Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 0 Braga

0 (2)

Que desperdício, meus caros. Insistimos nos mesmos erros que nos custam caro jogo após jogo contra equipas que passam o jogo a defender e que disputam todas as bolas como se fosse a última. E é aí que se nota mais a diferença, desde a inoperância de Brahimi ou Imbula, o “tirar de pé” de Tello ou Corona e a assustadora incapacidade de criação de jogo de uma forma consistente a partir do centro do terreno, com a busca dos corredores a ser a única forma de construção de lances ofensivos contra estas equipas tão defensivas. E, mais uma vez, não conseguimos vencer o jogo. Lá vão mais dois pontos. Notas:

(+) Indi e Marcano. Entenderam-se bem no centro da defesa e fizeram com que fosse quase impossível furar por essa zona, forçando o Braga a procurar opções pelas laterais e se conseguiram alguma coisa por aí foi por obra da inoperância dos nossos rapazes que jogaram na ala. Tanto o holandês como o espanhol estiveram rijos, combativos e práticos, o que se pede a defesas centrais que queiram jogar num clube como o nosso. E em qualquer clube, já agora.

(+) A entrada de Bueno. Ao intervalo vaticinei a saída de Imbula (que já vinha tarde) e a entrada de Osvaldo para servir como intermediário entre o meio-campo e Aboubakar. Lopetegui fez-me a vontade na posição mas mudou o nome do rapaz que entrou. E só a partir da entrada de Bueno é que começamos a conseguir criar algum tipo de perigo pela zona central em jogo corrido, com o espanhol a movimentar-se bem entre linhas e a criar aberturas para os colegas poderem subir e rematar e rematar e rematar…sempre mal, mas não por culpa dele.

(-) Apoio, apoio, onde estás? A bola segue ao longo da linha para Tello, ainda na primeira parte, enviada à distância por Indi ou Layún, fugindo-me agora o detalhe. O médio do seu lado deveria imediatamente subir para o apoiar, mas raramente o faz. O mesmo aconteceu várias vezes com Corona na segunda parte ou com o mesmo Tello na primeira, para não falar nas enervantes paragens cerebrais de Cissokho com Brahimi na sua frente, temendo subir no terreno e ficando em terras de ninguém. Não houve desdobramento táctico, apoios para os criativos e cobertura de zonas defensivas de uma forma aceitável e que impedisse que o Braga trocasse a bola no nosso meio-campo como se lá vivesse há anos e andasse a regar as plantas da sala. E a culpa aqui é de Lopetegui, pelo enésimo conjunto de alterações ao onze-base e pela falta de rotinas que os defesas (improvisados por fruto da lesão de Maicon e do castigo de Maxi) já de si exibiam com naturalidade.

(-) Ineficácia no ataque À saída ouvi que tínhamos feito quinze remates mas pareceram mais. E variaram entre o “oh, que remate tão fofo” até ao “olha este anda a ver o rugby”. Com o jogo a propiciar o remate de longe para quem não sabia mais o que havia de fazer em campo (srs Brahimi e Tello, obrigado por mais uma noite para esquecer), é notável como nem assim conseguimos criar grande perigo e o guarda-redes do Braga agradeceu quase todos os passes que recebeu e os pontapés de baliza que marcou e onde pôde perder pelo menos o equivalente ao tempo de descontos. E assim se perdem mais dois pontos.

(-) Cissokho Ando eu há que tempos a dizer que o Eliseu é um desperdício de oxigénio como defesa esquerdo e aparece-me este caramelo que parece ter acabado de sair de uma instituição onde se internou com uma depressão profunda. Nem Costa depois de Manchester ou Nuno André Coelho pós-Londres mostraram tanto nervosismo com ou sem a bola nos pés e o francês hoje mostrou que precisa de ritmo e de jogos para conseguir melhorar. Não sei se o vai conseguir, mas garanto que com jogos como o de hoje, sem vivacidade, com medos, hesitações e tremideira generalizada, está abaixo do nível “Taça da Liga” mínimo.

(-) Imbula Que belo monte de esterco produziste tu hoje, meu caro. Lentidão enervante, hesitação na altura de endossar a bola aos colegas, conseguiu levar quase quarenta mil almas a gritarem com ele depois de mais uma tabelinha para trás que travou outro lance de ataque. Começo a desconfiar da condição física do rapaz porque nunca parece estar fresco em jogo e insiste em jogar a um ritmo que não traz nada de interessante ao jogo, somando-se meia-dúzia de passes fraquíssimos que quebraram mais umas tantas jogadas. Muito mal.


Mais dois pontos desperdiçados, os primeiros em casa. Numa jornada em que um dos rivais perdeu três e outro roubou esses mesmos…só me deixa a pensar que foi um belo dum desperdício de noite.

4 comentários

  1. Obrigado por me ajudares a confirmar que preservo a minha (pouca) sanidade mental.

    Andei por aí a ler, em sítios onde não devia, e estava com dúvidas.

    Parece que não fui o único a achar que o nosso problema não foi só falta de pontaria.

    Muito agradecido

  2. Na realidade ate da pena ver o Porto jogar assim, sem alma, sem espirito. Nao concordo nada contigo no que diz respeito ao Brahimi e ao Bueno. Para mim Brahimi foi o melhor em campo, mas sozinho nao pode salvar uma equipa sem ideias. O Braga so defendeu (e e este o futebol portugues e a sua mentalidadezinha tactico-tacanha). O Porto chegou ao desespero de nao conseguir marcar perante avassalador poderio atacante, mas golos nada, e so Brahimi criava desequilibrios. Sozinho nao podia mais. Bueno entrou e tudo o que fez foi um ridiculo pontape de bicicleta e uma cabecada sem qualquer sentido. Desanimado, nada criativo, nada movimentado. Corona, nao desequilibrou, alias, Corona nao isto e nao aquilo, nao nada (uma miseria). Layun cruzou e cruzou e cruzou mas a equipa la na frente nao produzia. Lopetegui, maricas como ja nos habituou, em vez de lancar mais pecas para a frente abrindo as alas e os espacos atras dos avancados para estimular o contra-ataque do Braga e forcar a defesa bracarense a abrir espacos, nao o fez. Alias, o Porto perdeu quando se viu Ruben Neves no banco de suplentes. 20M por Imbula e uma piada de mau gosto, e assim ate Herrera ganha lugar de destaque. Este empate com sabor a derrota e culpa do Lopetegui e a sua falta de arrogancia e espirito vencedor em casa. Um Porto com medo de perder frente ao seu publico e um Porto de meio da tabela, nao me lixem. Assim, o Sporting a jogar um futebol ridiculamente mais fraco que o nosso vai ser campeao sem suar e sem Carrillo.

    Carlos Carvalhal a dar cartas no Sheffield e a limpar Wenger ontem, e nos andamos ha quantos anos com um Lopetegui que nao ganha nada. E ainda se poe a fazer aquelas figuras tristes no final do jogo a reclamar de nos terem dado 3 minutos. O que queria ele, mais 30??? Ridiculo. O Mourinho que volte para recuperar a alma dele e a nossa. E irreal mas era bem vindo no final da epoca (na minha humilde opiniao).

    Estou desanimado com esta equipa. Nao faz nada, nao mete medo a ninguem e so ganha os jogos que necessariamente sao faceis de ganhar.

    Uma pena!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.