Baías e Baronis – Braga 3 vs 1 FC Porto

323311_galeria_braga_x_fc_porto_liga_nos_2015_16_j25.jpg

Um dia vivos, no outro um pedaço de carne pronta para abate. Numa semana jogam para chegar às estrelas, na outra passam por manequins de lojas de roupa com a mesma mobilidade e capacidade de luta. Tem sido esta absurda montanha-russa de emoções que o demónio que tomou conta desta temporada nos arranca o coração e o mastiga com o sangue a escorrer pelos lábios, num sorriso maldoso e sarcástico de quem nos quer ver em baixo. Houve luta enquanto houve pernas e depois…nem pernas, nem luta, nem nada. FUBAR. Notas:

(+) A entrada em jogo. O arranque para a partida foi bom. Vinte, talvez vinte e cinco minutos de pressão intensa, boa rotação de bola, antecipação no corte, excelente envolvimento ofensivo, jogadas de interligação interessante no meio-campo e apesar de termos criado poucas situações de perigo, o jogo esteve do nosso lado. Pena que os outros setenta minutos não tivessem sido remotamente parecidos.

(+) Braga. Jogou mais. Correu mais. Lutou mais. Mostrou mais. Nada mais há a dizer, amigos, foram melhores que nós em todos os sectores e quando isso acontece não podemos querer dizer que o resultado foi injusto ou que os nossos jogadores são uma merda. Os outros foram melhores. Talvez consigamos ser melhores que eles na final da Taça, mas hoje fomos bem derrotados. Mai nada.

(-) Macios. Mais uma vez. Mais. Uma. Vez. Somos consistentes, valha-nos isso. Consistentes na forma como perdemos em força contra os adversários, como não conseguimos apertar com um meio-campo de quatro homens contra outro que rasga o centro com os laterais, que ameaça a área com cruzamentos mais certeiros porque feitos com mais tranquilidade dada a falta de pressão. Falhámos nesta parte desde o início da temporada e não é culpa de Peseiro, é culpa dos jogadores. É culpa de pouca fibra e de pouca capacidade de luta no 1×1. Com as fraquezas dos outros posso eu bem, mas com as nossas…chateio-me muito.

(-) Fracos. Mais uma vez. Mais. Uma. Vez. É simples: não aguentamos noventa minutos a bom nível. A um nível decente contra adversários fracos, somos ainda capazes de ir rodando um ou outro jogador e chegar ao final da partida com os índices físicos a roçar o limite da sobrevivência humana, mas quando apanhamos um adversário que não só corre mais que nós mas também consegue ser mais perigoso enquanto o faz…lixamo-nos e bem, como hoje. E isto também não é culpa de Peseiro, mas do que veio antes dele.

(-) Inócuos. Mais uma vez. Mais. Uma. Vez. Aqui sim, pode haver alguma culpa de Peseiro. Entramos para controlar o jogo e fizemo-lo durante os vinte minutos que referi em cima. Mas não fizemos nada com esse controlo. Uma ou outra jogadita de perigo, um remate do Suk e um livre do Brahimi. E pouco mais. É muito pouco para uma equipa que quer ser campeã, com demasiado jogo a meio-campo e pouca criação de lances na área. Assim não é possível aspirar a mais do que um terceiro lugar e talvez seja esse a posição que merecemos este ano. Talvez.

(-) Xistra. Não resisto a apontar o dedo a este imbecil. A expulsão de Peseiro é mais um exemplo que pagamos muitas vezes por pecados idênticos que noutros clubes passam pelos pinguinhos de uma morrinha que chateia mais do que magoa. Por muito que me possam vir dizer que terá protestado fora da sua zona, Peseiro foi expulso porque era Xistra que estava com o apito na boca. E a quantidade de faltas feitas por homens do Braga com um limite para o amarelo subido para quatro ou cinco faltas, ao passo que os nossos jogadores apanharam amarelo à primeira várias vezes. Xistra é um puto que levava no focinho no recreio até que apanha os outros colegas, anos mais tarde, como seus subalternos numa qualquer empresa, procedendo a cascar nos gajos sempre que pode. É um socio-bully. Enfim, um entre muitos.


Adeus, título? Sim, creio que desta vez é definitivo. Restará a Taça e o orgulho todo retalhado que temos a obrigação de salvar. Não o vamos conseguir, claro, mas temos de continuar. Sempre em frente. De palas nos olhos.

