8. ah, ainda acrescentando: tenho visto o chelsea. voces, mesmo com todos estes problemas, podem ganhar aos gajos. a defesa do chelsea esta uma calamidade!

  9. Depois do resultado diante do rival, este resultado é intolerável!
    Tal como na época transacta, o treinador continua a mexer no trio do miolo. Assim não se criam automatismos, não há fio de jogo. No 4*3*3 o trio do miolo é primordial, têm de jogar de olhos fechados. Não se podem treinar clubes, como se treinam selecções. Os jogadores também tem a sua quota de responsabilidade. A vencer a poucos minutos do fim, com a qualidade que têm, a obrigação é saber segurar o jogo. Na defesa tem de ser bola vem bola vai. Tem de haver matreirice, jogar com o tempo etc. Está na hora de mudar!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.