João Ricardo, esse louco portista da TSF

 

Nada a dizer. Ah, e voltou a fazer o mesmo no jogo contra o Villarreal.
Já o ouço há muitos anos e para além de um excelente relatador acho que não há dúvidas que é portista.

João, um dia que possa ter o prazer de te conhecer, vou-te dar um abraço. Poucos têm coragem de ser portistas em directo na rádio.

EDIT: tenho de fazer aqui um mea culpa, já que para quem não esteja a acompanhar a conversa na zona de comentários, a verdade é que a premissa deste post está errada. João Ricardo, a acreditar no que a malta me está a dizer, é benfiquista. O que ainda faz dele melhor profissional do que pensava. A última frase do post mantém-se, basta pôr a palavra portista entre aspas. A conclusão é exactamente a mesma.

24 comentários

        1. essa já tinha visto, tb tá porreiro.

          olha que não sabia, enganou-me bem. mas só pode ser gente boa pela forma correctíssima como narra os lances, é o meu relatador preferido!

          1. Teu e de todos! Depois de Perestrelo, DE LONGE o melhor.

            O que também não era difícil, diga-se de passagem…a concorrência do género Valdemar Duarte é mt fraquinha…

  1. Oh Jorge, nem quis acreditar no que li, Portista?

    O gajo é mais lampião do que sei lá o quê.

    Podes gostar do homem, mas não o digas Portista carago, nem a brincar.

    Eu ouço-o há anos e anos, aqui e acolá, quase sempre era um chato que tinha tanto interesse pelos jogos do Porto como eu tenho pelos torneios de snooker do Eurosport, a TSF é mais um antro lampião que até doi.
    Do Valdemar Duarte ao lobo vermelho, só para ilustrar o presente, é um ver se te avias.

    Actualmente parece mais entusiasmado com a vida, relata com mais alegria, já canta e tudo apesar da magia ter contornos azuis e brancos.

    É bom que as coisas melhorem. Mas não deixa de ser lampião, nem apaga a voz enfadonha e deprimente, que tanta vez tive que aturar para saber do nosso FC Porto.

    1. enganou-me bem o sacana :)
      mas não concordo contigo quanto ao “mais lampião que sei lá o quê”. isso será o valdemar e outros que tais, este rapaz só pode ser um tipo isento senão não gritava os nossos golos com o entusiasmo que demonstra.

      enfim, houvesse mais como ele!

      1. Durante muitos anos também tive de ouvir muitos crentes a dizer que o Carlos Daniel era Portista. Hoje já acho que não há nenhum Portista que não saiba o quão doente é esse lampião de Paredes mais nojento que sei lá o quê…

        O Pateiro é lampião e daqueles…
        Se agora grita, canta, entusiasma, ainda bem!

        Como disse, se evolui como profissional, é positivo e há que reconhecê-lo.
        Mas não se pode cair no engodo de o denominar Portista.

        Eu cá não esqueço os muitos (MUITOS) relatos que tive de ouvir do mesmo, que eram uma seca de um funeral, de alguém que estava a fazer o maior frete do mundo a comentar jogos do FC Porto.

        Não consigo dissociar essas memórias nem o facto de saber o quão é lampião e dos doentes…

        É melhor profissional. Positivo. No meio da chafurdisse da tsf.

        Abraço!

  2. Pois, pensei que vinha dar a novidade, mas já vim tarde. Ele é mesmo benfiquista. O que não quer dizer nada. É um jornalista isente. É o mesmo que cantou a musica do Alenitchev na final da Liga dos Campeões :)

  3. não sei se o pateiro é ou não portista, mas na antena 1 – a rádio que costumo ouvir – tenho a sensação de que se nota bem quem gosta mais de que clube.

    o fernando eurico, por exemplo, só pode ser portista. se não é, disfarça bem e é um profissional do caraças. aquele relato na final da intercontinental em 2004 foi algo surreal. ainda hoje me arrepio ao ouvi-lo comentar aquele penalti do pedro emanuel e aqueles longos longos segundos de ‘goooollloooo’.

    mas há outros na antena 1 que transpiram benfica, tão malucos que eles ficam quando estão a relatar o jogo e tão indiferentes em relação ao adversário, mesmo sendo português.

    1. verdadíssima. como gosto mais do estilo da TSF, apesar da música dos últimos 5 minutos me enervar, estou mais habituado às vozes dos rapazes de lá e o João Ricardo é o top dog lá do sítio.

    2. O Fernando Eurico é do Arsenal. Não é brincadeira e não é para ser politicamente correcto da parte dele. É mesmo o clube por quem ele torce.

        1. Jorge, acredite se quiser. Não imagina o que custou ao Fernando Eurico festejar os golos do FCP no dragão ao Arsenal no ano passado. É o primeiro clube dele.

          1. Não estou a desconfiar, Ramon. Cada qual tem direito a apoiar que clube quiser, especialmente em tempos de globalização!

  4. Olá Jorge,

    Sigo o Porta há já algum tempo e é um dos meus prazeres pelo meio do ‘zapping’ na blogosfera.

    O João Ricardo parece-me (isto porque não o conheço) a energia positiva em pessoa. A paixão dele é a bola e o relato, e só depois vêm os clubes.

    Ouvi em directo, contra o Spartak, a música para Falcão e pensei: só pode ser o João Ricardo Pateiro. Só ele teria ‘à vontade’ para fazer uma coisa dessas. É uma referência no jornalismo desportivo nacional e tomara que houvessem muitos mais como ele. Não me chateará, nunca, ouvir uma música dele, para um jogador adversário (também já me chegou aos ouvidos que é benfiquista). Lembrar-me-ei, imediatamente, de como é jogar, marcar, ganhar e fazer história como quando ele cantava músicas para o Falcão. =)

    ‘Fdx ó Jorge… temos uma equipa do crl’.

    Abraço! Keep up the good work! :D

    1. é isso que faz dele um profissional bem acima de simplesmente competente!

      obrigado por acompanhares aqui o estaminé e parabéns pelo bom gosto ;)

  5. eu ouço muito tsf e gosto bastante do pateiro, e também a mim me enganou, pensei que fosse portista também,…
    mas rádio que dá gosto ouvir o Porto é a rádio 5 (100.8), +e o chamado relato à antiga, bem portista, muito bom

    1. É pá, eu tive de acompanhar o Porto – Villareal por essa rádio (sim, eu não vi o jogo, mas já me penitenciei por isso) e foi uma loucura :p E, Jorge, sim, o Pateiro é benfiquista, mas nem por isso deixa de ser grande :) ainda me arrepio quando oiço o relato de Sevilha, principalmente quando ele começa a cantar a canção do Dimitri :)

  6. O Pateiro é benfiquista, tal como o Valdemar Duarte e o Fernando Eurico. Na Antena 1 é só mouros: Alexandre Afonso, Pedro Luís Cid, José Nunes, Gonçalo Ventura, e o intratável Nuno Matos. Este devia tratar-se pois é um animal cheio de raiva.

Deixar uma resposta