Baías e Baronis – FC Porto 3 vs 0 Moreirense

Frio de bater o dente no Dragão, equilibrado por uma exibição morninha, simpática e acima de tudo relaxada, em alturas até demais. Nota-se que a equipa está presa no arranque, jogando a medo sem provocar grandes desequilíbrios para não se desagregar, mas a confiança ganha-se também nestes jogos contra equipas mais pequenas e temos de continuar a vencer para afastar de vez a anormalidade exibicional. Sair do Dragão descansado é algo que não pode ser episódico, tem de ser a normalidade, como aconteceu hoje. Vamos a notas:

(+) Óliver. Até hoje não consigo perceber quem diz mal dele. Não percebo, a sério. Nuno colocou-o de novo na zona central e nota-se tão bem a diferença para as partidas onde joga descaído para a esquerda porque o fio de jogo tem uma cabeça pensante, que organiza a construção e pauta o ritmo de uma forma que para ele é natural e para outros seria tão forçada. Apesar dos primeiros vinte minutos abaixo do que pode e sabe fazer, continuou a trabalhar e saiu com um golo e uma boa exibição.

(+) Jota. Não marcou mas dinamizou de uma forma audaz o ataque da equipa, aparecendo mais inclinado para a esquerda mas raramente a funcionar como ala e sim como complemento do avançado. Lutador na disputa de bola, rápido e mexido no contra-ataque, foi de novo muito importante na maneira como a equipa se foca em André Silva e Jota aparece quase sempre como o seu principal auxiliar e o seu papel desequilibrador ajuda imenso a que André tenha de trabalhar menos e ficar à espera em posição de “poacher”. Saiu bem para descansar, precisamos dele em forma!

(+) Marcano. Um golo e uma assistência fazem dele um homem em destaque no jogo mas foi também pela serenidade defensiva que marcou a diferença pela positiva. Num jogo em que dois dos colegas na zona central estiveram abaixo do habitual, o espanhol destacou-se pela tranquilidade e acima de tudo pela atenção que mostrou na grande parte dos lances em que esteve envolvido. Calmo, tranquilo a rodar a bola e a recuperar na defesa, safou-nos várias vezes depois de falhas dos companheiros.

(-) Felipe e Danilo. Não sei se ambos estiveram a jogar PES na Playstation durante a noite ou se foram beber uma ou sete finos cada um, mas foram ambos elementos abaixo do nível habitual. Felipe arriscou mesmo ser expulso (seria o segundo amarelo) no início da segunda parte num lance que me pareceu falta lá no estádio e que não vi ainda em repetição, mas não foi o único lance em que esteve mal, com vários cortes parvos e distracções que podiam ter custado caro à equipa. Danilo esteve distraído, perdeu quase todas as bolas de cabeça para os avançados do Moreirense e falhou demasiadas intercepções por não estar atento ao jogo como devia.

(-) Falta de opções válidas no banco. Certo, podia ter entrado o Teixeira em vez do André², ou o Depoitre em vez do Rui Pedro. Até podíamos ter feito entrar o Boly para o lugar do Felipe. Mas Kelvin, acabado de chegar, lá levou as palminhas da malta mas não pode acontecer muitas vezes até nos apercebermos que o rapaz não é nada de especial. Faltam opções diferentes, com estilos diferentes que possam trazer novidades no approach ao jogo porque o que temos actualmente é jeitoso mas não é bom. Como diz um amigo meu, “de gajos jeitosos temos uma equipa B cheia”. E dou-lhe alguma razão…


E aproveitamos finalmente um deslize dos adversários directos, fazendo com que os pontos perdidos em Paços se tornem ainda mais importantes. Se tivéssemos ganho esse jogo (e vários dos outros onde perdemos pontos), estaríamos agora à frente do Benfica. Era bonito, não era?

10 comentários

  1. Correct me if I’m wrong, mas acho que mesmo com vitória contra o Paços ainda eram 2 pontos para o Benfica em vez dos 4 a que estamos agora, não?

    Óliver é aquele gajo que tem qualidade para estar neste momento a destrocar num Barcelona (em vez, sei lá, do André Gomes), mas o Simeone é um cepo que só quer broncos para a pancada, por isso nem na liga espanhola tem lugar. Ao mesmo tempo no Atlético de Madrid não são burros ao ponto de venderem para cá por meia dúzia de tostões um gajo desta qualidade só porque não faz o estilo do treinador lá.

    É aproveitar enquanto ele andar por cá!

