Baías e Baronis – FC Porto 4 vs 0 Tondela

Um jogo em que o resultado é melhor que a exibição, em particular na primeira parte, onde fomos pouco soltos no meio-campo e quase incapazes de manter um ataque apoiado em condições de princípio a fim. Algum facilitismo que foi transformado em amarelagem geral, um penalty que francamente não me parece penalty nenhum (já nos roubaram tantos na primeira volta bem mais claros que este e não gosto de compensações tardias), uma expulsão justíssima que só peca por tardia e um jogo que se tornou fácil depois destes lances e que ainda nos brindou com três golaços e uma segunda parte bem jogada. Vamos a notas:

(+) Os golos. Não sei qual deles o melhor, tirando o penalty que por acaso até foi bastante bem marcado. O míssil de Ruben é estupendo pela colocação e acima de tudo pela confirmação da vontade que eu tenho que este moço jogue mais vezes (já vamos em dois golos de fora da área com remates dos…trincos, algo que raramente acontece com qualquer outro elemento da linha mais avançada) e o faça enquanto usa a braçadeira; uma bela jogada de entendimento colectivo, com Óliver a assistir André Silva de cabeça (!) e este a amortecer para um balázio de pé esquerdo de Jota; e a cerejinha em cima do muffin com aquela Ronaldinhada do Soares, como que a perguntar ao guarda-redes: “ah é aí que a queres? pumbas, já está!”. Um prazer.

(+) Ruben Neves. Começou recuado e acabou a subir bem mais no terreno, o que me deixa sempre a pensar se não seria mais útil experimentar jogar com Danilo na posição que hoje Ruben ocupou e colocar Ruben um pouco mais subido. Eu sei, ele não é um transportador de jogo para conseguir jogar a “8”, mas é um desperdício tão grande vê-lo no banco, um homem que joga de cabeça levantada, que roda a bola para o local certo e que pode dar tanto mais ao clube em campo do que fora dele. É o nosso Gerrard e era tão bom que ficasse cá tanto tempo (e tivesse tanta influência na equipa e no próprio clube) como o Steven ficou em Merseyside…

(+) Corona. É raro achar que Corona está bem em campo. Talvez exija mais dele do que faço com alguns outros jogadores, mas um jogador que tem um toque de bola como ele, que controla uma bola recebida pelo ar a quarenta metros de distância e a cola às botas como se fosse gelatina, tem de conseguir complementar o gesto técnico na continuação da jogada. E hoje esteve quase sempre bem, a tentar assistir os colegas, a jogar de frente para o defesa, sem medo, sem invenções excessivas. Hoje gostei de o ver, gostava de gostar de o ver mais vezes.

(-) O eixo dos amarelos. Facilitou-se demais naquela zona central e o facto de termos ambos os centrais e o pseudo-trinco com cartões ainda na primeira parte podia ter dificultado a tarefa. O Tondela tem malta muito rápida e tanto Felipe como Ruben deixaram-se ultrapassar com demasiada facilidade e tiveram de se amarelar para evitar situações de perigo mais claro para Casillas. Felipe, com este amarelo, falha o Bessa. E teve sorte de não falhar umas dezenas de minutos hoje, porque vi ali uma falta que podia ter levado ao segundo…

(-) Linhas pouco juntas na primeira parte. Foi notória a falta de cobertura de espaços na zona do meio-campo desde que começou o jogo e a culpa foi repartida por André² e Otávio, incapazes de se coordenarem em condições para surgirem em momento de apoio para criar linhas de passe e receber a bola no centro depois de Soares ou André Silva a recolherem na frente. Melhoraram bastante na segunda parte, com mais espaço e acima de tudo menos prisão táctica a um modelo que, francamente, não creio que nos favoreça. Jogar com dois médios que sobem alternadamente mas não conseguem cobrir o espaço necessário para proporcionar linhas de assistência aos avançados acaba por partir a equipa e não fosse o bom trabalho dos avançados e seria ainda mais complicado de conseguir romper a defesa do Tondela.

