Nova cara

Arranquei com esta brincadeira em Maio de 2009. Com um template engraçadito que na altura descobri enquando passeava pelos meandros de sites gratuitos, enquanto tentava aproveitar o talento de outros para complementar a minha falta dele. Na altura, tinha um aspecto semelhante a este:

Em Julho de 2010, o Porta19 foi radicalmente modificado do seu formato original para um novo e reformulado aspecto visual. Foi na altura uma grande mudança, ainda nos tempos da plataforma da Blogger, que deu vida e exposição aos meus devaneios durante mais de dois anos. Gostei, ajustava-se bem ao que queria e a forte componente azul inundava os leitores com as cores do nosso coração, que guiam a alma da nossa sempre firme convicção que o FC Porto é o melhor clube do Mundo e arredores, como a Ana faz questão de proclamar no FCP para sempre, aquele humilde blog que presta um serviço ímpar todos os dias ao fornecer artigos directamente das bancas virtuais de um jornal que todos gostamos de ler. E foi assim que a alteração deu origem ao que o meu caro amigo, sim, você que agora lê estas linhas, se habituou a encarar de cada vez que digitava o endereço na barra do seu browser e vinha cá parar por acaso ou com bastante propósito. Tinha, como se lembra, este aspecto:

Deu muito trabalho adaptar este bébé ao mundo moderno, com ideias que não paravam de chegar e conteúdos que, felizmente, continuavam a fluir da demência da minha cabecinha. Tanto trabalho que à medida que continuava a crescer e a tornar-se de tal maneira impossível de manter num domínio “emprestado”, que tomei a decisão de avançar para o domínio próprio e em Fevereiro de 2011 nasceu o Porta19.com. Adeus, Blogger, olá WordPress.

Nos últimos tempos, quando olhava para a face daquele que criei (a metáfora é chão que continua a dar uvas, acreditem), não gostava do que via. Muita confusão, demasiada informação espalhada, excessivo ênfase no acessório e pouco no cerne do blog, naquilo que me faz dia após (alternado) dia sentar-me em frente ao computador e devastar as semi-apagadas teclas com a vontade de atirar cá para fora o que as sinapses vão disparando cá dentro.

Assim sendo, aqui têm a nova versão do Porta19. Mais simples, mais limpa…no fundo, menos. Menos entulho, menos lixo visual. Para lá do que podem ver neste momento houve poucas alterações. O logotipo é novo, simples, minimalista, honesto. A agenda foi “descolada” do template do Google Calendar que continua a ser a base (e o meu agradecimento à malta do Reflexão Portista que tem o trabalho de o actualizar a um ritmo quase diário) mas com um aspecto diferente. No topo, em vez da imagem estática da Porta do Dragão que dá o nome ao estaminé, terão uma imagem também estática com alguma relação ao nosso passado, mas que será sempre diferente quando cá aparecerem. As rubricas “Hoje nasceu” e “Neste dia”, com aniversários e jogos disputados na mesma data mas em anos anteriores, essas continuam e estão um pouco mais abaixo do lado direito. As ligações à restante bluegosfera estão ali também, no sítio do costume. No fundo da página, as ligações ao feed RSSFacebook e Twitter mantém-se alinhadas com o resto do design.

No fundo, a imagem que coloquei no topo deste post diz tudo. Pode não ser perfeito e o mais provável é que muita gente que gostava da disposição anterior não vai alinhar à partida com este novo alinhamento. Mas vão ver que se habituam. Primeiro estranha-se, depois entranha-se, yadda yadda.

Comentários aceitam-se, agradecem-se e encorajam-se. Como sempre.

36 comentários

  1. Primeira impressão…too white…
    Mas deve ser mesmo só do primeiro impacto:=)

    Gosto do pormenor da imagem lá de cima ir variando, é bem porreiro!
    O quadradinho com o porta19 podia ser algo melhor, acho que merecia mais, mas é só o meu bitaite.

    De resto, dá sempre uma imagem mais lavadinha, mais finesse.

    um fundinho assim mais para um azulinho, ao de leve, ou na caixa de texto…ou na barra lateral..podia ser engraçado

    Tu que sabes!

    Cumps

    thebluefactoryofdreams.blogspot.pt

    1. quis que ficasse minimalista e o branco é vital. o novo logotipo segue o mesmo princípio, é uma decisão pessoal, acredito que muita gente não goste…mas vai ficar, feio ou não :)

      de qualquer forma obrigado pela honestidade nos comentários, é disso que preciso!

      abraço,
      Jorge

  2. Jorge,
    Tenho acompanhado todas as etapas do Porta19, desta forma que arranjaste para engrandecer o nosso clube e vou continuar a acompanhar, não digo religiosa mas diariamente a tua dedicação.

    Não costumo comentar porque felizmente há muita gente que percebe mais do nosso clube do que eu e por isso só te tenho a dar os parabéns e desejar que continues com o mesmo empenho e humor (ah pois é) com que nos brindas dia sim dia não…

    Abraço de um seguidor de longa data, situado ao sul do Tejo…

  3. “Keep it simple, stupid!”

    Onde é que eu já li isto?

    Parabéns. Está a excelência do minimalismo, e acima de tudo, muito legível, e nada cansativo.

    Boa escolha de cores, e um lay out muito atractivo.

    Alex F.

  4. Difícil é fazer simples. Não está ao alcance de todos, mas o Porta19 sabe como lé chegar.

    Parabéns.

    Dragão, Sempre!

