Baías e Baronis – Belenenses 1 vs 2 FC Porto

321817_galeria_belenenses_x_fc_porto_liga_nos_2015_16_j24.jpg

Estou cansado. Os sprints do Brahimi, as movimentações do Herrera, as subidas do Maxi e as cavalgadas do Marega (patinadelas incluídas) puseram-me de rastos e estou aqui a tentar escrever para afastar a núvem de exaustão que paira sobre a minha cabeça. Estes jogos matam-me e também parecem querer matar os nossos jogadores, que não aguentam um jogo inteiro ao mesmo ritmo e hoje notou-se bem que o risco corrido na pressão a campo inteiro acabou por desfazer o resto da capacidade física da equipa na segunda parte. Valeu pelo esforço e os três pontos (que poderiam perfeitamente ter-se transformado em apenas um) são nossos. Ufa. Notas, para relaxar, já abaixo:

(+) Casillas. Parece estar a gostar de defender em Lisboa, porque depois da exibição na Luz segue-se mais uma segura partida num estádio à beira do Tejo. Os bons guarda-redes aparecem nos momentos mais importantes e Casillas tem sido um dos nossos nomes mais brilhantes nos últimos tempos, a garantir vitórias mesmo com golos sofridos e tendo de enfrentar uma das defesas mais porosas da nossa história. Muito bem, Iker.

(+) Brahimi. Finalmente um bom jogo do argelino, com criação sucessiva de lances ofensivos durante a primeira parte e a ser o único indivíduo que conseguiu receber a bola na frente de ataque na segunda. Marcou um bom golo, podia ter marcado o segundo numa jogada semelhante e foi um dos jogadores mais activos em campo. Uma pena a lesão, espero que não seja grave.

(+) Herrera. Mais um bom jogo do mexicano fora do Dragão, que me leva a pensar que se deixa afectar um bocadinho pelos assobios que o pobo dele lhe destina quando falha um ou dois passes e demora aqueles seis ou sete anos até passar uma bola. Hoje foi o Herrera do 80, a rodar bem a bola e a aparecer em zona de último passe na perfeição. Há que poupar o rapaz para a recta final do campeonato.

(+) A entrada de Evandro. Foi perfeito, Zé. Aliás, as substituições foram simples e eficazes e não fosse o Marega ter uma combinação de ausência de talento e sabrinas nos pés e teríamos morto o jogo bem antes dele ter terminado. Evandro acalmou o jogo a meio-campo como era a sua função, servindo para que o FC Porto disparasse em termos de posse de bola nessa zona (aposto que até aí, na segunda parte, devíamos ter qualquer coisa como 10 ou 20% de tempo com a bola nos nossos pés…) e serviu para lançar alguns contra-ataques que Marega e Suk conseguiram desfazer. Mais um rapaz muito importante para o final do campeonato.

(-) As pernas, senhores, as pernas! A estratégia era arriscada e ousada, porque a pressão a campo inteiro depois de um jogo europeu quatro dias antes podia estourar com os rapazes bem cedo. E os dois golos (obrigado, Tonel!!!) ajudaram imenso a que a equipa conseguisse descansar com bola durante umas dezenas de minutos até que o Belenenses, com a força alimentada pela vontade de ganhar ao FC Porto (não tenham dúvidas, basta ver a forma como estes rapazes jogaram contra o Benfas que contra nós pareciam onze Eowyns contra onze Nazguls de branco), começaram a carregar no meio-campo e a partir daí…era só olhar para Danilo, habitualmente mexido, estava já em modo “vou-esticar-as-pernas-para-chegar-à-bola-porque-correr-tá-quieto-que-já-não-dá”. Peseiro mexeu bem e mesmo que Brahimi não se tivesse lesionado, creio que Varela tinha entrado para o seu lugar mais minuto menos minuto. Proponho usar a equipa B toda contra o Gil Vicente para que estes estejam em condições para o jogo de Braga. Vamos precisar de ainda mais pernas do que hoje.

(-) Corona. Houve alturas em que pensei que estava a ver Tello em vez de Corona, tal a inoperância e incapacidade de controlar uma bola que aparecia pelo ar. Ou pela relva. Ou de qualquer maneira que aparecesse, porque Jesus, tu hoje fizeste um jogo que encheria de orgulho um escaravelho-bosteiro. Mau no passe, no drible, no arranque, no controlo da bola. Mau em tudo, rapaz. Vai para casa, dorme bem e volta em condições, fazes favor.


Três grãos de cada vez, lá vamos enchendo o estômago com pontos que no ano passado fomos desperdiçando pelos lados da capital. Estamos longe, mas não ficamos mais longe e até nos podemos aproximar. Está a ficar giro, sim senhor.