(-) Muitos golos falhados. Podíamos ter assassinado o jogo à facada no arranque da segunda parte, onde tivemos pelo menos três lances de golo fácil e conseguimos desperdiçá-los a todos. Otávio, André Silva e Corona tiveram o golinho nos pés e nenhum deles conseguiu enfiar a bola lá para dentro numa altura em que o Tondela abriu um pouco e arriscou acabar logo com a partida. Quarta-feira, contra a Juventus, peço a qualquer que seja o santo responsável pela eficácia no futebol (praí o São Müller, tem de ser alemão, né?) para dar cá um salto e abençoar a nossa malta…


E agora, no sofá, a cantar alegremente: “Oh meu Braga onde a eterna mocidade!”…

13 comentários

    1. Qual roubo? Onde? Roubaram o que? Fizes te queixa na policia? Tanta gente no Dragão e ninguém viu?
      Queres ver que foste tu…??
      Ah Lampiao se alguem sabe…!

  1. pra mim foi penalti e ficaram dois por marcar sobre andre2, a expulksao foi clarissima e justa, a tatica dos centrais do tondela era bater se o arbitro deixasse, nao deixou. O tal de osorio esta ca desde janeiro e ja foi expulso duas vezes deve ser um record.

  2. … caro carlos não vi o jogo… vi depois o resumo da sport tv… e pelo tamanho dos cornos dos apresentadores, e das vezes que os lances a favor do fc porto foram repetidos até á exaustão… verifiquei que o meu clube tinha sido favorecido pela arbitragem… e por ser raro isso acontecer, voçe deve ter ficado “sem” estômago para falar de futebol… olhe à umas pastilhas boas para isso… eu ja as tomo à pelo menos 3 anos.. saudações desportivas

  3. Caro Jorge, quase sempre concordo com a tua análise mas como para toda a regra existe sempre uma excepção penso que a encontrámos neste Bs&Bs: Comparar o nosso Ruben ao Gerrard é um bocado insultuoso para com o… Ruben. O Gerrard foi um imenso jogador, mas muito mais pulmão e coração onde o nosso Ruben é mais Cérebro. Tenho para mim que o futebol do Ruben não se esgota em golos marcados fora da área ou corridas com bola. Fosse o miúdo inglês já seria um dos 5 mais caros jogadores do planeta.

  4. Como costumo ser assiduo leitor/comentador do teu blogue, concordaras comigo que ando a pedir o Ruben Neves a titular ha muiiiiiito tempo. Quem reclama que nao e experiente tem de perceber que ninguem ganha experiencia se a oportunidade nao lhe for dada. E quando dizes “Eu sei, ele não é um transportador de jogo para conseguir jogar a “8””, a realidade e que a meu ver se teria de trabalhar a frase para algo “ele ainda nao e transportador de jogo, mas a experiencia e o treino podem fazer dele um caso serio se mais adiantado no terreno”. Quanto a eficacia posso dizer que detesto ganhar com penalidades inexistentes e a verdade e que o Tondela foi claramente prejudicado; e nao sei bem como e que o Soares, no lance que antecede o penalty, nao leva amarelo. O Pepa colocou muito bem aquele tipo la na esquerda a romper pelas costas dos nossos jogadores, tao rapido e confiante que acredito que iria condicionar todo o nosso jogo atacante tornando-o timido e medroso.

    Agora mais a serio relatvamente ao penalty. Eu nao quero saber de arbitragens. Sendo elas ma, penda para que lado pender, prejudicam a liga e a sua visibilidade e qualidade num todo, e nao so os clube adversarios. Isto de querer-se um Benfica/Porto/Sporting sempre a ganhar, de no que der, e coisa de gente troglodita, mentecapta e imbecil. Sao estas mesmas pessoas cegas que vao para os estadios atirar bananas aos jogadores mesticos/negros. Tenho pena que o mundo ainda seja este prototipo falacioso de civismo que se estimula em jogos sociopoliticos. Tenho pena que porque o patrao nos da um raspanete no trabalho ou nao nos aumenta o salario, nos atiremos aos jogadores em posicao de aparente inferioridade para conseguirmos sobressair no jogo/estadio um pouco acima da posicao tristonha e mediocre que ocupamos na sociedade.

