Baías e Baronis – Arouca 0 vs 5 FC Porto

20141025  - FC AROUCA - FC PORTO

Acho que ninguém esperava um jogo tão fácil como este. É certo que o Arouca não é o Bilbao, que Bruno Amaro não é titular do Zenit ou do Shakhtar e que o David Simão, no alto da sua arrogância nojenta que dá vontade de cuspir em cima, não tem o talento de um Pirlo cego e paralítico. Mas esperava ao mesmo tempo mais do Arouca e menos do FC Porto. Foi uma vitória tornada fácil pela eficácia do nosso ataque, que andava tão fugida nos últimos jogos. Quintero no centro, Brahimi e Tello nas alas mas especialmente Jackson na frente estiveram muito bem e tornaram simples algo que às vezes parece tão complicado. E um cincazero é sempre giro e traz memórias engraçadas, como devem compreender. Vamos às notas:

(+) Jackson. Trabalha como poucos pontas-de-lança vi a trabalharem em todos os plantéis do FC Porto, mantendo as características de um ponta-de-lança que trabalha fundamentalmente na área. Houve Pena, Derlei, Lisandro, entre outros, mas nenhum deles era um Jardel, um Falcao. Jackson, em dias bons, combina as qualidades dos dois tipos de avançado: a mobilidade e progressão em drible dos jogadores que não são tão vocacionados para jogarem na área; o oportunismo e a capacidade de desmarcação que dão nome a um matador. Somemos a isto uma excelente capacidade para reter a bola em zonas mais recuadas enquanto aguarda pela subida dos companheiros…e vendemo-lo no final da época por 35 milhões a qualquer clube. Mesmo com 29 anos.

(+) Quintero. Dez. Dez. E talvez Dez. É esta a posição que Juanfer Quintero deveria sempre ocupar em campo quando estivesse ao serviço do FC Porto. Na selecçao colombiana podem pô-lo a jogar como defesa direito, durmo bem na mesma, mas colocá-lo na linha para flectir na diagonal interior não é a mesma coisa que vê-lo a levantar a cabecinha e a projectar as trajectórias que podem levar a um golo que parece fácil. Vai falhar muitos mais passes, inventar até levar o povo ao desespero. Mas uma vez, de vez em quando…pode dar a vitória à equipa com um singelo toque na bola. A continuar.

(+) Casemiro, finalmente. Um bom jogo de Casemiro, que até incluiu um golo e tudo, de cabeça depois de um canto. E para quem achar que estou a tentar incluir o maior número de conceitos claramente falsos sobre o FC Porto 2014/2015, asseguro-vos que tudo aquilo aconteceu ontem em Arouca. Ao fim de vários jogos com produção claramente negativa, finalmente o brasileiro mostrou-se estável no meio-campo, a tapar bem a dupla de orcs que compõem a zona central da equipa adversária, com Bruno Amaro e David Simão ambos a caírem perante a superioridade evidente de Casemiro e até de Herrera (meu Deus, os eixos inverteram-se!). Bom jogo, espero que continue.

(+) O gesto de Aboubakar para Quaresma depois do golo. Acabou de marcar o primeiro golo ao serviço do clube no campeonato. Celebra rapidamente e faz o quê logo a seguir? Vai cumprimentar Quaresma e acena para o público congratular o Ricardo pela assistência, como que dizendo: “sem ele este golo não entrava!”. Esperto, o nosso Vincent, heim?

(-) Os contínuos erros defensivos. Como se atravessassem um campo de minas de tacões altos. Como se estivessem a pescar num lago gelado no início de Junho. Como se tentassem atravessar uma linha de combóio sem guarda de linha enquanto vendados e com os pés atados. Assim foram os primeiros quinze, vinte minutos da equipa. Como se acabassem de saltar de um avião sem confirmar se o pára-quedas não tinha buracada. Tivemos sorte que o Arouca estava em dia não, porque aqueles momentos de passes mal guiados, recepções duvidosas, sobre-complicadices na defesa e pontapés para a frente directos aos pés de um adversário…continuamos com grandes problemas na saída da bola da defesa e o meio-campo pareceu melhor mas ainda sem conseguir uma produção consistente. A eficácia no ataque ajudou a mascarar as contínuas dificuldades na construção de jogo e a excessiva dependência em jogadores como Brahimi e Tello para impôr velocidade. Só quando o adversário está desgastado e desposicionado é que conseguimos fazer com que Danilo e Alex Sandro subam em apoio ao ataque e se até agora tem corrido razoavelmente bem e de uma forma produtiva…o jogo torna-se aborrecido e pouco agradável de seguir. Futebol bonito…ainda vai demorar a ser regular. Por agora, só a espaços.


Continuamos a evoluir. Devagarinho, sem pressões, é o que precisamos para criar uma estrutura que nos permita lutar pelo zénite (o outro) até Maio. Com alguma sorte, com mais alguns cincazeros destes.

19 comentários

  1. Vi este jogo enquanto morfava um grelhado misto… ou seja não vi com grande atenção.

    Aparentemente na defesa continua a mesma merda, só que a equipa contrária era o Arouca… grande baroni para a defesa. Vi os mesmos passes falhados em frente à baliza.

    Baia: MVP Quintero (… não tenho fetiches com o gajo, mas bate qualquer um dos nossos extremos aos pontos :D ).
    Jackson: pelo trabalho que continua a fazer. Vi o gajo a cortar a bola ao lado do danilo… penso eu de que.