  2. Jorge, o Baroni ao Danilo era escusado :)
    É certo que o homem não fez um jogo monstruoso mas isso é porque nos habituou a ser sempre o melhor em campo. Ontem outros jogadores se evidenciaram mais, principalmente no plano ofensivo mas o Danilo ganhou 17!!! duelos individuais… Isso estava na estatística do jogo…
    Abraço

    1. acredito, mas raramente me guio por estatísticas mas pelo que vejo em campo. estava sempre distraído, a olhar para o lado, poucas vezes conseguiu colocar-se na posição certa para ganhar duelos aéreos. e isso custou-lhe o lugar na Selecção…

      1. Epá, a sério? O que lhe custa o lugar na selecção é a panelinha!

        O William Carvalho faz um jogo aceitável em DEZ.

        O resto é politics, e tu sabes bem.

        Abraçom

  3. Dizem mal do Oliver aqueles que de futebol so percebem da data de saida do novo FM. E deixa-los estar. Se nao existissem pessoas distraidas ninguem aplaudiria as atentas, e se nao houvesse jogadores muito bons ninguem daria atencao aos jogadores muito fracos. Uma vez mais Oliver esteve fantastico e como eu ja havia aqui dito noutras ocasioes, nao e somente porque decidiu estar fantastico mas porque Jota lhe retirou muito o peso de fazer o Porto jogar tornando a elasticidade atacante do Porto mais eficaz e libertando o Andre Silva para um papel mais de ponta. Quando Jota joga bem, Oliver nao tem tantas preocupacoes pendulares, Andre Silva tem outra liberdade de accao. Oliver e o meu jogador preferido no Porto ja ha muito tempo. Um dia ate disse ao Jorge que antes dos 23 anos seria considerado para a lista dos tres melhores do mundo, mas nessa altura nada me fazia prever que continuasse a carreira no Porto, sempre julguei que estaria ou num Barcelona, ou num United ou num Real.

    Mas eu pessoalmente destaco o jogo feito por Marcano. Nao o acho um jogador nada de especial, mas gosto da sua atitude recente e qualidade adquirida. As obrigacoes a que foi sujeito no Porto fizeram de Marcano um melhor jogador, ele nao o era por natureza inata. Em especial gostei da actulilancia e precisao quer no seu golo quer no 1 para 1 quase bizarro que deu origem ao golo do Oliver.

    Uma ultima nota se me for permitido. De nada vale vencer ao Moreirense para depois empatar com o Rio Ave. E tendo em conta as exigencias do calendario que ai vem, agora ou se ganham todos os jogos ou se ganham todos os jogos. Qualquer desculpa do apito ja vai tardia e desconexa com a realidade.

  4. Caro jorge, até ao golo o Oliver falhou 50% dos passes.Mesmo o remate é fraco e enrolado ( até pensei que tinha sido o defesa esquerdo a chutar com o pé direito ).

    Um bom jogo do FCP com oportunidades claras para goleada. Vamos ver se mantém.

  5. o problrma de filipe chama se maxi que ja nao tem capacidade fisica para fazer o corredor, Danilo raramente ganha bolas de cabeça contra jogadores altos mas desde sempre porque nao sabe posicionar se ja que tem fraca impulsao, oliver e bom mas nao extra senao estava no atletico da muitas voltinhas e falha demasiados passes para 20M mas e dos melhores que temos isso e verdade. Esta equipa com laterais a serio tipo danilo e alex marcava o dobro dos golos.

  6. Sem Óliver não há construção no miolo. É único jogador no FCP com características de 10 puro. Ponto e vírgula. Agora, não molhemos os truces com a qualidade do moço. Aí mais para cima há quem me inste, e a tais que partilhem da mesma opinião, que vá jogar FM. Não afino pela mesma jactância, tão bonacheirona quanto lorpa.

    Por que não está Óliver em Espanha, perguntais de olho rútilo e baba bovina, elástica, ao canto da boca, enquanto insinuais que Simeone só sabe trabalhar com um Rio Ave em esteróides. Não está porque o jogo de Óliver não tem intensidade suficiente para carburar ao mais alto nível em jogos de elevada pressão no meio-campo. Cá pelas nossas bandas, mais de 90% das vezes, enfrentamos equipas que se encolhem em 30% do campo e dominamos a zona central. No campeonato Espanhol não há Tondelas, Feirenses e quejandos. Todas as partidas são de exigência máxima, com equipas que se olham nos olhos e vão em busca do resultado, possuindo jogadores com qualidade a condizer. Nessa exigência competitiva, Óliver é facilmente anulado. Isto não é uma opinião, mas um facto: – é ver a pusilanimidade das suas parcas actuações pelo Atlético. Para já, é um jogador excelente cá para a choldra, mas 2ª linha em Espanha. Keep your pants on e furtemos-nos a ridículos desnecessários, mais próprios de outras paragens… Abraços fraternos!

    1. a mentalidade é diferente, as necessidades são diferentes, mas o talento, caríssimo…está lá, todinho naqueles pés. pode conseguir ou não mostrá-lo numa ou noutra liga adaptada às suas características. lembra-te do Riquelme ;)

      abraços,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.