25 comentários

  1. Como disse o Costinha na Antena 1, é muito diferente ser jogador do Marítimo e ser jogador do Porto… A meu ver treme-se as pernas ao rapaz, confirmando o que já se sabia quando jogava na Madeira, precisa de trabalho psicológico urgente para amadurecer essa cabecinha… PS: Não percebo essa de paece que está a ver um jogo da CAN?!

  2. Pois, pois é… se fores a ver, estes Baías – menos o do Casillas, mal era! – são de pessoas assobiadas pelos “exigentes”!

    Se calhar, mas só mesmo, SE CALHAR, acabava-se com a estúpida pressão aos NOSSOS durante os jogos.

    Se calhar até seria, sei lá, produtivo.

    Abraçom

  3. não pá, não foi nada perfeita a entrada do Evandro, veio pelo menos 15 minutos tarde, no mínimo! o gajo em minuto e meio tornou evidentes os grandes espaços que o Belém (atrevido e com uma ideia de jogo, diga-se) deixou abertos no meio campo, e que esses três craques de nome Danilo, André André e Herrera não conseguiram aproveitar. sofro com a insistência do Peseiro neste trio (e tipo de jogador), esperava outra coisa dele.

    e o Marega… bem, receio seriamente que fique na história do FCP e que daqui a 20, 30 anos a frase “lembras-te do Marega?” nos causa de grandes gargalhadas…

  4. O Marega tinha um futebol tao interessante no Maritimo, mas no Porto tem sido tao medroso, tao incosistente e tao assustado. Nao desaprendeu, apenas me parece ter ganho a titularidade muito depressa, nao teve que lutar assim tanto por ela. Isso faz o jogador sentir que nao tem de se sublimar.

  5. O Marega esta seriamente a candidatar-se a Baroni residente. O homem bem tenta, mas parece que tem tanto jeito para a coisa como eu. A diferenca e que eu nao jogo futebol, a nao ser com os colegas a terca feira a noite… Vamos esperar que ele melhore drasticamente. Ainda me lembro do pavor a ver o Pepe na defesa, e agora o homem esta em Madrid.

    Anyway sobre o jogo, bom arranque, e segunda parte pavorosa. a minha mente assumia que o FCP estava a jogar de azul e o Belenenses de branco, tal o desenrolar da partida. Ha que subir o nivel, rapazes… Valeu pela vitoria!

    PS: Estadio enguicado para mim. Das tres vezes que la fui, so com o Prof. Jesualdo e que ganhamos o jogo, ja com um penalty nos ultimos minutos, e na epoca passada tive o desprazer de ver aquela gente sem vontade com o campeonato ainda em disputa. Agora que nao posso ir, pimbas, o FCP la trata de ganhar…

    1. Esqueci-me!

      Mencao honrosa ao Corona, que conseguiu ultrapassar menos jogadores do Belenenses que o Marega!

      Quem o viu e quem o ve…

          1. se todos podem exigir, eu cá exijo que o Varela jogue mais tempo. devo ser o único portista a achar isso, mas para mim é neste momento de longe melhor que qualquer um dos dois. não necessariamente por ultrapassar mais adversários individualmente, mas por muito mais vezes permitir aos colegas de jogar simples naquela zona do campo

          2. bem, isso pode depender do jogo em questão, e de quem estiver em campo juntamente com ele. com tanto espaço como o Belenenses estava a oferecer, Varela+Evandro tinham tudo para dar certo imho. é que nem fomos capaz de manter o jogo longe da nossa área caramba

            claro, contra um adversário mais defensivo o Corona tem outro tipo de soluções pelo menos em teoria (embora também não o tenha mostrado recentemente). agora o Marega…

    2. Eu lembro-me bem do terror que sentia sempre que via um tal de Bruno Alves entrar na defesa do Porto. Ou dava auto-golo ou sofrimento ate final da partida. E foi o que se viu. Espero para bem de todos e dele proprio que a coisa melhore e cedo. As vezes basta um golo no momento certo do jogo, ou no jogo certo do momento para mudar toda a performance de um jogador ate ao final do campeonato.

      1. E eu tambem espero o mesmo. Quanto mais rapido melhor. Se nao cheira-me que no verao o homem vai fazer companhia ao Castro ou ao Bosingwa…

  6. O Jorge
    Sem querer interferir,mas assim vai o fcp como muitas opiniões.
    Nao sei se rio o choro,de tristeza e alegria.
    É um cheio de vazio,a rebate.
    Xauxinho petit peti dada bullee bulle
    Só me apetece despedir assim.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.