    1. nem sempre, caro amigo, nem sempre se consegue ser simples, infelizmente. a mente às vezes já é rebuscada que chegue, ao menos que o design seja limpo :)

      abraço,
      Jorge

  5. Boas,

    parece-me muito bem, quanto mais minimalista melhor por mim.

    Só um comentário. Não achas que era melhor ter o botão do “twitter” e do “facebook” no final do post? Por duas razões simples, uma são feios que se farta e distraem do post em si. A outra é que, apesar de eu por norma gostar do que escreves não vou partilhar antes de ler o post e assim quando chegar ao fim do post estão lá os botões pra partilhar ;)

    Já agora, será que agora tens um Windows Phone 7/7.5? (Geek alert) O novo logo, que gosto muito por sinal, parece inspirado nos “live tiles” :)

    Ab

    PS – O servidor volta e meia está a dar erros de ligação à base de dados.

  6. Boas Jorge,

    Gosto da cara lavada, nao gosto do novo banner. Na minha opiniao ficava melhor com a foto da porta 19 em background. Just my 2 cents :)

    abraco,
    Joao

  7. Não será de espantar se disser que, o que me trás cá todos os dias, é a qualidade da prosa, a forma como falas do nosso Porto. Como tal, acho que até se o site fosse em vermelho, vinha na mesma.

    Contudo, gosto muito da nova “cara” do Porta19. Gosto da simplicidade das linhas e uma nova suavidade que o site tem. Parabéns e continua a escrever como só tu sabes ;)

    Cumprimentos Portistas da Caparica! Viva o Porto e viva o “Porta”!

  8. Grande Jorge, está excelente – também gosto da simplicidade.

    E continua este blog, já totalmente de referência no universo portista. Eu já não passo sem ele!

    abraços, João

    1. obrigado, João! e devo dizer que hoje estive em reunião com amigos, todos eles a ler o teu livro. gostaram imenso, está claro :)

      um abraço,
      Jorge

      PS: I Encontro da Bluegosfera. Seria uma honra poder contar com a tua presença!

  9. Boas

    Está bem arranjadinho

    só uma sugestão: Antes os links da bluegosfera eram ordenados pelo último post dos seus autores. Agora aparecem por ordem alfabética. Será que é possível manter como estava?

    Make it work :)

    Abraços

  10. Gosto muito mais deste novo arranjo do que do novo equipamento principal. Mas como isso podia significar que não gostava, esclareço que me parece muito bem.

    Em relação ao cabeçalho, devo dizer que, apesar de gostar da ideia da aleatoriedade das imagens, me parece pouco criteriosa a escolha… Já fiz uns quantos F5 só para ver as que vão passando e só há duas de que gostei mesmo: a camisola a dizer «A vencer desde 1893» e duas imagens do estádio. As dos jogadores… enfim… Não são propriamente os Baronis, os Quintanas e os Kraljs desta vida, mas…

    Hip hip, que o que interessa é o que vem para a frente.

    1. acredito que nem todas as imagens sejam representativas da nossa ilustre história, mas foi o que consegui arranjar até este dia. não quer dizer que não sejam adicionadas/removidas algumas imagens num futuro próximo, até conto com a vossa ajuda para filtrar os Baías dos Baronis ;)

      abraço e obrigado pela honestidade,
      Jorge

  11. sinceramente acho branco demais ja me doi a vista e ainda nao li nenhum ouve la mister…
    mas se puser isto assim mais po cinzento nao ficara mal e ja deve dar para ler mais que 4 linhas sem apetecer mandar a cabeça a parede.

  12. Acho que devias manter a tua foto da porta 19 no canto superior esquerdo… dá uma identidade única ao site.
    Quanto ao resto, ainda não vi a fundo, mas agrada-me… apesar de perceber que por vezes parece demasiado despido (devido ao branco). Talvez alguma cor no background, dos lados a envolver a zona central de texto… não sei..

    1. o objectivo foi mesmo esse: despir o site. estava farto de cores, paineis, lixo a mais. focus on the words.
      concordo que a foto da Porta19 era icónico, mas este logo é uma espécie de estilização da foto. continua a ser a imagem no Twitter e no Facebook, though!

      agradeço a honestidade. não esperava menos de ti :)

  13. Caro Jorge,

    Está excelente. Very very clean.
    Lê-se muito bem e o foco fica de facto nos textos, que continuam a ser um gosto de ler.

    Apenas um reparo, que vai de encontro a outros comentários.
    Acho que a imagem do Porta19 já era um ícone. Uma pena que se perca.
    Devia manter-se num canto lá em cima.

    Mas acho o novo símbolo do 19 muito bom e muito coerente com o aspecto geral do site.

    Um das (muitas) coisas que gostava de ter no Basel84 era um símbolo. A minha falta de criatividade impediu-me de me lançar a criar um.

    Um abraço e muitos parabéns pela mudança.
    PeLiFe
    BASEL84

    1. pois, já vi que a malta gostava mesmo da foto da “Porta”, mas continuará vivo nas encarnações do site no Twitter e Facebook :)

      quanto à criação de um logo…homem, não custa nada, é só pensares na forma como queres passar a imagem do site. este que criei é simples, directo, minimalista. como a nova imagem, portanto. acho que fica bem :)

      obrigado pela honestidade, abraço,
      Jorge

  14. Tá porreiro…pá!
    Na agenda gostaria de ver logo a competição a que se refere o jogo e qual a transmissão, em vez que estar a fazer mais um click…

Deixar uma resposta