    Fico contente pelo Tello e pelo Brahimi lerem o teu blogue. Finalmente perceberam a posição deles e passaram a bola para o nosso atacante rematar. Curiosamente dois golos “semelhantes” em que nos outros jogos ou tentavam fintar ou chutavam mal e porcamente. Fantástico. Temos de continuar a dar dicas para ver se aquilo fica uma máquina infalível. Maicon e companhia, taindes a ler também ?

  2. Está tudo na ressaca: tornou-se um jogo fácil num jogo fácil, e ninguém acredita!
    Adiante…
    Concordo com os Baías, apenas o Baía ao Aboubakar daria pela forma como ele combate como vai buscar a bola, como foi buscar a tabela com o Quaresma, e como marcou o golo. (Aposta como qualquer Nani atirava aquela de encontro ao guarda-redes?)
    Depois, era bom um Baroni para o Alex Sandro… é um jogador em contracorrente com o resto da equipe; não tem pulmão, não sabe se há-de levar a bola, se há-de fazer mais uma finta, de repente está no meio do terreno completamente fora da sua posição… O Alex Sandro está na versão Kelvin: a viver do que fez uma vez na vida já lá vão um par de anos…

  3. Jorge
    Parece que o figura,nao gostou de ser chamado de floptegui .
    Depois de este jogo,sigo sem entender o porque de se jogar em 4 3 3 ,em vez de 4 2 2 1 1 ou 4 1 3 1 1 ou 4 2 1 3 ou em 4 4 2 sem maicon,e treinarem Brahimi a jogar no meio ou nas costas de Jackson.
    In te Fui me

    1. Nao quero estar a ser arrogante, honestamente, o futebol e uma ciencia de opinioes antes de tudo o mais. Mas o Brahimi a treinar a jogar nas costas do Jacksonpara que?!!! A serio, para que??? Temos Quintero, Oliver, etc etc, para que meter o Brahimi a treinar nas costas do Jackson???? E depois as formacoes 41311, 4213 ja me parece um bocado deambulacoes elasticas de uma mesma formacao, nao? 4-3-3, 4-4-2. Qualquer dia temos o 41 1/2 3, o 31111111. Com todo o respeito, NAO!

        1. E esqueci me do 4 2 3 1 ,e so jogando assim se Volta a ser Porto,ate la nao passa de uma estirpe(clone) com t shirt com as mesmas cores

          1. Quanto Quintero e Oliver,nessa estrutura deveriam jogar no meio campo,teriam 3criativos em jogo,Quintero teria de ocupar mais o espaco defensivo,e ainda podias treinar Quaresma para ai jogar ,para fazer rotatividade,e a is to chama se processo de evolucao tactico,ja aqui escrevi Oliver lento na execucao,so for pressionado bem tem dificuldade em se libertar
            in te Fui me

    1. na Liga…foi o primeiro na Liga…das duas uma: ou não leste nas entrelinhas ou eu enganei-me! e eu NUNCA me engano!!! NUNCA, OUVISTE?! ;)

  4. Caro Jorge,

    Acho injusto diminuir a preponderância Arouquense.

    Eles entraram bem e fulgurantes, durante 15-20 min deixaram-nos um pouco à deriva

    E tiveram bons momentos durante a segunda parte, em que o Fabiano fez excelentes defesas.

    Nós estivemos, no entanto, mais solidários e assertivos, e estamos a começar a entender-nos melhor ofensivamente.

    Fomos superiores mas o Arouca jogou da mesma forma que contra o benfas.

    Abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

        1. infelizmente não, fui corrido como todos os outros. estou na tribuna durante um ano, para aproveitar o “bónus” de conseguir ao mesmo preço que teria lá em cima…para o ano, lá andarei na demanda do lugar perfeito :)

  5. Não podemos sair das trevas e atingir o céu assim tão rapidamente. Fizemos um bom jogo, é verdade, mas as asneiras viram-se na mesma. Até aqui, era cada tiro cada melro, bastava um dos nossos meter o pé na poça e levávamos logo um golo. Os maus passes continuam, eu vi o jogo num stream da ESPN espanhola (julgo eu) e o relatador até fez piadas com a sucessão de maus passes do Alex Sandro, uns 3 ou 4 passes errados consecutivos!!! Irra!!
    A eficácia na finalização também ajuda, no dia em que entrarmos em campo em jogos importantes e conseguirmos marcar nos primeiros minutos como têm conseguido os nossos rivais da 2ª circular sem saber ler nem escrever (no jogo de ontem – o Benfica, e no jogo de alvalade em que o Sporting nos fa um golo no 1º minuto de jogo) poderemos porventura assistir a grandes exibições do nosso Porto.
    Só espero que Julen Lopetegui não continue a inventar, basta que não o faça, a categoria dos nossos miúdos sobresairá naturalmente!
    Abraço a todos os Jorges e demais portistas do site!! :)))

  6. Quase que podia ser um Tello? Na minha opinião, temos aí um jogador que ainda nos vai dar muitas alegrias, tenha ele oportunidades na equipa A. Mas como fala a língua de Camões, não irá ter essa chance muito facilmente…

    1. não vou por aí. já vejo o Ricardo a jogar há três anos e sempre me pareceu um gajo descomplicado. falta-lhe alguma tarimba de primeira Liga e de deixar de ser alvo de experiências como lateral.

  7. Concordo. No entanto, na minha opinião, é vítima da falta de oportunidades. Vi o jogo do Porto B no domingo, e destacou-se largamente dos demais de forma muito clara. No jogo de Portugal contra a Holanda em sub 21, também fez um jogo enorme. Sinceramente, a tarimba de 1ª liga, só se alcança se tiver oportunidades, e principalmente se lhe derem confiança. Espero que não venha a ser mais um dos muitos miúdos que passam pelo nosso clube e que são vítimas de jogadas de empresários. A ver vamos!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.