Notas soltas sobre o jogo contra o PSV

phpThumb

Continuo em preparação para a nova época, tal como os nossos rapazes, por isso os B&Bs ainda me parecem demasiado formais para estas andanças. Ficam alguns detalhes que notei na derrota contra o PSV:

  • Consta que os novos equipamentos são jeitosos para os jogadores vislumbrarem bem os colegas em campo. Convém é que apareçam na área, porque no meio-campo a prova foi superada.
  • Chidozie tem o distinto hábito de aparecer sempre no local errado à hora errada. Aposto que combina com uma gaja para jantar em Leça e aparece à hora do lanche em Espinho e fica a pensar o que se passou.
  • Felipe, apesar do auto-golo parvo, foi mais uma vez uma boa presença. Firme, rijo, prático. Tem de melhorar o pé esquerdo.
  • Alex Telles sofre do mesmo mal que o homónimo de primeiro nome que passeou por aquele flanco durante vários anos com a nossa camisola. Sobe e esquece-se de descer. Só precisa de três anos para chegar ao “ponto”. Não os vai ter.
  • A anedota que é ver Varela como defesa direito hoje pareceu menos engraçada e mais séria. Talvez pela fraca defesa que encontrou ou pelo momento do jogo em que entrou, mas até foi simpático ver o Silvestre a galgar aqueles terrenos com inteligência. Vou apontar esta frase e volto a ela lá para Novembro.
  • André SIlva tem de marcar. Tem. É giro pensar que podemos ter um diamante semi-lapidado, com potencial tremendo (aquela forma de receber a bola de costas e enviar para um colega…olá, Jackson!) e capacidade incrível para ser o próximo avançado da Selecção em dois ou três anos, mas se não marca, começa a criar dúvidas Nelsonoliverescas no povo.
  • No Oliver? No problem. Teixeira is here. Fez lembrar o espanhol pela forma como se movimentou e pela maneira como controlava a bola e rodopiava como uma bailarina do Bolshoi até ceder a posse a um colega. Gostei.
  • Ruben vs Evandro. Ganha o português por KO. No primeiro assalto. E provavelmente perderá para Danilo. Hélas.
  • O jogo em si foi um regresso à era Lopetegui. Muita posse, pouco perigo. É inútil termos a bola no meio-campo e não a conseguirmos enfiar na área ou descobrir espaço para rematar.
  • Otávio destacou-se mais pela capacidade de recuperação de bola do que pelo perigo que causou. Para um médio criativo, não é bom. Para um médio criativo a jogar na ala, fora da sua zona de acção mais intensa, é meh.
  • Corona foi o nosso melhor jogador. There, I said it. Lutador, rápido, prático, quero ver o mexicano a fazer isto mais vezes.

Não é o fim do mundo, até porque os golos surgiram de falhas imbecis, mas uma derrota por três golos deixa dúvidas, mesmo em pré-época. Vamos lá trabalhar, rapazes!

10 comentários

  1. Corona o nosso melhor jogador? Não sei o que andas a fumar mas é forte.

    Ele não consegue dominar uma bola, atrapalha-se todo sempre que tenta fintar e tem momentos do jogo em que, literalmente, adormece…

    Resumindo é uma nulidade. Corona e Brahimi perdem 70% das bolas do Porto.

  2. Não vi o jogo, mas a julgar pelos comentários do Jorge o Chidozie ainda precisa de uma época na B, não? Todo o processo de entrada e promoção à A foi muito precipitado, e agora que se criou o hype temo que tenham medo de voltar atrás, para detrimento da equipa, do jogador e dos seus concorrentes (Verdasca? Não posso dizer que saiba o que ele vale, pouco vi da B, mas também Reyes e Lichnovsky).

    De resto, entendo que o Varela foi uma boa surpresa? Um jogador com a inteligência dele (na minha opinião) cumpre em qualquer posição, onde o físico que já lhe começa a faltar não comprometa. Não se se alguma vez conseguirá concorrer com a entrega do Maxi, mas pode ser um elemento muito útil ao plantel.

  3. Gostei do jogo de ontem. Nao considero o resultado justo, e embora levar 3 secos custe sempre a engolir, o que se passou em campo pareceu-me a espacos diferente, para melhor, em relacao a epoca passada. Do I detect some traces of hope?

    Gosto do toque de bola e da intensidade do JCT. Acho que temos ali potencial jogador, se bem aproveitado. Tambem o Hernani pode ser bem aproveitado, um pouco ao estilo do que fazia o Tello em dia sim: corre por ai fora rapaz!

    Estou um bocado curioso para perceber como e que o Danilo se vai adaptar a dinamica pretendida pelo NES…

    Aquela defesa com Varela, Chidozie, Reyes e Layun (coitado este nao tem culpa) fez-me lembrar uma portagem na autoestrada: era apontar para o espaco entre os separadores de betao, e passava-se bem, sem grandes problemas. Num jogo a serio nao me parece viavel. Nem sequer para as tacas…

    Venha o proximo que depois de um mes de Europeu, a fome de bola so aumenta!

    PS: raio dos equipamentos sao lindos! Mas mesmo lindos carago! Todos!

    1. PS 2 que me esqueci: sabem aquela sensacao que temos de que nenhum adversario precisa de muito para nos marcar um golo? Ja venho a pensar isso desde a epoca passada, mas ha jogos em que sofremos 2 golos e meio por cada remate do adversario. E que por exemplo, nao me lembro de o Jose Sa ter feito uma defesa que fosse. So sair a cruzamentos e a cantos. E mesmo assim saimos de la com 3 no saco. Assim a malta que esta em campo tambem desanima

  4. hmmm, corona o melhor em campo? a sério? com a quantidade de maus passes que executou?

    Faltam remates e cruzamentos decentes.

    Gosto dos cantos ao primeiro poste, com o Otávio a fazer um “bloqueio”.

    1. é uma opinião, homem. eu gostei de o ver, especialmente em relação ao que fez no ano passado. se continuar assim, vai ser sempre a subir. esperemos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.