14 comentários

  1. *rant 1 on*

    Quando eu, no meu sofa, sempre que o stream me permitia, desato ao murro as coisas e fico (bastante) mais chateado do que qualquer dos rapazinhos que andam num qualquer relvado por ai com o nosso escudo ao peito, com as coisas que nos vao acontecendo, com o desenrolar de cada um dos jogos… E caso para perguntar se podemos acabar ja com a epoca, mais uma… So nao desejo esquecer totalmente esta epoca para que a memoria fique como exemplo de tudo o que nao se deve fazer, desde o planeamento, o silencio de quem deve falar, a attitude em campo, e por ai…

    *rant 1 off*

    Jogo rasgadinho, por vezes bem disputado, mas que acabou mal para as nossas cores. Era proibido perder, depois do resultado do jogo da segunda circular. Mas perdemos, diria que perdemos bem (quanto ao arbitro, ja la vamos), o Braga jogou como nunca vi a nossa equipa jogar esta epoca, e avitoria deles acaba por ser justa. Tiveram mais vontade, mais fome, correram mais, suaram mais… you got the point. Agora o titulo esta, a meu ver, definitivamente arrumado, porque mesmo que os estarolas da capital escorreguem, nao nos vejo capazes de capitalizar o que quer que seja.

    Individualmente, Marcano a entregar o ouro ao bandido, Neves a demostrar muito pouco (que te aconteceu, puto?), Andre Andre anda todo comido e nao aguenta um jogo inteiro, para Corona ja nao tenho palavras… Nota para a saida do Casillas, que foi assustadora e totalmente despropositada, mas naquela altura do jogo ele, como eu, ja estava por tudo, e mais um menos um nao faz diferenca. Nao foi por ele que perdemos a partida e se chegamos vivos a este jogo tambem foi com a contribuicao do homem.

    *rant 2 on*

    Xistra, Xistra, Xistra. Aos 20 min ja toda a gente percebia ao que tu ias. Ate o Maisfutebol, caragos! Tanta lenha que aquela gente do Braga dava, tanto lance duvidoso com o Suk (acho que o homem comeca a acreditar que nunca lhe vao marcar faltas que ele sofra dentro a area com a camisola do FCP), e nada. Faltas rijas dos nossos, e os amarelos saiam com a facilidade com que chove aqui. Claro que nao iamos acabar com 11 em campo. Quanto a expulsao do Peseiro, quem nao tem o estatuto do JJ, nao pode por o pe fora da linha, que ela queima logo… A patada impune que o Danilo levou nessa jogada foi um bom exemplo da partida.

    Com isto, o que mais me choca e o silencio, a passividade, a maneira “fofa” com que lidamos – do PdC ate aos jogadores e elementos do banco – com tudo isto que se sucede. Somos anjinhos, nao impomos respeito a ninguem, e vao-nos passando por cima, regularmente e eficientemente. Longe de querer incitar a violencia, mas com um Jorge Costa ou Paulinho Santos em campo isto nao acontecia. Ai de quem nao tivesse vontade, nao havia ca sofrer um golo e ficar amuado, ou tristinho, ou cabisbaixo. Era bola para a frente, com os dentes serrados, e sempre ate nao se poder mais! E os arbitros tambem nao podiam fazer o servicinho de maneira tao descarada como agora, nao havia coragem para isso. Agora perderam-nos o respeito, e sinceramente ninguem se preocupa muito com isso. Os jogadores, se nao se magarem e se o graveto lhes cair na conta, vao contentes para casa e dormem descansados. In the meantime, eu em casa fico com vontade de partir coisas…

    *rant 2 off*

    Perdemos, perdemos bem, e estamos no lugar que estamos porque nao merecemos mais do que isso. Arbitro para cima ou para baixo (e nao quero dizer que nao nos devemos queixar, devemos, e bem alto!). nao mostramos ao longo do que ja se passou desta epoca estofo e capacidade para mais do que isto. Que sirva de exemplo. E tambem que se pense em quantas vezes, nos ultimos 30 anos, ficamos assim 3 epocas a seco, e pior do que isso, sem demostrar ser adversario credivel a quem ganha…

    1. gaita, que tu escreves mais que eu, homem :)

      concordo com tudo, especialmente com a falta de agressividade. enfim, é o que temos…

      1. Desculpa Jorge, nao quero roubar a atencao do teu post ;)

        Isto foi so um desabafo do que se foi acumulando nos ultimos tempos. A malta daqui liga mais a rugby e eu nao os posso chatear com as estorias do nosso campeonato…

        Enfim, ser portista so nao chega, (vejamos o Lica…), mas nestas alturas nao ser portista so ajuda a puxar para baixo. E que falta nos faz quem puxe para cima no meio daquela gente amorfa…

  2. Desculpar tudo com a agressividade ou atitude parece-me incorrecto.
    O Herrera corre aos 13km por jogo… não sabe é para onde correr. Danilo idem, Brahimi idem etc etc.

