A chama inútil

Esqueçam porque apesar do título o poder indicar, não vou atacar o Benfica, particularmente em alturas pré-jogos da Champions’ onde espero que a vida lhes corra bem. Se não correr, bem vou ter de aplaudir o Lisandro. De qualquer forma é sorriso garantido.

O que me lixa é o Labaredas. É certo que está habitualmente bem escrito, com uma retórica ácida e penetrante, citando factos bem orientados a alfinetar notoria e agressivamente os ilustres não-portistas deste mundo. Só há um problema com isto, para além de estar escrito como o próprio Labaredas: como diria André Brun, parece mal.

Parece mal em vários sentidos. Está desfasado do que deve ser um site oficial de um clube de futebol, que deveria manter-se fiel a uma pose institucional por forma a ganhar credibilidade e força nos meios em que está inserido. Não conheço outros exemplos lá fora como acontece em Portugal, onde os clubes (não só o FC Porto) muitas vezes agem mais como opinadores e menos como entidades independentes e de atitude franca, honesta e cuidada. O Labaredas é disso um exemplo, uma bloggerização daquele que devia ser um portal de acesso para notícias sobre o nosso clube, em vez de servir como ponto de crítica fácil e crónica afiada.

O clube dever-se-ia colocar num pedestal bem acima das massas que criticam e opinam sobre tudo e todos. Acredito que muitos sócios se revêm nestes textos de Rui Cerqueira, mas lamento dizer que não sou um deles. As frases que podem e devem ser ditas têm o seu lugar em comunicados oficiais, não num cantinho de farpas que nem sempre acertam e que não ajudam em nada a levantar o nível do nosso futebol.

O FC Porto não devia funcionar como municiador de piadas fáceis ou insultos gratuitos. Deixem isso para os blogs.

11 comentários

  1. Totalmente de acordo, caro Jorge! Se querem um espaço para este tipo de "atoardas", é relativamente simples de fazer: abram um espaço de blogues onde cada um possa dizer o que lhe apeteça! Senão vamos começar a agir como outros que enviam – de fontes anónimas – comunicados para a LUSA…

    Abraço
    Foot-BlogClubdoPorto.blogspot.com

  2. Jorge, como já começa a ser hábito… concordo com o que escreves. O FC Porto não pode entrar em discursos popularistas, de calimeros e ofensas mesquinhas a partir do seu site oficial.

    Boa sugestão seria criarem um blog para o Labaredas e colocar uma lista de blogs dos adeptos do FCP, onde para além do labaredas, lembro-me de mais uns quantos (Porta 19 incluido) onde poderão lançar essas farpas e ler esses preciosismos.

    Abraços,

    Revolta

    http://revoltazulebranca.blogspot.com

  3. completamente de acordo contigo, Jorge!

    acho que necessitamos de um sítio oficial digno do nome do nosso clube. é o que dá termos firmado um contrato com uma empresa que gere os três sítios oficiais dos três clubes mais representativos em Portugal.

    abraço

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

  4. O labaredas é mais um sintoma,que a comunicação do nosso clube,está efectivamente mal entregue e mal delineada.
    Este tipo de comentários e comportamento, é apanágio do clube do governo/regime.Sempre fomos mais astutos e dinâmicos nesse aspecto.
    Não estará na hora de mudar de responsáveis pela comunicação? Ou manter os mesmos, mas ensinar-lhes o que é o Porto?

  5. Concordo!

    Para mandar bitaites estou cá eu… :P

    É de facto um pouco "feio" tais atoardas aparecerem e terem mesmo um espaço próprio no site oficial.

    E que tal uma petição para mudar o site? :D

  6. Sou um portista de Lisboa e concordo em absoluto. Estamos já muito longe do Porto que tinha necessidade constante do discurso anti-sul e do clima de guerrilha.
    Há 30 anos eu olhava para cima, agora olho para o lado e com a noção que vou ver-me a olhar para baixo num futuro próximo.
    O discurso anti-sul é ofensivo para todos os portistas que aqui vivem e mais ainda para os que já o são há muito tempo e passaram uma vida rodeados de "inimigos" sempre a defender o nosso FCP.
    Já não somos um clube regional e somos já mais do que um clube nacional.
    Desculpem o "testamento" e parabéns pelo blogue que é minha leitura diária há já uns tempos.

  7. de acordo, Pedro. ainda assim discordo com o que dizes em relação ao discurso anti-sul. creio que o objectivo do Labaredas é mesmo o ataque à imprensa anti-portista e ao Benfica, não propriamente ao povo do Sul. acho que todos temos amigos aí em baixo e pelo menos eu não nutro nenhum tipo de sentimento contra o comum mortal. partilho de alguns sentimentos manifestados pelo Labaredas mas acho que não devia fazer parte do site oficial.

    um abraço e obrigado pela visita! :)

Deixar uma resposta