Novos equipamentos FC Porto 2011/2012

Admito que sou um doente. Uma das provas dessa demência selectiva está na minha colecção de camisolas que tenho em casa e que sem dúvida vão ser a razão de uma qualquer clivagem com a menina que comigo partilha a habitação (e o leito). Nessa colecção estao incluídas vinte e seis (26) camisolas oficiais do FC Porto, umas mais caras, algumas nem tanto, outras que me foram oferecidas, em diversos estados de conservação mas qualquer uma delas é uma estrela por si própria. Nenhuma delas foi usada por qualquer jogador a não ser eu, aos sábados de manhã, enquanto arrasto a volumosa pança por entre a pobre relva sintética que tem o misto de orgulho e sofrimento quando sente as minhas pujantes calcadelas. Assim sendo sentei-me a ver o directo (em diferido) da reportagem da Porto Canal sobre a apresentação dos novos equipamentos.

O programa foi agradável, com a pompa e circunstância necessárias mas sem exageros auto-elogiosos a não ser o enaltecimento da nossa imagem e da presença do FC Porto como figura mundial da cidade do Porto por esse mundo fora. Dispensava as danças e a passagem de modelos pré-camisolas, mas tudo bem, pão e circo agrada a uns e não a outros. A escolha do Yeatman como cenário de fundo foi perfeita, o tempo estava óptimo e tudo correu muito bem. Ficam os parabéns a uma equipa simpática, bem-disposta, profissional e que augura um bom futuro à parceria entre o nosso clube e aquele que vai ser o canal onde a divulgação da nossa imagem e das nossas vidas portistas será mais intenso.

Passando aos equipamentos. Gostei dos dois.

Gosto do principal apesar de ter mais branco que azul, mas no entanto parece-me que vai fazer um excelente impacto visual no campo. As mangas em branco são idênticas às de 2009/2010 mas o colarinho em “V” (que juntamente com as mangas brancas o torna mais parecido com o de 2006/2007) traz um toque moderno e que dá um aspecto leve e fresco mas ao mesmo tempo agressivo e elegante. Noto também que já não tínhamos um equipamento principal com uma risca vertical azul ao centro desde 2005/2006, e com cinco faixas desde 2003/2004! Lamento apenas o patrocinador, que acaba por ser mais chamativo que a própria camisola, o que retira um pouco do brilho das nossas cores. O alternativo é excelente, azul-escuro com nuances em onda triangular violeta e azul (“ó engenheiro da moda, já chega”) e traz de volta uma sobriedade que parecia estar ausente das nossas camisolas desde 2004/2005. Mais uma vez não gosto do patrocinador, porque ainda mais do que no principal…acaba por ser ridículo ver ali aquele azul claro com o fundo tão escuro e tão bonito. Não entendo.

Já chega de me armar em fashion adviser. O Project Runway faz-me mal, porra, ainda dizem que vejo muito futebol…

16 comentários

  1. 26???? Awesome :))

    Gostei,muito mesmo.Se calhar só punha a gola do principal em azul.

    O pior,como sempre,a publicidade.Horrível,horrível,horrível,odeio aquilo.Saudades da Revigrés para sempre.
    É que se no primeiro,não fica assim muito mal,já no segundo destrói completamente a beleza da camisola.O Benfica esta época conseguiu com que o patrocínio ficasse só mesmo com as letras,oxalá conseguíssemos também isso,em breve.

    1. Totalmente de acordo. Não entendo como permitiram um logotipo de contrate horrivel no 2º equipamento… o bom gosto aí perdeu de grande provavelmente em relação a uns valentes euros, digo eu. Alias, é so reparar no equipamento escuro do Helton, que o logotipo mais escuro fica muito bem igualmente.

      O que importa mesmo é que é com estas que venceremos venceremos…. venceremos outra vez!!!

      Abraço

  2. Gosto muito mas a publicidade estraga tudo. No 2º então fica incrivelmente mal…se apenas fossem as letras ficava muito melhor.

  3. O equipamento principal está muito bonito por ter mais branco que azul. Lá está, são gostos…
    Vou comprar um para trazer aqui para a mourolandia :)

  4. 4 notas ..
    logótipos como sempre horríveis… ao menos tiravam o fundo e punham só as letras.
    o walter já aparece na apresentação dos novos equipamentos? .. ups afinal é o hulk… ta pronto para o abate!
    onde esta o brasão de campeão?
    o símbolo do porto esta esbranquiçado por alma de quem?

    ps: nem se fossem cor-de-rosa … até os comemos! venha á bola!

  5. Agradáveis, no geral. Confesso que a do equipamento principal é a minha nova paixão:) Só descanso quando a tiver vestida. Não sei se é exagero meu, mas acho-a uma das mais belas da última década.

    Quanto ao alternativo, ansiava por um preto. Este já anda lá perto, pese ainda não me ter habituado aquela pintura meia azul, meia lilás, com umas listas que acho algo inestéticas. Mas pronto, saiu melhor do que eu esperava, face aos esboços que iam surgindo na net.

    1. porra, o alternativo que andou aí a passar tinha umas nuances que faziam lembrar a cabeça de uma águia…acho que foi algum infiltrado só para nos lixar a mona…

    1. hombre, não é preciso…já a comprei na eBay, aliás ia fazer um post sobre isso mas o nosso treinador lembrou-se de se pôr ao fresco e o momento perdeu-se…
      de qualquer forma obrigado pela oferta, rapaz! :)

  6. Se a SAD optar pela sugestão ai do nosso amigo, com certeza que comprarei a camisola alternativa. Como a roupa que uso é praticamente toda preta, há muitos anos que ansiava por uma camisola preta do meu clube do coração.
    Á semelhança do ano que passou, adquiri o pólo que aquele “traidor”…desculpem, “treinador”,usava nas conferencias de imprensa, por esta ser de cor escura…..
    Resumindo, o FCPorto somos nós, os adeptos, pois sem nós o clube simplesmente não existia, e como tal, também deveríamos ser nós a decidir o que “vestir”!…..Por isso, por favor tirem essas chapas publicitarias das camisolas, que nos fazem cair no ridículo e substituam-nas por algo mais discreto….
    Saudações desPORTISTAS de Lisboa.

  7. Não podia estar mais satisfeito com o equipamento principal. A grande presença do branco dá outro ‘look’ ao equipamento e risca azul no centro do mesmo fica, também ela, muito bem.

    No que toca ao alternativo, apenas tirava a risca roxa, mas o significado da mesma ultrapassa qualquer tentação de a cobrir.

    Um abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.