Dragão escondido – Nº21 (RESPOSTA)

A resposta está abaixo:

Jorge António Pinto do Couto, campeão do Mundo em Riadh pela selecção nacional de sub-20, foi um produto das escolas do FC Porto que apareceu cedo na equipa sénior, estreando-se com dezanove anos num Penafiel vs FC Porto que vencemos por 2-0 (golos de André e Demol de penalty). Para quem se lembra dele, antes de ter viajado para a zona do Bessa, onde continuou a carreira até se retirar com apenas 33 anos, era um médio-ala direito muito rápido, de técnica individual acima da média, que alternava com Jaime Magalhães no mesmo flanco e que fazia da velocidade e do repentismo as suas imagens de marca. Depois de sete anos no plantel principal do FC Porto, rumou ao Boavista onde passou outros sete anos e onde nos lixou a cabeça juntamente com Martelinho, Litos e outros que tais daquela coisa com camisolas “esquisitas”.

Esta foto refere-se ao jogo que disputámos nas Antas frente ao Sporting, em 10 de Abril de 1993, que terminou empatado a zero golos.

Houve muita malta que atirou alguns nomes bem ao lado, entre os quais:

  • André– O nosso “velhinho” e pai do rapaz que usa o seu nome ao quadrado no Guimarães (e age como ele, porra) fazia parte do plantel mas não fez parte da convocatória para este jogo. Tínhamos pena do Sporting, só pode!;
  • Folha– Passou a época de 1992/1993 emprestado ao Braga;
  • Frasco– Depois de onze época de azulibranco ao peito…abandonou o futebol em 1988/1989;
  • João Pinto– Presumo que se tenha lesionado, já que não capitaneou a equipa a partir da jornada 25 desse ano…;
  • Roberto Mogrovejo– Sai um estupendo LOL para a mesa do canto! Esteve brevemente no clube mas apenas na temporada seguinte!;
  • Rui Barros– Em 1992/1993 ainda jogava no mesmo estádio a que Moutinho e James agora chamam casa…;
  • Rui Filipe– Estava lesionado há quase dois meses e por isso não entrou para a convocatória deste jogo;
  • Secretário– Tal como o seu colega Folha, passou esta época emprestado ao Braga;

O primeiro a adivinhar foi um anónimo (really, dude?), às 9h11 da manhã. E olhem só para aquela equipa…tanto talento, amigos…

4 comentários

  1. Tenho um quadro desta foto em madeira (feito por um amigo meu, q na altura andava a cursar marcenaria, o poster tinha saído num jornal qq), de 1 metro por 60cm na minha garagem pendurado desde 1993! Faço nessa garagem as festas de anos da família, e invariavelmente, em cada festa, acabamos (eu e os convidados, tripeiros, mouros e afins)a falar destes verdadeiros craques que estão na foto, e a reviver histórias do passado. O quadro já levou algumas boladas do meu filho, quando resolve fazer daquela parede a baliza da mouraria, mas continua rijo, firmo e hirto, como os homens que lá estão! E são estes craques, q me recebem, todos os dias quando chego a casa! Um privilégio!

  2. Pequeno grande jogador. É um símbolo dos “camisolas esquisitas”…
    Fez uma época de sonho em 98/99 (ano do vosso penta, num plantel em que também faziam parte P. Emanuel, Timofte, Mário Silva), renovando contrato na semana da visita do FCP ao Bessa, num momento muito tenso entre os dois clubes, precisamente devido ao vosso alegado interesse no jogador. É um dos três jogadores campeões por dois clubes da invicta.

    Acerca da foto e enquanto adversário, posso dizer que o Kostadinov arrepiava…

    Cumps

Deixar uma resposta