    Há 2 coisas evidentes neste Porto. Falta qualidade nos jogadores (Marega como reforço??) e falta qualidade nos treinadores. Lopetegui foi um cancro, Peseiro é fraco, sempre foi. Isto leva-nos ao enorme desafio da próxima época, onde temos mais uma vez de reconstruir uma equipa, e arranjar um treinador competente que tem de começar tudo de novo.

    Pergunto o que e possível fazer com pérolas como Marega, Aboubakar, Marcano, Varela, Corona etc. Melhor seguramente, mas nada de milagroso. Quando em janeiro sai Tello e Osvaldo e entra Marega/José Sá/Suk… está tudo dito. Pouca qualidade substituida por ainda menos qualidade.

  3. bom, meu caro, deixo uma ideia no ar.

    anos 80, 90, 00. havia sempre um núcleo de 5 ou 6 insuspeitos no plantel que sabiam de berço o que era o porto-clube, o porto-cidade e o porto-região. sempre. e quando perdiam ou estavam a perder, notava-se que aquilo lhes doía nas vísceras.

    neste momento, provavelmente o jogador em que isso mais se nota é uruguaio e 9 meses atrás festejou um título… no benfica. profissional de mão cheia de antes quebrar que torcer.

    quantos tipos com este nível de fibra há no plantel? qualidade futebolística à parte. correr? claro que correr muitos correm. mas com os maxis desta vida, parece caso de vida ou morte.

    e em poucos se vê esse horror à derrota.

    depois, eu não me lembro de uma defesa do porto tão má desde… desde… tenho que ir perguntar aos camaradas do antigamente, pois nunca vi.

    1. Podemos falar da evidente falta de qualidade dos jogadores… Evidentissima… Mas os dirigentes nao tem a mesma qualidade que antigamente. Tudo no fracasso do Porto comeca e acaba nos interesses que se foram montando. Somos em genese um Sporting e Benfica de ha uns anos largos atras. Voces que votam tem que o mudar. Se acredito que mude. NAO! A dinheirama que esta gente faz com os negocios laterais nao os vera sairem de la com essa facilidade. E o PdC esta cansado, ui como se nota que esta casnado.

  4. Fui ver o jogo a Braga como muitos que fui este ano e não tinha visto ainda o estádio tão entusiasmado como neste domingo, quando entrei vi logo o que estava à nossa espera, a massa anti-Portista saiu de casa para ver o Porto perder e com o entusiasmo de quem segue o Braga jogo após jogo. A esse bem composto estádio juntou-se o Xistra que foi premiado a arbitrar um importantíssimo Braga – Porto depois da arbitragem perfeita na sempre dificilíssima deslocação do Benfica a Guimarães. E são estas a fantásticas nomeações que temos e que apenas criticamos numa newsletter que se diz para os adeptos.