    Ja disse imensas vezes e repito as que forem necessarias – as pessoas nao se apercebem do privilegio que e termos uma sociedade tao mista, quer ao nivel genetico em termos de defesas imunitarias, quer ao nivel social em termos de diversidade cultural, evolucao social e humana; sao dignas de viver nas cavernas e cacar ursos a dentada. Um amigo meu dizia e muito bem, o futebol nao passa da arena de gladiadores da Roma Antiga. Temos estrelas postumas atiradas aos leoes, que se julgam divindades; temos publico sequioso de sangue, temos entrega, espectaculo e alegria, mas tambem temos dor, odio e medo. E la no alto do seu pedestal temos ainda a sempre intocavel tribuna que comanda tudo e com o gesto de um dedo decide se corta com faca ou e poupado.

    Demasiado para uma 2a feira de manha??? Talvez, mas na Servia uma vez mais um jogador mestico saiu de lagrimas na cara por ser humilhado pelos adeptos locais. Os adeptos da equipa adversaria em vez de apaziguarem a situacao ainda o confrontaram com agressoes e intimidacoes. Temos a Russia a prometer sangue e festival de violencia no Mundial de 2018. Temos um mundo a levantar muros e barreiras em vez de olhar para solucoes humanas par as questoes da raca… humana. E assim…

    O futebol cada vez me diz menos.

    O futebol… cada vez me diz… menos e menos e menos.

      1. Negativo? Nao. Sao experiencias de vida. Ainda ontem andava em trabalho em Nottingham e no meio da rua vem um tipo ingles, branco, entre os 55 e os 65 a gritar para mim em alto e bom som “Go home you fucking terrorist, I hate terrorists, go home”. Entre o espanto de uns e os risos de outros conseguiu ser mais um exemplo de como so quem vive as coisas na pele e que as entende. Em Portugal aconteceu-me o mesmo inumeras vezes ao ser barrado em varios bares porque, pelas palavras dessas pessoas “es preto e nao es bem-vindo”, em Dusseldorf (Outubro passado) fui barrado a entrada de um bar em que o tipo disse “people like you are not welcome”. Podemo-nos sempre focar nas partes boas, e a nossa salvaguarda emocional por assim dizer… mas isso nao muda nada, e so tapar o sol com a peneira.

        No futebol podemos usar camisas a pedir respeito, podemos fazer campanhas e mais campanhas, mas se nao damos nos o exemplo, vamos ter mais e mais pessoas a sentirem-se como eu ontem no meio da rua: isoladas, ostracisadas, humilhadas. Sou pai de duas criancas, um tipo confiante e corajoso, mas nao consegui conter as lagrimas ontem quando regressava ao trabalho. Foram de raiva, de frustracao, de humilhacao.

        1. Há bestas para tudo. E este ano é ano de viragem na Europa ( para pior ) com Le Pen e o gajo na holanda, etc..

          Não consigo associar o futebol a esse racismo. Não estou a dizer que não há, pelo contrario. Mas há no futebol, no trabalho, na rua… são circunstancias da vida: existiram, existem e existirão sempre pessoas assim. É um problema sem fim à vista.

  5. Caro Jorge, tudo bem? Não consigo concordar mesmo com o Baía ao Ruben Neves. Creio que foi o pior jogador do Porto na 1.ª parte e o grande responsável por termos constantemente o Morrillo a aparecer sozinho 1×1 contra os centrais… Não conseguiu de forma nenhuma fazer esquecer o Danilo (claro que não é tarefa fácil), mas continuo a crer que ele não é jogador para o Porto a tempo inteiro. Marcou um grande golo? É verdade… Mas fez-me perder a cabeça várias vezes na 1.ª parte por mau posicionamento, por não usar o corpo e tudo isto contra o Tondela (o que seria ver o Ruben a 6 por exemplo contra a Juve)…
    Quanto ao resto… finalmente Soares falhou um golo cantado (bastava ter passado a bola para o lado). :) Vitória boa num mau jogo do Porto, mas um campeonato é feito de jogos assim…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.