    Se nós adeptos do Porto sabíamos o quanto importante era este jogo para ainda lutarmos pelo campeonato e para dependermos só de nós pelo acesso à liga dos campeões havia muita mais gente que também o sabia, e fez de tudo para que nós ficássemos desde de já arrumados dessa luta e se pudessem ainda ficássemos contra nós próprios. E foi mesmo isso que aconteceu, a encomenda saiu melhor do que planeado, o Benfica foi ganhar a Alvalade e conseguiram ainda que nós perdêssemos na pedreira. Nós não podemos esquecer que Braga é a terceira deslocação mais difícil do campeonato e por isso toda a gente previa um jogo difícil, foi-o como não podia deixar de ser, e o Braga sem qualquer pressão e muito bem estruturado e como equipa que sabe o que fazer em todos os momentos do jogo tinha tudo para fazer um bom jogo, não seria novidade para ninguém. Já o tinha feito em Alvalade, já tinha eliminado o Sporting da taça e já tinha encostado o Benfica as cordas durante 80 minutos. Por isso perder 2-1 em Braga não é um resultado que não podíamos dizer que não ia acontecer, mas não devia acontecer mais uma vez como aconteceu, porque neste jogo fomos claramente condicionados para que as nossas hipóteses fossem ainda menores, e neste momento fazer mal ao Porto é fácil, e nós calamos-nos ou viramos-nos contra nós mesmos. Toda a gente sabia que ganhando este jogo teríamos muito mais tempo de preparar os próximos jogos até jogarmos contra o Sporting para nessa altura ainda lutarmos pelo titulo, mas isso era muito mal para alguns clubes e nós fomos levados nessa treta. Vejam bem o que acontece com o Suk, o Suk já é rotulado de um avançado fraco, que caiu do céu no desespero de mais uma contratação e ninguém dá crédito ao jogador, mas se fosse o grande Jonas Piscinas aqueles lances era analisados, revistos e capas de jornais, tinha sido um roubo de capela porque não queriam que o Jonas fosse o melhor marcador do campeonato, como é o nosso Suk é porque é chinoca e pouco importa se lhe pisam o pé ou se lhe puxam a camisola. E como este caso há tantos mais, tantos lances que nos prejudicam facilmente e o pior de tudo é que nós estamos a pactuar com isso e somos levados na enxurrada de tal modo que viramos-nos mais facilmente contra nós mesmo de contra nos querem mal. Num jogo como este equilibrado todos os erros se pagam caro, nós pagamos os nossos, mas pagamos muito mais o do arbitro, e esses erros fizeram com que o nosso campeonato acabasse tal como muita gente queria.

    Já critiquei muitas vezes as politicas de contratações, os jogadores, as opções técnicas e as negociatas, há demasiada coisa mal no nosso clube, não tenho duvidas nisso, mas neste caso o Xistrema funcionou perfeitamente contra nós.

    P.S. O novo menino de ouro em pouco jogos já foi poupado a dois vermelhos directos, o que vemos é em dois dias capa de dois jornais diferentes, e hoje o Vitória a alertar que já o querem tramar, eles andam a vender bem o peixe e nós a compra-lo em demasiado.

  5. Portugal e Benfica. Ponto final.

    Nao digo isto com o entusiasmo de adepto encarnado, que nao sou, mas com a resignacao de adepto azul.

    Portugal e Benfica, assim como Portugal e Lisboa. Tudo o resto e realmente paisagem numa matriz geografica e social que nao se desprendera das nossas mentalidades e dinamica social ate que um cataclismo enorme o reestruture. Que cataclismo? Quando? Sei la, nao sou adivinho, mas sei que para desfazer um biofilme bacteriano e preciso muito mais que compreender a sua estrutura, e necessario compreender a comunicacao intra-matriz.

    E isto e o que existe em Portugal, a necessidade de afectar a forma como Estado-Sociedade-Benfica estao tao embrenhados na dinamica do ser-se que se torna impossivel alguem mais dar cartas. E quando se da dizem que nao valeu, foi engano. E quase como ter um computador que esta programado so para compreender uma serie de equacoes e quando algo diferente e inovador surge, o programa nao reconhece como virtude, diz que e erro.

    O Porto e isso mesmo, a virtude no programa que mormente e interpretada como erro.

    Ainda nao percebi porque e que nao fazem um campeonato so com duas equipas, o Benfica e uma outra chamada Os outros todos. E todas as quartas e domingos o Benfica ganha 10 a 0 a equipa Os outros todos. O povo aplaude hipnotisado de felicidade pre-programada. O Benfica e campeao de uma competicao travesti e o George Orwell de cachecol encarnado vai batendo palmas enquanto grita I said so!

    Quanto a estas ultimas tres epocas foram erros e erros de casting uns atras dos outros. Ja pouco se pode salvar e duvido mesmo que levemos a taca.

  6. Puxa! So o convite ja me fez corar a minha cara mestica! Nao tenho acentos no teclado, ia dar-te mais trabalho do que tu ja tens.

    Um dia no 10o, 20o, ou 30o aniversario do teu blog, pega nos teus comentarios preferidos ao longo dos anos e recupera-os num post que revisite os dramas e glorias do Porto.

    Se eu estiver nele ja sou um portista orgulhoso.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.